Durante o jogo entre Atlético e Coritiba, jogadores chamam a atenção da torcida para a valorização desses profissionais
Para celebrar o Dia do Professor (comemorado em 15 de outubro), 22 professores entrarão em campo com o Galo, neste domingo (8/10), na Arena MRV, antes do confronto entre Atlético e Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. Os profissionais da Educação irão receber – dos jogadores e da torcida – o reconhecimento e o agradecimento pelo que fazem todos os dias nas salas de aula do país: apoiar o desenvolvimento de milhares de pessoas. A ação, que faz parte da campanha ‘Professores são Craques’, é promovida pelo Instituto iungo, Atlético e Instituto Galo, em parceria com a MRV, Instituto MRV e Arena MRV, e visa promover a valorização dos professores. Para esse momento especial, o time atleticano usará um uniforme comemorativo, com um patch alusivo à campanha.
Hulk e Everson homenageiam professoras da infância
Entre o time de peso que entrará junto aos jogadores estarão as professoras do atacante Hulk, Cláudia Freire Barbosa, e do goleiro Everson, Ana Rita Cardoso da Silva, que viajarão de Campina Grande (PB) e Pindamonhangaba (SP), respectivamente, para o evento na Arena MRV.
A professora Cláudia ressalta a responsabilidade do trabalho e aquilo que acredita ser essencial para um docente. De acordo com ela, ser professor é ter a responsabilidade de exercer a profissão com maestria, saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. “Ensinamos e aprendemos. Ser professor é apostar na esperança e viver lutando para que nossos direitos sejam cumpridos. Amo ser professora!”, afirma.
Já para Ana Rita, dar aulas é uma vocação e uma paixão. “Eu amo ser professora. É legal demais ter a oportunidade de representar os colegas de profissão. Vai ser muito bom poder parabenizar a todos eles – especialmente aos meus dois filhos, que também são professores”, diz.
Everson aproveita a iniciativa para agradecer a todos os professores por sua dedicação. “É uma profissão importante, que precisa ser mais valorizada. Obrigado por fazerem parte do meu aprendizado”, destaca o goleiro. Já o ídolo Hulk se diz muito feliz por ter tido professores que foram fundamentais em sua vida. “Eles me fizeram crescer como ser humano”, afirma o atacante do Galo.
Além das professoras dos jogadores, educadores mineiros que participaram dos cursos de formação continuada realizados pelo Instituto iungo vão receber, em campo, a homenagem em nome de todos os professores brasileiros.
Paulo Andrade, presidente do iungo, vê no futebol uma oportunidade de mobilização da sociedade pela valorização dos professores. Segundo ele, a transformação da educação passa pelo trabalho fundamental realizado pelos professores, e é essencial que eles sejam reconhecidos e valorizados. “O futebol tem um grande poder de mobilização, e unir essas duas potências é uma forma de dar à educação, também, um status de paixão nacional, que ela deveria ter sempre, e ao professor esse lugar de ídolo da sociedade”, ressalta.
A presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho, pontua que valorizar os professores é valorizar o futuro. “São eles que formam as nossas crianças, uma das tarefas mais nobres que existem. Valorizando o professor, estamos contribuindo para um futuro melhor”.
Campanha além dos campos
Além da homenagem em pleno jogo do Campeonato Brasileiro, uma série de outras ações da campanha buscam levar a todo o Brasil a mobilização pela valorização docente.
A campanha teve início oficial no dia 2/10, nas redes sociais do Instituto iungo, Clube Atlético Mineiro, Arena MRV, Instituto Galo e demais organizações parceiras. Serão publicados vídeos de jogadores, treinadores, jornalistas, artistas e público em geral contando sobre professores que marcaram sua trajetória.
Na sede do Instituto iungo, em Belo Horizonte (MG), será pintado um grande mural pelas artistas plásticas Musa e Krol, integrantes do coletivo Minas de Minas, em homenagem aos docentes. O Instituto tem parceria técnica com redes de ensino de todo o Brasil e recebe lideranças públicas de várias localidades, além de professores que participam de formações em sua sede.
Todos podem participar!
Para participar dessa homenagem aos professores de todo o Brasil, o iungo convida a todos para visitar as redes sociais do Instituto, que terão ações durante todo o mês de outubro. “Todos podem marcar seus professores, compartilhar com eles e com a gente como essa profissão é fundamental para nosso desenvolvimento. Basta usar a hashtag #professorécraque”, explica Andrade.