Clubes voltam a se enfrentar em encontro inédito pela Copa Libertadores
Pelas oitavas de final da Copa Conmebol Libertadores, o Atlético irá enfrentar o San Lorenzo. A partida de ida será nesta terça-feira, 13 de agosto, na Argentina. Há 55 anos, em 17 de agosto de 1969, o Galo enfrentou a equipe argentina pela primeira vez.
Foi uma vitória de 2 a 1 no Mineirão, com gols marcados por Oldair (ambos de pênalti). O Atlético, que tinha um time bastante forte e seria campeão mineiro do ano seguinte, derrotava um dos melhores times da história do Ciclón, que era o inédito campeão invicto da Argentina.
Naquelas semanas, um empresário chamado Jorge Boloquer promoveu uma série de amistosos de times argentinos em Minas Gerais. Além do San Lorenzo, o Galo encarou o Racing de Avellaneda e o Vélez Sarsfield. O time alvinegro era treinado por Yustrich, e tinha Dadá Maravilha como o artilheiro.
O San Lorenzo tinha um time que ficou conhecido como “Os Matadores”, por ter vencido o Campeonato Argentino Metropolitano (times de Buenos Aires) com 12 vitórias e 8 empates. O destaque era o atacante Roberto Fischer, que faria o gol de honra no Mineirão (também de pênalti). Fischer faria boa passagem pelo Botafogo.
A escalação do Galo: Mussula, Humberto Monteiro, Grapete, Normandes e Vantur; Oldair Barchi (Vanderlei Paiva) e Amauri Horta; Ronaldo (Vaguinho), Dario, Lacy (Beto) e Tião (Caldeira).
Após aquela partida diante do San Lorenzo, o Galo venceria o América Mineiro (2×0) e a Seleção Brasileira de Pelé e companhia (2×1), que seria campeã mundial em 1970. O Clube só voltaria a enfrentar um time argentino em 1978, quando encarou Boca Juniors e River Plate no triangular semifinal da Libertadores.
Ao longo da história, Galo e San Lorenzo iriam se enfrentar na Copa Mercosul de 2000, e na Copa Sul-Americana de 2018. Portanto, agora pela primeira vez, o mais tradicional Clube de Minas Gerais mede forças com a equipe de Almagro.
Foto: uma das formações do Galo em 1969
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico