Foi da maneira que o técnico Levir Culpi previa, com muita emoção, mas o Atlético está de volta à Libertadores. Na noite deste sábado, com grande festa da torcida, o Galo garantiu vaga na competição continental ao vencer o Botafogo por 1 a 0, na Arena Independência, pela rodada final do Brasileirão.
O gol da vitória foi marcado por Cazares, aos 17 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Emerson pela direita.
Com o resultado positivo, o Atlético encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro em 6º lugar, com 59 pontos. GALERIA DE FOTOS DO JOGO Fotos: Bruno Cantini / Atlético O JOGO
O Galo foi ao ataque na enfiada de bola de Cazares para Chará, na grande área pela esquerda, e o zagueiro interceptou o passe do equatoriano, cedendo escanteio. Cazares fez a cobrança na segunda trave, Luan e Leonardo Silva escoraram de cabeça e a finalização de Ricardo Oliveira parou em Yuri, que salvou quase em cima da linha. Na sequência do lance, Luan também tentou concluir de cabeça e Yuri salvou novamente o time carioca. Por fim, Elias pegou a sobra de bola e tentou o gol, mas a bola pegou em Luan e saiu pela linha de fundo.
Cazares cobrou escanteio pela direita e Ricardo Oliveira cabeceou por cima do gol. O Atlético abriu o placar aos 17 minutos, quando Emerson recebeu passe de Luan pela direita e cruzou rasteiro para o arremate de primeira de Cazares: Galo 1 x 0.
Adilson quase marcou um bonito gol aos 26 minutos. No lance, ele desviou cobrança de falta de Cazares pela esquerda e a bola saiu com perigo, à esquerda do gol.
Em novo ataque atleticano, aos 30 minutos, Chará cruzou pela esquerda e Ricardo Oliveira cabeceou para fora. Em seguida, aos 34, o camisa 9 cobrou falta e exigiu boa defesa de Gatito.
Já nos acréscimos, o goleiro botafoguense defendeu chute de fora da área de Luan. Aos 48, Chará tabelou com Luan, recebeu ótima devolução na grande área e finalizou para fora. A MASSA JOGA JUNTO! (GALERIA DE FOTOS DA TORCIDA ATLETICANA
SEGUNDO TEMPO
O técnico Levir Culpi manteve a equipe para a etapa final. Logo com um minuto, Cazares foi à linha de fundo pela esquerda e tentou passe para Luan, mas o zagueiro carioca interceptou a jogada.
Em seguida, Maidana fez desarme providencial em contra-ataque do time visitante. Cazares cobrou falta pela direita e a bola atravessou a pequena área.
O Atlético voltou a levar perigo no cruzamento de Emerson, pela direita, e a defesa botafoguense conseguiu fazer o corte. Aos dez minutos, Leonardo Silva deixou o campo contundido para a entrada de Gabriel.
Cazares tentou tabela com Luan na grande área pela direita e o zagueiro conseguiu evitar a finalização do camisa 10. Aos 13 minutos, Luan recebeu ótimo passe de Chará na grande área e errou a conclusão. Três minutos depois, Emerson fez boa jogada pela direita e cruzou para mais um desarme da defesa visitante.
O Botafogo ameaçou em cabeceio de Pimpão e a bola saiu à direita do gol. Aos 28, Elias foi substituído por Zé Welison. Cinco minutos depois, Terans entrou no lugar de Ricardo Oliveira.
Com o resultado parcial de vitória do Atlético-PR sobre o Flamengo, no Rio, o jogo no Horto ficou dramático. Nos acréscimos, Kieza levou perigo em cabeceio, mas a bola saiu à direita do gol, para o alívio da Massa Atleticana. FICHA TÉCNICA ATLÉTICO 1 x 0 BOTAFOGO
Motivo: Campeonato Brasileiro (38ª rodada) Data: 2/12/2018 Hora: 17h Estádio: Arena Independência Cidade: Belo Horizonte (MG) Gol: Cazares (17’/1ºT) Público: 22.365
Renda: R$313.452,00 Árbitro: Bráulio da Silva Machado (AB-SC) Assistentes: Kleber Lúcio Gil (FIFA-SC) e Neuza Inês Back (FIFA SC) Quarto Árbitro: Johnny Barros de Oliveira (AB-SC) Assistentes Adicionais: Edson da Silva (CD-SC) e Evandro Tiago Bender (CD-SC) Cartões amarelos: Leonardo Silva, Elias, Emerson, Victor (Atlético); Matheus Fernandes, Yuri, Rodrigo Pimpão (Botafogo) Atlético
Victor; Emerson, Leonardo Silva (Gabriel), Gabriel, Fábio Santos, Adilson, Elias (Zé Welison), Luan, Cazares, Chará e Ricardo Oliveira (Terans). Técnico: Levir Culpi. Botafogo
Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello, Moisés, Gustavo Bochecha (João Paulo), Matheus Fernandes, Marcos Vinícius (Leandrinho), Yuri (Ezequiel), Kieza e Rodrigo Pimpão. Técnico: Zé Ricardo.