Escudo Atlético CAM
Versus
IDV Escudo Independiente del Valle
Sudamericana
28/10 às 21:30 Arena MRV
Veja como foi
  • Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético
ACREDITA!

Atlético chega à nona decisão continental!

Mais uma final de torneios oficiais da Conmebol

28/10/2025 23:26
compartilhe

Com a classificação para a final da Copa Sudamericana 2025, o Atlético alcançou a sua nona decisão de torneios oficiais da Conmebol. Nas oito finais disputadas, o Galo conquistou quatro títulos e foi vice-campeão em outras quatro vezes. O Atlético é o quinto clube brasileiro com mais decisões disputadas em competições de nível sul-americano.

A primeira decisão foi em 1992, quando a equipe alvinegra venceu o Olimpia para conquistar a edição inaugural da Copa Conmebol, que reunia, à época, os vice, terceiro e quarto colocados do Brasileirão, além do vice-campeão da Copa do Brasil.

No jogo de ida, em Belo Horizonte, 2 a 0 para o Galo, com dois gols de Negrini. Na partida de volta, no acanhado estádio Manuel Ferreira, em Assunção, o time da casa venceu pela contagem mínima, resultado que garantiu o título para o Atlético.

Um ano depois, o Galo foi vice-campeão da também inédita Copa Ouro 1993, perdendo a decisão para o Boca Juniors, depois de eliminar o Cruzeiro da competição. Esse torneio foi disputado em três ocasiões, e reuniam os times campeões oficiais da Conmebol do ano anterior. Em 1993, por exemplo, São Paulo (Libertadores 1992), Galo (Conmebol 1992), Cruzeiro (Supercopa 1992) e Boca (Copa Master da Supercopa) foram as equipes do certame.

Em 1995, o Atlético foi vice-campeão da Copa Conmebol, perdendo o título para o Rosário Central. Vitória por 4 a 0 em casa e derrota pelo mesmo placar na Argentina, com revés nos pênaltis.

No ano seguinte, mais um vice-campeonato: Copa Master da Conmebol 1996, com derrota para o São Paulo na decisão. Esse torneio foi disputado apenas nessa edição, com a participação de todos os campeões da Copa Conmebol entre 1992 e 1995.

Em 1997, o Galo conquistou o bicampeonato da Copa Conmebol, com goleada por 4 a 1 sobre o Lanús, na Argentina, e empate por 1 a 1 no Mineirão, se consolidando como o principal clube da história desse torneio que foi um precursor da atual Copa Sudamericana.

No ano de 2013, a Glória Eterna: Galo campeão da Copa Libertadores, superando o Olimpia na final: derrota por 2 a 0 fora de casa e vitória pelo mesmo placar em BH. O título veio na disputa de pênaltis.

Na temporada seguinte, novamente diante do Lanús, o Atlético se sagrou campeão da Recopa Sudamericana 2014 com vitória por 1 a 0 na Argentina e por 4 a 3 no Mineirão, na prorrogação, após derrota por 3 a 2 no tempo normal.

Já em 2024, na decisão disputada em jogo único, no Monumental de Nuñez, em Buenos aires, o Atlético ficou com o vice-campeonato da Copa Libertadores, vencida pelo Botafogo.


Siga o Galo nas redes sociais: @atletico