O Atlético foi superior durante os 90 minutos, teve o apoio total da torcida, mas acabou deixando a Libertadores ao sofrer um gol irregular no final do jogo e empatar por 1 a 1 com o Atlético Nacional (COL), no jogo de volta das oitavas de final da competição. A partida foi disputada na noite desta quinta-feira, na Arena Independência, em Belo Horizonte. O gol alvinegro foi marcado por Fernandinho.
O Galo volta a campo no domingo para enfrentar o Goiás, na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
O Atlético chegou pela primeira vez na falta sofrida por Jô pelo lado esquerdo. Ronaldinho fez a cobrança e o goleiro Armani defendeu. Aos nove minutos, Emerson Conceição cruzou pela esquerda, a zaga fez o corte e Alex Silva pegou o rebote, chutando sobre o gol.
Aos 13 minutos, Ronaldinho cobrou escanteio fechado e a zaga colombiana afastou o perigo. Em novo ataque alvinegro, Jô fez grande jogada pela direita e cruzou para Tardelli acertar a trave. Na sequência do lance, Fernandinho acertou belo chute da entrada da área para incendiar ainda mais a Arena Independência: Galo 1 x 0.
Fernandinho tentou nova finalização três minutos depois e a bola explodiu no zagueiro. Em seguida, após cruzamento pela direita, Jô tentou desviar de letra, mas pegou apenas de raspão na bola.
O time colombiano ameaçou no chute de Valência, para fora. Aos 45, Jô ajeitou a bola com o peito e Pierre arriscou de longa distância, por cima do gol.
Segundo tempo
O Galo retornou do intervalo com a mesma formação. Na primeira oportunidade atleticana, Fernandinho sofreu falta e Ronaldinho cobrou para a defesa do goleiro Armani. No ataque seguinte, Tardelli avançou pela esquerda e foi desarmado quando tentava invadir a área.
Aos 13 minutos, Jô foi à linha de fundo pela direita e tentou encontrar Ronaldinho na grande área, mas o goleiro Armani saiu bem do gol para interceptar o cruzamento.
Aos 24 minutos, Jô recebeu bom passe de Tardelli pela esquerda e chutou cruzado para fora. Aos 27, Pierre e Diego Tardelli foram substituídos por Réver e Guilherme, respectivamente. No minuto seguinte, Victor fez excelente defesa na conclusão de Cárdenas.
Jô foi seguro pela camisa aos 33 minutos e o árbitro aplicou apenas cartão amarelo para o defensor colombiano Henríquez. Aos 34, Fernandinho deixou o campo para a entrada de Marion.
Aos 39 minutos, Ronaldinho chutou rasteiro da entrada da área para nova defesa de Armani. Aos 42 minutos, Duque, em posição irregular, marcou para a equipe colombiana.
ATLÉTICO 1 x 1 ATLÉTICO NACIONAL (COL)
Motivo: Copa Bridgestone Libertadores da América – Oitavas de final – Jogo de volta
Data: 01/05/2014
Estádio: Arena Independência
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gol: Fernandinho (20′), Duque (87′)
Público pagante:
Renda: R$
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa (ARG) e Ivan Nuñez (ARG)
Cartões amarelos: Victor (Atlético); Mejía, Bernal, Duque, Henríquez (Atlético Nacional)
Atlético
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Otamendi e Emerson Conceição; Pierre (Réver), Leandro Donizete, Ronaldinho e Diego Tardelli (Guilherme); Fernandinho (Marion) e Jô.Técnico: Levir Culpi.
Atlético Nacional (COL)
Franco Armani; Daniel Bocanegra, Peralta (Duque), Alexis Henriquez e Oscar Murillo; Alexander Mejía, Cardona, Faríd Diaz (Arías) e Sherman Cárdenas; Juan Valencia e Bernal (Nájera). Técnico: Juan Carlos Osorio.