• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético
Cartão de visitas

Gabriel Milito supera marca de quase 90 anos no Galo

Técnico é campeão mineiro após disputar três jogos no Clube

9/4/2024 15:49
compartilhe
Pedro Souza/Galo
Pedro Souza/Galo

O primeiro título da carreira é inesquecível, ainda mais valendo uma marca no Galo que não era registrada há 88 anos. Gabriel Milito levantou a taça do pentacampeonato mineiro do Atlético, no último domingo, com apenas três jogos num trabalho que surge bastante promissor. Uma velocidade só comparada ao título estadual de 1936.

Milito estreou no clássico contra o Cruzeiro na ida da final, em 30 de março, empate de 2 a 2. Posteriormente, goleou o Caracas em 4 a 1 na Libertadores, fora de casa. Nova vitória, de 3 a 1, no Mineirão, para sacramentar a conquista estadual. O argentino se igualou ao ex-médio Ewando Becker, que foi o técnico campeão mineiro de 1936 também com três jogos pelo clube.

Becker fazia parte do elenco como jogador. O Estadual de 1936 terminou em desavenças de alguns clubes – Cruzeiro, América e Villa Nova – com a Federação Mineira da época. Na reta final, sobraram Galo, Siderúrgica e Retiro-MG. Ewando Becker substituiu o lendário ex-atacante Said (do Trio Maldito). Enfrentou o América do Rio, em amistoso, e depois fez os dois últimos jogos do Mineiro de 36: 1 a 1 contra o Siderúrgica, e 9 a 1 diante do Retiro, de Nova Lima.

Foi essa conquista que habilitou o Galo para competir no Campeonato Brasileiro de 1937. O primeiro campeão do Brasil teria no comando Floriano Corrêa, no lugar de Becker, que seguiu sendo um dos jogadores e pertence ao elenco que faz do Galo tri nacional.

Ao longo da história do Atlético, raros momentos de técnicos recém-chegados com troféu carimbado. Em 1957, Délio Neves foi campeão mineiro de 56 no quarto jogo no comando. Em 1979, Procópio Cardoso levantou o Mineiro de 78 (que seria o pontapé do hexa) no 6º jogo. O lendário treinador venceria a Conmebol 1992 após 11 jogos no cargo. Levir Culpi foi o campeão da Recopa Sul-Americana de 2014 na 12ª partida.

Foi o mesmo prazo para Jorge Sampaoli vencer o Campeonato Mineiro de 2020 (início do penta). E, mais recentemente, Turco Mohamed abocanhou a Supercopa do Brasil, em fevereiro de 2022, no 8º compromisso no banco de reservas do Galo.