Atleticano, colabore com o cadastro de doadores de medula óssea do Hemominas.
Os interessados em se candidatar para a doação de medula óssea podem fazer o cadastro na unidade da Hemominas mais próxima de sua casa. Cada unidade tem um horário diferente para o cadastro.
Informe-se: http://www.hemominas.mg.gov.br/doe.
O candidato pode preencher previamente o Formulário de Identificação e o Termo de Consentimento, que serão conferidos no momento da coleta da amostra sanguínea. (Levar documento de identidade, com foto).
Para integrar o cadastro de doadores de medula óssea, a pessoa deve ter entre 18 e 54 anos.
No ato do cadastramento, será colhida uma amostra de sangue para a realização do exame HLA, que irá traçar as características genéticas do candidato. As informações ficam em um cadastro nacional, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome.
Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome pesquisam a compatibilidade entre os registros. Encontrado um doador compatível, ele faz outros exames e, se o perfil coincidir com o do paciente, o voluntário ainda terá oportunidade de confirmar seu desejo de fazer a doação.
A coleta da medula óssea é feita em hospitais credenciados, com retirada de 10% do volume total e, em 15 dias, ela já estará recomposta.
Todo paciente que aguarda a compatibilidade para o transplante de medula óssea recebe muitas transfusões de sangue. Seja também um doador de sangue. As condições para doar são diferentes da doação de medula óssea.
Informe-se: http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao/doacao-de-sangue/condicoes-para-doar.