Atlético elimina o River Plate para ser finalista da Libertadores!
O Galo empatou em 0 a 0 o jogo decisivo contra o River Plate e está na final da Copa Conmebol Libertadores. Com o resultado na Argentina, o Atlético segue com invencibilidades diante de times da Argentina. São, agora, 15 jogos seguidos sem perder para essas equipes em jogos da Copa Libertadores.
Na história da competição, o Atlético nunca foi eliminado para clubes argentinos no mata-mata. São seis duelos, todos com classificação – Newell’s Old Boys (2013), Racing Club (2016), Boca Juniors e River Plate (2021), San Lorenzo e River Plate (2024).
Considerando qualquer competição, a invencibilidade foi ampliada para 11 jogos. A última vez que o Atlético perdeu para um adversário da Argentina foi na Sul-Americana de 2020, diante do Unión de Santa Fé, fora de casa. Em termos de Libertadores, a derrota mais “recente” foi contra o Newell’s Old Boys, na semifinal de 2013 (o Galo eliminaria o NOB e seria campeão).
Na atual edição da Libertadores, para ser finalista, o Atlético enfrentou Rosario Central na fase de grupos – duas vitórias – e o San Lorenzo nas oitavas (empate fora, vitória na Arena MRV). E, agora, volta a eliminar o River Plate, desta vez, na semifinal. Em 2021, o embate foi nas quartas, com 3 a 0 no Mineirão e vitória de 1 a 0 no Monumental.
Os clubes argentinos foram quem o Galo mais enfrentou na Copa Libertadores, entre as partidas com rivais estrangeiros. São 22 jogos, com 12 vitórias do Atlético, 6 empates e apenas 4 derrotas. Entre os clubes brasileiros, o Atlético se tornou o que mais vezes eliminou argentinos em mata-mata de Libertadores (seis duelos), empatado com Grêmio e São Paulo.
As invencibilidades do Galo:
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico