Confira a ordem dos confrontos, dias, horários e transmissões
O Atlético estreia na Copa Sul-Americana no dia 1º de abril (é verdade!) contra o Cienciano, às 21h30, em Cusco, no Peru. A Conmebol definiu a tabela completa da fase de grupos da Sul-Americana. O Galo irá enfrentar, além da equipe peruana, o Deportes Iquique (Chile) e o Caracas (Venezuela).
Os jogos irão acontecer entre o início de abril e o fim de maio, sempre no meio da semana, com transmissões variando da ESPN /Disney + ou Paramount. A fase de grupos da Copa Sul-Americana irá acontecer já diante do início do Campeonato Brasileiro Série A.
O Galo é cabeça de chave da competição, sendo o time de melhor colocação no ranking da Conmebol entre todos os 32 participantes.
O primeiro jogo em casa acontece em 10 de abril (quinta), diante do time chileno. A Arena MRV está em reforma para a troca do gramado sintético, e o Clube trabalha para que ela já esteja apta a receber as partidas da Sul-Americana e do Brasileiro.
Ainda há um recurso judicial que tenta a liberação de torcida, uma vez que o clube foi punido pela Conmebol para atuar dois jogos em casa de portões fechados.
Tabela do Atlético na Sul-Americana:
1º de abril (terça)
Cienciano x Galo – 21h30
Local: Peru – Transmissão: ESPN / Disney+
10 de abril (quinta)
Galo x Deportes Iquique – 21h30
Local: Belo Horizonte – Transmissão: Paramount
23 de abril (quarta)
Caracas x Galo – 21h30
Local: Venezuela – Transmissão: Paramount
8 de maio (quinta)
Deportes Iquique x Galo – 19h
Local: Chile – Transmissão: ESPN / Disney+
15 de maio (quinta)
Galo x Caracas – 21h30
Local: BH – Transmissão: Paramount
29 de maio (quinta)
Galo x Cienciano – 21h30
Local: BH – Transmissão: ESPN / Disney+
Histórico – O Galo disputou a Copa Sul-Americana nos seguintes anos: 2003, 2004, 2008, 2009, 2010, 2011, 2018, 2019 e 2020. O retrospecto geral: 28 jogos, com 10 vitórias, 6 empates e 12 derrotas, foram 29 gols marcados e 34 gols sofridos. A melhor participação no torneio foi em 2019, quando terminou semifinalista da competição.
A Copa Sul-Americana, criada pela Conmebol em 2002, é a sucessora da extinta Copa Conmebol, na qual o Atlético é o maior vencedor, com os títulos de 1992 e 1997. O campeão da atual competição se classifica automaticamente para a fase de grupos da Copa Libertadores do ano seguinte, além de dar direito de jogar a Recopa Sul-Americana contra o vencedor da própria Libertadores.
Datas-base da Copa Sul-Americana 2025:
Conheça os adversários do Galo na Sul-Americana:
🇻🇪 Caracas
Perfil: Campeão nacional por 12 vezes, o Caracas é uma figura carimbada nas competições da Conmebol. No ano passado, caiu no grupo do Galo na Libertadores. O Atlético venceu as duas partidas, primeiro por 4 a 1, e, depois, por 4 a 0.
Atualmente, o Caracas está em sétimo lugar no Apertura do Campeonato Venezuelano de 2025, com oito jogos, três vitórias, três empates e duas derrotas. Para chegar à fase de grupos da Sul-Americana 2025, o Caracas venceu o La Guaira/VEN por 2 a 0.
🎙️Henrique Daimond – Logística do Galo:
“Capital do país, tem estrutura bacana. Cidade que o Atlético já esteve outras vezes. Tivemos experiências tranquilas nas últimas vezes que lá estivemos. Tem o aspecto da distância e do voo mais longo”.
🇵🇪 Cienciano
Perfil: Foi campeão peruano em três oportunidades, e ganhou a Copa Sul-Americana de 2003. O Cienciano é de Cusco, cidade com quase 3.500km de altitude. Seu estádio, o Inca Garcilaso de la Vega, é considerado o oitavo de maior altitude no futebol mundial.
Está em 12º lugar no Campeonato Peruano, com uma vitória, dois empates e duas derrotas. Chegou à fase de grupos da Sul-Americana ao vencer o Deportiva Tarma (PER) nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal.
A última vez que o Atlético jogou no Peru foi na Libertadores de 2023, contra o Alianza Lima. Em 1997, houve duelos contra o Universitario (PER) pela Copa Conmebol.
🎙️Henrique Daimond – Logística do Galo:
“Cidade turística, ponto de entrada para Machu Picchu, o que exige uma preparação antecipada em termos de reserva de hotel. É uma cidade de altitude, vamos ter que conversar com nosso departamento de performance, ver os aspectos nutricionais, de recuperação, de treino, o que iremos levar na bagagem, pois é expectativa de temperatura mais baixa, pela chegada do inverno e altitude”.
🇨🇱 Deportes Iquique
Perfil: Clube fundado em 1978, o Iquique vive uma fase ruim no Campeonato Chileno, com cinco derrotas em cinco rodadas, na 16ª colocação, ao contrário da temporada passada, quando foi o terceiro colocado, só atrás de La U e Colo-Colo. Já venceu por três vezes a Copa do Chile.
Chegou à fase de grupos da Copa Sul-Americana ao ser eliminado na Fase 3 da Copa Libertadores para o Alianza Lima (PER). A última vez que o Atlético esteve no Chile foi justamente na Sul-Americana de 2019, quando eliminou o Unión La Calera.
Henrique Daimond – Logística do Galo:
🎙️“La Calera foi logística complexa, tinha que sair de Santiago. Agora em Iquique, cidade litorânea, recebe turistas, e ponto de entrada para o deserto do Atacama. Estamos falando de quase quatro horas de voo, mas acredito em boa estrutura de atendimento à nossa delegação. Nunca estive lá, mas vamos nessa viagem precursora para fazer o diagnóstico”.
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico