O Atlético apoia a campanha Setembro Dourado, lançada pela Fundação Sara Albuquerque Costa e outras instituições mineiras com o objetivo de marcar o mês da luta contra o câncer infantil e ressaltar a importância do cuidado aos pequenos pacientes.
Além da Fundação Sara, que acolhe crianças e adolescentes durante o tratamento em Belo Horizonte e Montes Claros, também fazem parte da mobilização o Hospital das Clínicas da UFMG, a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape), a Convívio Curvelo e o Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer representa a primeira causa de morte (por doença) entre crianças e adolescentes no país. São detectados cerca de 9 mil casos por ano no Brasil. Nas crianças, as células cancerígenas malignas são geralmente mais agressivas e se desenvolvem rapidamente, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante para maior eficácia do tratamento.
Esses números poderiam ser muito menores. Estima-se que, se diagnosticados precocemente e aliados a quimioterapia, a doença tem chances de cura que chegam até a 80% dos casos. É importante também que os profissionais da saúde estejam preparados, uma vez que alguns sintomas como infecções, febre recorrente e hematomas são comuns e podem ser facilmente confundidos com quadros normais de uma criança.
Com base nesses dados, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), em conjunto com a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), convoca a sociedade para a importância de discussões, palestras e estudos sobre o câncer infanto-juvenil. Nacionalmente, setembro é instituído como o mês que busca sensibilizar a todos quanto a importância do diagnóstico precoce, principais sintomas da doença e o cuidado durante o tratamento, a fim de proporcionar qualidade de vida para as crianças e adolescentes.
O Setembro Dourado tem também o objetivo de capacitar profissionais da saúde através de cursos para maior eficácia no reconhecimento da doença, além de propor o monitoramento dos índices de diagnósticos precoces nos hospitais de referência.
Para mais informações sobre a campanha Setembro Dourado, entrar em contato com Thais Zanforlin Lavarini, representante de comunicação da Fundação Sara Albuquerque Costa/ BH, nos seguintes telefones:
(31) 9532-7183/ (31) 8778-3147