O preparador físico do Atlético, Carlinhos Neves, acredita que a pausa no calendário em razão da disputa da Copa das Confederações será benéfica para o elenco atleticano.
“O momento que o Atlético está passando é um momento de desgaste dos atletas. Muitas vezes, utiliza-se erradamente a expressão cansaço, que é quando o atleta não tem condição de jogo. Então, o que existe é um desgaste muito grande dos atletas. Desde a decisão do Estadual, não conseguimos treinar a equipe, apenas temos aproveitado os dias para recuperar os jogadores.
“Depois da decisão, viajamos no dia seguinte para São Paulo, depois para a Cidade do México, depois para Tijuana, os jogadores se desgastaram muito naquele jogo para conseguir o resultado de empate. De lá, a maior parte do grupo foi direto para Curitiba onde, sem treinamento algum, jogamos contra o Coritiba. Regressamos para Belo Horizonte, fizemos o jogo da classificação em um nível muito alto de entrega física e mental e, em seguida, uma segunda partida do Brasileiro também sem atividades técnica, tática ou de ordem física”, disse o preparador físico.
“Quando você trabalha dessa forma, os jogadores vão gastando o combustível que tem e, em determinado momento, mesmo com toda a nossa estrutura, o jogador está sempre com a recuperação incompleta. Então, é isso que vem acontecendo. A gente espera que, depois dessas três rodadas pelo campeonato nacional, com uma semana de folga e duas de preparação já com a parte mental totalmente voltada para a semifinal da Libertadores, a equipe retorne àquela forma que foi tão falada até duas semanas atrás”, acrescentou Carlinhos Neves.