Épica. Esta é a palavra que melhor define a conquista da Copa do Brasil de 2014 pelo Atlético, título que completa um ano nesta quinta-feira (26/11).
A taça foi erguida após duas vitórias sobre o Cruzeiro nos dois jogos da final, depois de uma trajetória de classificações históricas e heroicas.
No primeiro jogo da decisão, disputado na Arena Independência, o Galo venceu por 2 a 0, gols de Luan e Dátolo, dando um grande passo para conquistar o título.
Na segunda partida, no Mineirão, o Atlético foi novamente muito superior e, com gol de Diego Tardelli, venceu por 1 a 0 para levantar o troféu.
O caminho alvinegro até a final da Copa do Brasil foi repleto de emoções.
Nas oitavas de final, foram duas vitórias sobre o Palmeiras: 1 x 0, em São Paulo, gol de Luan, e 2 a 0, na Arena Independência, em Belo Horizonte, gols de Jemerson e Luan.
Nas quartas de final, o Atlético eliminou o Corinthians com goleada por 4 a 1, no Mineirão, depois de ter perdido o jogo de ida por 2 a 0. Os gols foram de gols de Guilherme (2), Luan e Edcarlos. Foi uma classificação marcante, assim como a que estava por vir.
A situação da fase anterior se repetiu na semifinal, exatamente com os mesmos placares, mas diante do Flamengo. Precisando reverter o placar de 2 a 0 feito pelo time carioca no jogo de ida, no Maracanã, o Atlético goleou por 4 a 1, no Mineirão, gols de Carlos, Maicosuel, Dátolo e Luan.
Assim, o Galo escreveu mais uma página vitoriosa em sua história, com o capitão Leonardo Silva erguendo a taça no Mineirão.
O atacante Diego Tardelli foi eleito o melhor jogador da final e Victor o melhor goleiro da competição.
Bastidores do titulo
CONFIRA AS FICHAS TÉCNICAS DOS DOIS JOGOS DA FINAL:
CRUZEIRO 0 x 1 ATLÉTICO
Motivo: Copa do Brasil – Final – 2º jogo
Data: 26/11/2014
Horário: 22:00
Estádio: Mineirão
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Asp. Fifa/SP)
Gol: Diego Tardelli (47’)
Público pagante: 39.786
Renda: R$ 7.855.510,00
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP)
Cartões amarelos: Luan, Rafael Carioca, Maicosuel, Leonardo Silva, Dátolo (Atlético); Egídio (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Leandro Donizete (Atlético)
Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca (Pierre) e Dátolo; Luan (Maicosuel), Diego Tardelli (Eduardo) e Carlos.Técnico: Levir Culpi.
Cruzeiro
Fábio; Ceará (Júlio Baptista), Bruno Rodrigo, Léo e Egídio; Nilton, Henrique (Willian Farias), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian (Dagoberto) e Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira.
ATLÉTICO 2 x 0 CRUZEIRO
Motivo: Copa do Brasil – Final (Jogo de ida)
Data: 12/11/2014
Estádio: Arena Independência
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gols: Luan (8’), Dátolo (58′)
Público pagante: 18.578
Renda: R$4.741.300,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Rodrigo F. Henrique Correa (ESP-1/RJ)
Cartões amarelos: Josué (Atlético); Samúdio (Cruzeiro)
Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Leandro Donizete e Dátolo; Luan (Marion), Diego Tardelli e Carlos. Técnico: Levir Culpi.
Cruzeiro
Fábio; Mike, Léo, Bruno Rodrigo e Samúdio; Lucas Silva (Nilton), Henrique, Ricardo Goulart (Dagoberto) e Everton Ribeiro (Júlio Batista); Willian e Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira.