Representando o Brasil e reafirmando a sua condição de referência mundial em trabalho de base, o Atlético alcançou mais uma grande conquista internacional na categoria juvenil ao se sagrar tetracampeão do Torneio Future Champions, na África do Sul. Foto: Quinton Fortune / Future Champions
Representando o Brasil e reafirmando a sua condição de referência mundial em trabalho de base, o Atlético alcançou mais uma grande conquista internacional na categoria juvenil ao se sagrar tetracampeão do Torneio Future Champions, na África do Sul.
A competição é chancelada pela Fifa.
Na manhã deste sábado, em Joanesburgo, o Atlético venceu a decisão contra o Nacional, do Uruguai, por 2 a 1, com dois gols do atacante Carlos, que foi o artilheiro do torneio, com seis gols.
Nas quatro edições que disputou do Future Champions, o Atlético não perdeu nenhuma partida. A nova conquista coroa o grande trabalho que vem sendo realizado por essa geração vitoriosa, comandada pelo técnico Diogo Giacomini. Os resultados dos últimos dois anos são bastante expressivos.
Foram cinco títulos conquistados: o tetracampeonato do Future Champions, edições de 2010 e 2011 em Belo Horizonte, e edições de 2011 e 2012 na África do Sul, além do Campeonato Mineiro de 2011. Nas temporadas de 2011 e 2012, em 60 jogos oficias disputados, foram 43 vitórias, 14 empates e apenas 3 derrotas, 139 gols a favor apenas 36 contra.
O Galinho foi campeão invicto mais uma vez. Na semifinal, derrotou o K-Stars, da Zâmbia, e o time uruguaio passou pelo PSV Eindhoven, da Holanda.
O técnico Diogo Giacomini escalou a equipe com Rodolfo; Igor, Gabriel, Rodrigo e Dener; Marcelo, Yago, Rodrigo Mucuri e Anderson; Carlos e Zé Alberto.
Retorno – A delegação alvinegra desembarca no Aeroporto de Confins na noite deste domingo, trazendo mais uma taça internacional para a galeria de troféus do Atlético.
Confira a campanha do campeão:
1ª fase
Atlético 4 x 0 Mohloli School (África do Sul)
Atlético 2 x 2 Bidvest Wits (África do Sul)
Atlético 2 x 1 Aspire Academy (Catar)
Semifinal
Atlético 2 x 0 K-Stars (Zãmbia)
Final
Atlético 2 x 1 Nacional (Uruguai)
Campeões
Goleiros: Rodolfo e Paulo César.
Laterais: Igor (LD), Kennedy (LD), Dener (LE) e Udson (LE).
Zagueiros: Gabriel, Rodrigão e Andrey.
Volantes: Marcelo, Yago, Paulo Henrique e Fábio.
Meias: Rodrigo Mucuri e Anderson.
Atacantes: Carlos, Zé Alberto e Matheus Nolasco.
Técnico: Diogo Giacomini
Trajetória – Em 2010, o Atlético derrotou o Cruzeiro na final para conquistar o seu primeiro título da competição e durante o torneio venceu times como Barcelona, da Espanha, e Boca Juniors, da Argentina.
Em abril de 2011, o Galinho chegou ao bicampeonato vencendo o Rubin Kazan, da Rússia, na decisão do Future Champions Gauteng, na África do Sul.
Já em dezembro de 2011, o Alvinegro voltou a vencer o Cruzeiro para conquistar o tricampeonato, depois de passar por equipes como Juventus, da Itália, e Colo-Colo, do Chile.
Tradição – O Juvenil do Galo também é tetracampeão do Torneio de Gradisca – Troféu Nereo Rocco, disputado na Itália, tendo vencido esta competição nos anos de 2004, 2006, 2007 e 2008.