Crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos serão atendidas em Belo Horizonte
O Instituto Galo e a Associação Querubins lançam no próximo domingo (19), às 10h, o terceiro núcleo do projeto Escola do Futuro, na Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte. Ao todo, 100 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos e suas famílias, em situação de risco e vulnerabilidade social das localidades da Vila Acaba Mundo e Aglomerado Santa Lúcia, serão atendidos.
A Associação Querubins irá executar o projeto em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, no âmbito da Subsecretaria de Assistência Social, utilizando toda a metodologia desenvolvida pelo Instituto Galo e já implantada nos núcleos da Escola do Futuro do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, e de Rio Acima.
Nestes dois núcleos do Escola do Futuro, o Instituto Galo já atende 200 meninos e meninas e a expectativa é encerrar 2023 com seis núcleos em atividade e 540 crianças e adolescentes.
A presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho, destaca o fato de o Escola do Futuro utilizar o esporte, atividade-fim do Atlético, para promover a formação de novas gerações. O objetivo não é formar atletas. “O foco do Escola do Futuro é formar cidadãos aptos a realizar seus sonhos e cumprir seus deveres consigo mesmo, com os outros e com a sociedade”, afirma.
Associação Querubins
A Associação Querubins é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida de desenvolver e difundir a educação por meio da arte, da cultura e do esporte. Suas atividades atendem crianças e jovens da Vila Acaba Mundo, Morro do Papagaio e de outras comunidades, buscando contribuir para sua formação humana e cidadã e preservá-las do risco de marginalização.
As atividades são ofertadas de forma inteiramente gratuita, sendo a instituição custeada por meio de convênios e projetos de incentivo, nos âmbitos municipal, estadual e federal, Fundos de apoio à infância e adolescência, editais diversos e doações espontâneas.
O Instituto Galo
O Instituto Galo foi lançado oficialmente em junho de 2021 para desenvolver e executar as ações de responsabilidade social e ambiental do Atlético. As ações se dão em parcerias com instituições e pessoas físicas interessadas nestas causas. “Não há nenhum aporte financeiro do Clube”, ressalta Maria Alice Coelho. O modelo é pioneiro no futebol nacional.
A atuação do Instituto é baseada em quatro pilares: ações solidárias; campanhas de conscientização; o projeto Galo em Ação, que consiste em visitas do mascote do Clube, o Galo Doido, a hospitais e escolas públicas de Minas Gerais; e projetos sociais, como o Escola do Futuro e Projeto Musical.
LANÇAMENTO ESCOLA DO FUTURO
QUANDO: 19/03/2023, às 10h
ONDE: Rua Correias, n° 700, bairro Sion