O time júnior do Atlético desembarcou em Belo Horizonte nesta quarta-feira trazendo na bagagem o troféu de bicampeão do Torneio Internationaal Cor Groenewegen Toernooi (ICGT), na Holanda.
Na decisão, o Galinho derrotou o Cruz Azul, do México, nos pênaltis, por 8 a 7, após empate sem gols no tempo normal.
Com mais um título nos gramados da Europa, o Alvinegro reafirmou o ótimo trabalho de base desenvolvido e elevou ainda mais o nome do clube no cenário internacional.
O técnico Rogério Micale destacou a importância do título. “Foi muito difícil essa conquista, jogamos contra equipes muito bem montadas, de escolas diferentes e que nos trouxeram muitas dificuldades. Mas soubemos nos impor, estávamos muito bem preparados, acreditamos desde o momento que saímos daqui que poderíamos conquistar esse título. Felizmente, deu tudo certo e conseguimos mais essa vitória. A base do clube vem fazendo um ótimo trabalho, o juvenil já vem conquistando vários títulos, assim como o júnior. Estamos realizando um ótimo trabalho, que está sendo demonstrado não só com títulos, mas com jogadores também que vem servindo a equipe profissional. E agente considera isso muito importante”, disse o treinador.
“Nosso foco, agora, é na Taça BH, em agosto, onde vamos tentar nosso terceiro título em quatro anos. A expectativa é que a gente possa fazer de novo uma boa competição e brigar mais uma vez pelo título”, completou Micale.
O gerente geral das categorias de base, André Figueiredo, falou sobre o alto nível do torneio.
“Ano passado, ganhamos a final no tempo normal. Esse ano, teve a emoção da disputa por pênaltis, contra o Cruz Azul. Já tínhamos feito um amistoso contra eles antes da competição e sabíamos que seria um jogo muito difícil. Eles marcaram nosso time muito bem, mas jogamos melhor e tivemos perto da vitória durante toda a partida. Eles conseguiram levar para os pênaltis, onde conseguimos vencer. É uma experiência que podemos proporcionar aos nossos atletas, uma viagem internacional, jogar em um clima diferente, em campos diferentes, contra escolas diferentes de futebol. É uma oportunidade importante para que eles amadureçam mais rápido e tenham a possibilidade de jogar no time profissional mais preparados”, observou.
O goleiro Uilson, que foi eleito o melhor do torneio na posição e possui passagens pelas seleções de base, comentou a conquista.
“É uma sensação muito boa e importante poder representar bem o Atlético. Fico muito feliz de poder, junto com o grupo, ser campeão mais uma vez. Vamos dar continuidade no trabalho para que esse ano possam vir outras conquistas. Estou realizando um bom trabalho, tanto no Atlético quanto na Seleção Brasileira, e as conquistas estão acontecendo. Agora, é aproveitar o bom momento e manter essa sequência de vitórias”, disse o jovem arqueiro.