Líder isolado do Campeonato Brasileiro, Atlético venceu o Botafogo por 3 a 2, neste domingo, no Independência. Neto Berola marcou o gol da vitória nos minutos finais. (Foto: Bruno Cantini / Atlético)
Em partida emocionante e decidida apenas nos minutos finais, o Atlético venceu o Botafogo por 3 a 2, de virada, neste domingo, no Independência, e se manteve na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, agora com 42 pontos e um jogo a menos.
Os gols do Galo foram de Escudero, Jô e Neto Berola, com Andrezinho marcando duas vezes para a equipe carioca. Na próxima rodada, o adversário será o Cruzeiro, domingo, às 18h30.
Conquistada com mais uma grande atuação e diante de quase 20 mil pagantes, a vitória sobre o Botafogo foi a 13ª do Alvinegro no Brasileirão.
O jogo – O Atlético teve a sua primeira chance no chute de fora da área de Leandro Donizete, para fora.
Aos 13 minutos, Bernard recebeu belo passe de Ronaldinho e parou na boa defesa do goleiro Jeferson.
O arqueiro botafoguense faria nova intervenção nove minutos depois, na finalização de Escudero.
Em lance de contra-ataque, Júnior César recebeu passe de Bernard e concluiu para nova defesa de Jeferson.
Aos 36 minutos, Elkeson cruzou pela direita, Leonardo Silva tentou cortar e Andrezinho aproveitou a sobra para abrir o placar: Botafogo 1 x 0.
O Alvinegro não se abateu e conseguiu o empate ainda na primeira etapa. Aos 43 minutos, Ronaldinho fez ótimo lançamento para Jô, que dominou a bola no peito e tentou tocar na saída do goleiro. Após a defesa parcial de Jeferson, a bola sobrou para o argentino Escudero empatar a partida: 1 x 1.
Segundo tempo – Sem alterações, o Atlético voltou pressionando e logo criou duas boas oportunidades, no chute de fora da área de Escudero e no cabeceio de Jô, por cima do gol, completando cruzamento de Ronaldinho.
O ímpeto atleticano foi premiado aos oito minutos, quando Ronaldinho recebeu ótimo lançamento de Leonardo Silva na grande área e deu grande passe para o arremate certeiro de Jô: Galo 2 x 1.
Aos 29 minutos, Cuca promoveu o retorno de Neto Berola aos gramados após mais de cem dias afastado por contusão. O atacante entrou no lugar de Escudero.
Em seguida, Serginho, que fazia seu jogo de número 150 com a camisa alvinegra, deixou o campo para a entrada de Carlos César.
O Botafogo empatou a partida aos 33 minutos, em gol de pênalti marcado por Andrezinho: 2 x 2.
Mas o Atlético voltou a mostrar poder de reação e foi para cima em busca da vitória. Leandro Donizete arriscou de fora da área e a bola saiu rente ao travessão.
Aos 43, Neto Berola tabelou com Carlos César, recebeu belo passe de calcanhar e deu um toque de categoria por cima de Jeferson para levar a Massa à loucura: Galo 3 x 2 e Belo Horizonte em festa mais uma vez.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 3 x 2 BOTAFOGO
Motivo: Campeonato Brasileiro – 18ª rodada
Data: 19/8/2012
Estádio: Independência
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gols: Escudero (43’), Jô (53’), Andrezinho (35’) (78’), Neto Berola (88’)
Público pagante: 19.903
Renda: R$ 723.495,00
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Bruno Boschilia (Asp. Fifa-PR)
Cartões amarelos: Pierre, Escudero, Leonardo Silva (Atlético); Elkeson, Lodeiro (Botafogo)
Atlético
Victor; Serginho (Carlos César), Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Leandro Donizete, Escudero (Neto Berola) e Ronaldinho; Bernard (Rafael Marques) e Jô. Técnico: Cuca.
Botafogo
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Lima depois Brinner); Amaral, Jádson, Seedorf, Andrezinho, Lodeiro (Rafael Marques); Elkeson. Técnico: Osvaldo Oliveira.
Fotos: Bruno Cantini / Atlético