Ida das quartas de final da Copa do Brasil na Arena MRV
Atlético x Cruzeiro – 27 de agosto (quarta-feira) – 19h30
Fique de olho!
Escala de arbitragem:
Árbitro do quadro de Santa Catarina, Ramon Abatti Abel irá apitar o sétimo jogo na Arena MRV (recordista do quesito). Na história do clássico Galo x Cruzeiro, o juiz de 35 anos esteve presente em duas ocasiões, ambas na Arena MRV.
📊 Dados e fatos – Atlético x Cruzeiro
O Atlético é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro e sul-americano na atualidade. Nos últimos 14 anos, conquistou 16 títulos oficiais: dois internacionais (Libertadores de 2013 e Recopa Sul-Americana de 2014), quatro nacionais (Copa do Brasil de 2014 e 2021, Brasileiro de 2021 e Supercopa do Brasil de 2022), além de 10 taças do Campeonato Mineiro.
O Galo venceu a Copa do Brasil em 2014 e em 2021, tendo sido finalista ainda em 2016 e 2024. Na história da competição, o Clube soma 36 participações de 37 possíveis (só não jogou em 1993). É o recordista no quesito, ao lado do Vitória-BA.
O clássico Atlético x Cruzeiro acontecerá pela terceira vez na Copa do Brasil. O Galo foi campeão em 2014 ao derrotar o rival nas duas partidas decisivas. Em confrontos mata-mata em competições a nível nacional ou internacional, o Galo enfrentou o Cruzeiro em cinco oportunidades, sendo o vencedor de quatro delas.
Na Copa do Brasil de 2025, o Atlético eliminou o Tocantinópolis (fora) e o Manaus (casa) nas duas primeiras fases disputadas em jogos únicos. Na terceira etapa, enfrentou o Maringá, com empate de 2 a 2 na ida, fora de casa, e goleada por 4 a 0 na Arena MRV. Já nas oitavas de final, o Alvinegro eliminou o Flamengo após disputa por pênaltis.
Quem passar de Atlético x Cruzeiro na Copa do Brasil irá enfrentar o vencedor de Athletico-PR e Corinthians. Do outro lado do chaveamento até a decisão, estão os confrontos Bahia x Fluminense, Vasco x Botafogo. O Galo é, portanto, além do Fluminense, o único Clube vivo em três competições nesse segundo semestre de 2025.
Caso entre em campo, o zagueiro Junior Alonso atingirá a marca de 205 jogos pelo Atlético, tornando-se o estrangeiro que mais vezes defendeu o Galo, empatado com o equatoriano Cazares. Na próxima vez que for acionado, o lateral Guilherme Arana irá completar 250 partidas pelo Galo. Após a saída de Igor Rabello, Arana se tornou o jogador mais antigo do atual elenco alvinegro.
O atacante Hulk é o maior artilheiro do clássico Atlético x Cruzeiro no século XXI, com nove gols, mesmo número de Diego Tardelli (2009-2020). O rival estadual é a maior vítima dos 130 gols do camisa 7 pelo Galo. Na Copa do Brasil, Hulk tem 13 gols, três a menos que o maior artilheiro do Clube no torneio: Guilherme Alves, com 16 gols.
A Arena MRV completa dois anos desde o primeiro jogo oficial, disputado em 27 de agosto de 2023, quando o Galo venceu o Santos por 2 a 0 no Brasileirão. O retrospecto do Atlético em sua casa: 53 jogos, 32 vitórias, 11 empates e 10 derrotas – 67,3% de aproveitamento.
O Atlético anunciou, na segunda-feira passada, a 15ª contratação de 2025. O zagueiro Ruan Tressoldi assina contrato de empréstimo. Ele, entretanto, não pode ser utilizado na Copa do Brasil.
Atlético na temporada 2025
🗺️🇧🇷🔺Por competições:
𝑷𝒆𝒍𝒐 𝑮𝒂𝒍𝒐, 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝒑𝒓𝒆𝒕𝒐 𝒆 𝒃𝒓𝒂𝒏𝒄𝒐: é dia de lutarmos juntos, Massa! 🏴🏳️ pic.twitter.com/3PHzfbL5gB
— Atlético (@Atletico) August 27, 2025
Galo na Copa do Brasil
Na história da competição, o Galo soma 36 participações de 37 possíveis (só não jogou em 1993). É o recordista no quesito, ao lado do Vitória. Ao todo, são 200 jogos, com 103 vitórias, 43 empates e 54 derrotas. Marcou 382 gols e sofreu 222.
O Atlético já chegou a quatro finais da competição: 2014, 2016, 2021 e 2024. É bicampeão do certame, tendo derrotado o Cruzeiro (2014) e o Athletico-PR (2021). Foi superado pelo Grêmio (2016) e pelo Flamengo (2024). Atlético x Cruzeiro aconteceu na final de 2014 – vitórias do Galo por 2 a 0 no Independência (Luan e Dátolo) e 1 a 0 no Mineirão (Tardelli), e nas quartas de final de 2019, quando o rival venceu por 3 a 0 no Mineirão, e o Atlético esteve próximo de uma “remontada” ao ganhar de 2 a 0 no Horto.
Na Copa do Brasil de 2025, o Atlético derrotou o Tocantinópolis por 2 a 0 na primeira fase (visitante), o Manaus por 4 a 1 na segunda fase (mandante). Essas duas primeiras fases da Copa do Brasil são disputadas em jogo único, sem a presença do VAR. Já na terceira fase, houve empate de 2 a 2 com o Maringá fora de casa, e goleada de 4 a 0 na Arena MRV.
A equipe se classificou para as quartas de final após eliminar o Flamengo nos pênaltis – vitória de 1 a 0 no Maracanã, derrota de 1 a 0 na Arena MRV. A contagem de cartões amarelos na Copa do Brasil zera após a segunda fase. O Galo só tem um jogador pendurado – o zagueiro Lyanco.
🇧🇷Desempenho do Clube na competição:
💰Premiação da Copa do Brasil:
⚽Os artilheiros do Galo na Copa do Brasil
Jogadores com mais partidas na Copa do Brasil
🏟️A Massa na Arena MRV
Atlético x Cruzeiro ocorre no dia do aniversário de dois anos do primeiro jogo oficial da Arena MRV. Desde então, quase 1,7 milhão de público total na Casa do Galo, com 53 partidas do time masculino profissional do Clube.
A Massa prepara uma linda festa nesse primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Por conta do horário do jogo, o Clube recomenda que a sua torcida chegue cedo ao estádio! Por um acordo entre Atlético e Cruzeiro, os clássicos de 2024 e 2025 serão disputados com torcidas apenas do time mandante.
Veja as instruções de Thiago Scap:
GaloCast #12 com Dátolo!
Vestir a camisa do Atlético é como dar um beijo na sua mãe, um abraço no seu pai. É inexplicável”
O GaloCast chega com mais um episódio que vai fazer a Massa viajar no tempo e relembrar grandes conquistas. O convidado do 12º episódio foi o argentino Jesús Dátolo, ex-meio-campista do Atlético campeão da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil em 2014, além do Campeonato Mineiro de 2015.
Confira o episódio completo na Galotv H2bet:
👀De olho no adversário
O Cruzeiro está em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, tendo vencido o Internacional no Mineirão na última rodada. Na Copa do Brasil, a equipe eliminou o Vila Nova-GO e o CRB-AL nas duas fases anteriores. O Cruzeiro entrou direto na terceira fase da Copa do Brasil por conta da sua colocação na Série A de 2024 (sétimo lugar), considerando que o Botafogo foi campeão do Brasileiro e da Libertadores na mesma temporada.
O técnico Leonardo Jardim não poderá utilizar Fagner, Janderson e João Marcelo, todos no departamento médico. Há dúvidas sobre a participação de Marquinhos e o recém-contratado Luis Sinisterra.
🏋️Trabalho da semana
Após o jogo diante do São Paulo no domingo, os jogadores se reapresentaram na Cidade do Galo na manhã de segunda-feira. Houve mais um trabalho em campo na terça-feira, sob comando do técnico Cuca. Não há desfalques por conta de cartões amarelos ou vermelhos.
O atacante Dudu, que cumpriu suspensão integral do STJD no Campeonato Brasileiro, está apto a reforçar o Atlético em todos os jogos da sequência da temporada.
Na noite de terça-feira, com os jogadores concentrados no CT, a Massa compareceu na porta da Cidade do Galo para fazer uma festa e dar aquele apoio na véspera do clássico.
DM do Galo – o atacante Bernard (cirurgia odontológica), o zagueiro Lyanco (coxa esquerda), o lateral Saravia (perna direita), o meio-campista Patrick (coluna), e os atacantes Cadu (joelho direito) e Caio Maia (joelho direito) seguem em tratamento.
⬆️⬇️Movimentos de mercado
Quem chegou (16): Gabriel Menino, Patrick, Natanael, Júnior Santos, Tomás Cuello, Rony, Caio, Ivan Román, João Marcelo, Vitor Hugo, Dudu, Isaac (volta de empréstimo), Biel, Alexsander, Reinier e Ruan Tressoldi.
Quem subiu (3): Robert Alves, Caio Maia e Iseppe.
Quem saiu (20): Eduardo Vargas, Alan Kardec, Mariano, Paulinho, Matheus Mendes, Maurício Lemos, Matías Zaracho, Rodrigo Battaglia, Robert, Paulo Vitor, Bruno Fuchs, Otávio, Alisson, Vitinho, Luiz Filipe, Deyverson, Brahian Palacios, Rubens, Rômulo e Igor Rabello.
Cuca no Galo
Alexi Stival é o técnico mais vencedor da história do Atlético, tendo conquistado quatro vezes o Campeonato Mineiro, além de ter sido campeão da Copa Libertadores 2013, Campeonato Brasileiro 2021 e Copa do Brasil 2021.
Cuca soma 291 jogos pelo Atlético, com 157 vitórias, 68 empates e 66 derrotas. É o quarto na lista de mais partidas no comando da equipe profissional e o primeiro em termos de Libertadores (28) e Copa Sul-Americana (12), e o segundo na Copa do Brasil (22).
Além do título de 2021 da Copa do Brasil pelo Galo, Cuca ainda tem três presenças em semifinais do torneio, duas com o Botafogo e uma no Goiás. O retrospecto geral do treinador na competição de mata-mata é de 76 jogos, 40 vitórias, 16 empates e 20 derrotas.
Números do técnico pelo Galo:
Títulos:
Desempenho do Cuca pelo Galo por temporada:
Técnicos com mais jogos pelo Galo:
📰Histórico de Atlético x Cruzeiro em mata-mata
Atlético e Cruzeiro já se encontraram nas seguintes competições de mata-mata a nível nacional e internacional: Campeonato Brasileiro de 1986 e 1999, Copa Ouro de 1993, e na Copa do Brasil de 2014 e 2019. O Galo eliminou o rival em quatro das cinco ocasiões.
No Brasileiro de 1986, o Atlético venceu a disputa das quartas de final por conta da vantagem da melhor campanha, pois os dois clássicos terminaram empatados (0 a 0 e 1 a 1). Curiosamente, o adversário das oitavas foi o Flamengo. Na semifinal, a equipe alvinegra seria superada pelo Guarani, que acabaria vice-campeão nacional diante do São Paulo.
Na Copa Ouro de 1993, o Galo eliminou o Cruzeiro nos pênaltis após empate no tempo normal da partida única do Mineirão. Aquele torneio reuniu os campeões da Libertadores (São Paulo), Supercopa Libertadores (Cruzeiro), Copa Master da Supercopa (Boca Juniors) e Copa Conmebol (Atlético). Na final, o Boca venceu o Galo.
Já no Brasileirão de 1999, o Atlético pegou a penúltima vaga das quartas de final (sétimo lugar) e encarou logo de cara o Cruzeiro, que foi o vice-líder da fase de classificação. No primeiro clássico, triunfo de 4 a 2. Na segunda partida, nova vitória de 3 a 2, com direito a gol de peito de Guilherme e a vaga para a semifinal diante do Vitória!
Depois, aconteceram os encontros pela Copa do Brasil de 2014 (Galo campeão) e de 2019 (Galo eliminado). Ainda houve um clássico pela Copa Centro-Oeste de 1999, no qual o Cruzeiro passou para a final. O mesmo jogo também foi utilizado para definir o simbólico título de “Copa dos Campeões Mineiros”.
Estatísticas gerais do Atlético
Artilheiros do Galo em 2025:
Garçons do Galo em 2025:
👏Mais participações diretas em gol em 2025:
Mais jogos em 2025:
Artilheiros do Galo no século XXI:
Mais de 100 jogos pelo Galo (atual elenco):
Estrangeiros com mais jogos pelo Galo:
🏟️Estatísticas do Galo na Arena MRV
Inaugurações
Desempenho total do Galo:
Artilharia da Arena MRV (geral)
Quem mais jogou na Arena MRV
Participação dos treinadores:
Público na Arena MRV:
Público na Arena MRV – 2025:
Média de público por competição:
Receitas na Arena MRV
*Não considera os jogo diante do Athletico-PR pelo Brasileiro de 2024, e Caracas na Copa Sul-Americana 2025, ambos disputados com portões fechados