Em evento realizado na manhã desta quarta-feira, na Prefeitura de Belo Horizonte, a organização do Torneio Internacional Future Champions promoveu o lançamento da edição de 2011. A competição será realizada pela segunda vez consecutiva na capital mineira, entre os dias 12 e 18 de dezembro.
Para reafirmar a sua condição de referência mundial em trabalho de base, o Atlético vai em busca do bicampeonato. No ano passado, o Galinho conquistou o torneio vencendo o Cruzeiro na final e derrotando, durante o certame, times como o Barcelona, Éverton e Universidad do Chile.
O Atlético também é o atual campeão do Torneio Future Champions Gauteng, disputado em março deste ano, em Joanesburgo, na África do Sul.
Gerente geral das categorias de base do Atlético, André Figueiredo comenta da expectativa para a disputa deste ano. “É uma competição internacional muito importante, que é muito divulgada e conta com grandes equipes do futebol mundial. Isso nos permite medir forças com escolas diferentes, fazendo com que os jogadores tenham contato com outras culturas, tanto dentro quanto fora de campo. A expectativa é muito boa e estamos trabalhando firme para realizar um ótimo torneio. Vamos fazer de tudo para defender o título e conquistar o bicampeonato”, declarou André Figueiredo.
O café da manhã de confraternização contou com a presença do Prefeito de Belo Horizonte e também Executivo Municipal da Copa de 2014, Márcio Lacerda, que destacou a importância da realização do torneio na capital mineira.
“O Future Champions envolve, em escala menor, todas as ações e procedimentos de uma Copa do Mundo, como a recepção de visitantes, a mobilização de voluntários e a utilização da infraestrutura da cidade. Portanto, assim como no ano passado, vamos fazer o nosso melhor para que o torneio seja um sucesso”, destacou o prefeito.
Diretor da GSI, empresa britânica que promove o torneio, Ray Whelan também revela sua expectativa. “Faremos uma grande competição em Belo Horizonte. As principais equipes do planeta estarão reunidas em busca do título. As futuras grandes estrelas do futebol mundial irão desfilar pelos campos da capital mineira. Será um verdadeiro sucesso”, disse Ray.
O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, destacou a importância do Future champions para Minas Gerais:
“A realização do Future Champions em Minas é motivo de muito orgulho. O campeonato incentiva as iniciações esportivas, fundamentais para a formação saudável de crianças e adolescentes. Além disso, por meio da categoria de base, potencializa o futebol mineiro, um patrimônio do nosso Estado”, afirmou Sérgio Barroso.
O Torneio
Promovido pela GSI Sports, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, e chancelado pela Fifa e pela CBF, o Future Champions é um torneio anual que acompanha a Copa do Mundo e é disputado por jogadores de até 17 anos, durante quatro anos, no país que sediará o próximo mundial.
Realizada desde 2009, a competição deste ano será disputada entre os dias 12 e 18 de dezembro. Os jogos, todos com entrada gratuita, acontecerão no Estádio Baleião e no campus da UNI-BH. As partidas serão transmitidas pelo canal Sportv.
A competição contará com 12 equipes e 11 delas já estão confirmadas. Além do Atlético, atual campeão, irão participar os seguintes clubes: Corinthians, Flamengo, Manchester United (Inglaterra), Juventus (Itália), Orlando Pirates (África do Sul), Vissel Kobe (Japão), Colo-Colo (Chile), Boca Juniors (Argentina), Tijuana (México) e Nacional (Uruguai).
O sorteio do chaveamento será realizado no dia 29 deste mês, no Rio de Janeiro, durante a feira Soccerex. Os 12 clubes serão divididos em 4 grupos. As equipes jogarão contra os adversários de sua chave e contra um adversário de outro grupo, a ser definido por sorteio. O campeão de cada chave avança para as semifinais.