Alvinegro leva o título da maior copa sub-15 do Brasil pela 1ª vez
Em partida disputada na manhã desta quinta-feira (13), no estádio de Pituaçu, em Salvador, o Galinho não tomou conhecimento do Flamengo e venceu o adversário por 3 a 0, sagrando-se CAMpeão da Copa 2 de Julho Sub-15, a maior copa da categoria no Brasil.
Disputada desde 2007, a competição tem extrema importância no cenário das categorias de base do futebol brasileiro. Grandes do futebol nacional já obtiveram esta conquista; Internacional, São Paulo e Palmeiras, além da Seleção Brasileira Sub-15, já levantaram o troféu. Na edição deste ano, estavam na disputa a Seleção Brasileira, Flamengo, Botafogo, Bahia, Palmeiras e Bolívar-BOL.
A campanha atleticana começou na Cidade Tricolor, CT do Bahia, onde os comandados do treinador Henrique Teixeira estrearam com vitória sobre os donos da casa, por 2 a 1. Ainda na 1ª fase, toda disputada no centro de treinamentos do tricolor, o Galo venceu os demais adversários do Grupo H (veja a tabela abaixo) e se classificou para a fase eliminatória com 100% de aproveitamento. Nas oitavas de final, goleada por 7 a 0 sobre a Seleção de Cachoeira-BA. Nas quartas, o reencontro com o Bahia, que após empate por 2 a 2, foi vencido pelo Galo nos pênaltis, por 8 a 7. A semifinal marcou o duelo de alvinegros diante do Botafogo, já no estádio de Pituaçu, que presenciou a classificação atleticana pós vitória por 2 a 0. Na decisão, o Galinho aplicou o bom futebol desempenhado em toda a competição e, ainda no 1º tempo, construiu o placar que levou a equipe ao título. O goleiro Samuel Trindade foi eleito o melhor jogador da final.
O treinador Henrique Teixeira falou sobre a conquista: “Fizemos uma grande competição, fomos crescendo durante os jogos e acredito que esse foi um ponto forte nosso aqui”, afirmou. “Esse título é consequência do trabalho desenvolvido no nosso dia a dia e mostra o quanto o Atlético está preparado para competir no cenário nacional.”
A delegação alvinegra chega a BH na tarde desta sexta-feira (14). A categoria terá férias dos dias 15 a 23 de julho, retornando às atividades no dia 24, de olho no duelo contra o Inter de São Gotardo, dia 12 de agosto, às9h, na Cidade do Galo, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro Sub-15.
Artilharia: João Teixeira (6 gols); Gutte (3 gols); Rafael, Mathias e Índio (2 gols); Xavier, Vitão, Pascini, Cauã Soares, Mosquito, Assef, Fábio e Gol contra (1 gol).
Tabela
02/07 – 1ª rodada – Bahia 1×2 Atlético – Gols de Gutte (2x)
03/07 – 2ª rodada – Atlético 2×0 São Luis-MA – Gols de Índio e João Teixeira
04/07 – 3ª rodada – Atlético 4×0 Seleção de Eunápolis-BA – Gols de Mathias, Cauã Soares e João Teixeira (2x)
05/07 – 4ª rodada – Folga
06/07 – 5ª rodada – Atlético 1×0 Estrela de Março-BA – Gol de Mosquito
08/07 – Oitavas de final – Atlético 7×0 Seleção de Cachoeira-BA – Gols de Rafael (2x), Gutte, João Teixeira, Mathias, Fábio e gol contra
09/07 – Quartas de final – Atlético 2×2 (p: 8×7) Bahia – Gols de Assef e Índio
11/07 – Semifinal – Atlético 2×0 Botafogo – Gols de Pascini e João Teixeira
13/07 – Final – Flamengo 0x3 Atlético – Gols de Xavier, João Teixeira e Vitão
Delegação campeã:
1- Samuel Trindade – GOL
12- Lucas Emanuel – GOL
3- Arthur – ZAG
13- Vitão – ZAG
4- Xavier – ZAG
14- Samuel Deus – ZAG
2- Bruninho – LD
6- Pascini – LE
16- Fábio – LE
8- Índio – MEI
15- Luiz Peu – MEI
5- Mathias – MEI
18- Sion – MEI
20- Rafael – MEI
7- Mosquito – MEI
10- Gutte – MEI
17- Tavares – ATA
11- Assef – ATA
19- Cauã Soares – ATA
9- João Teixeira – ATA
Fernando Silva – Supervisor
Dennys Dilettoso – Coordenador da Captação
Henrique Teixeira – Treinador
Tales Superbi – Treinador de goleiros
Breno Gabriel – Preparador físico
Gabriel Plazzi – Estagiário de medicina
Gustavo Braga – Fisioterapeuta
Lucca Arcanjo – Estagiário de análise de desempenho
Rodolfo Evangelista – Massagista
Gildázio Braga – Roupeiro