Campeão Brasileiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro, e Campeão Mineiro de futebol feminino, o Atlético foi o grande homenageado da premiação do Troféu Guará 2021, promovido pela Rádio Itatiaia.
Os troféus alusivos aos títulos nacionais foram entregues ao presidente do Galo, Sérgio Coelho, pelo conselheiro grande-benemérito Ricardo Guimarães, um dos 4R’s que integram o conselho gestor do Clube. Os troféus relativos às conquistas estaduais foram entregues pelo ex-atleta Mancini, ao vice-presidente do Atlético, José Murilo Procópio.
“Estou muito feliz por receber esses prêmios das mãos do Ricardo, grande amigo nas horas boas e, também, nas horas ruins”, afirmou Sérgio Coelho, que afirmou ter a esperança de mais uma temporada vitoriosa em 2022:
“Acreditamos que o Atlético vai brilhar dentro e fora de campo, pelos projetos que desenvolvemos”, disse. “Certamente, a torcida vai comemorar algumas vitórias no final do ano”.
Ricardo Guimarães destacou que 2021 foi um ano mágico para o Galo: “Melhor do que todos os sonhos que a gente poderia ter”, afirmou. “Foi um trabalho muito bem coordenado pelo Sérgio e pelo José Murilo, juntamente com os colaboradores e a equipe de profissionais do Clube”, disse. “Um ano sem igual na história do Atlético”.
Além das premiações pelos títulos conquistados, o Galo teve maioria na Seleção Guará, com Everson, Mariano, Alonso, Arana, Allan, Jair, Zaracho, Nacho e Hulk, além do técnico Cuca.
Cuca, Arana, Alonso e Hulk foram eleitos por unanimidade. Hulk foi o craque do ano, o artilheiro da temporada em Minas e no Brasil, com 36 gols, além de integrar a Seleção Guará. O jogador revelação foi o meia argentino Matías Zaracho.
A eleição foi realizada com votos de 29 veículos de comunicação de Minas Gerais, entre emissoras de rádio e televisão, jornais impressos, revistas e portais de internet. Cada órgão de imprensa teve direito a um voto, assim com a Itatiaia.
Confira a Seleção Guará 2021:
Goleiro: Everson (Atlético)
Lateral-direito: Mariano (Atlético)
Zagueiros: Junior Alonso (Atlético) e Eduardo Bauermann (América)
Lateral-esquerdo: Guilherme Arana (Atlético)
Meio-campistas: Allan (Atlético), Jair (Atlético), Zaracho (Atlético) e Nacho Fernández (Atlético)
Atacantes: Ademir (América) e Hulk (Atlético)
Técnico: Cuca (Atlético)
O Troféu – Criado em 1962, o Troféu Guará está em sua 58ª edição. É promovido pela Rádio Itatiaia para premiar os melhores do futebol mineiro a cada ano, e leva esse nome em homenagem ao ex-jogador do Atlético, Guaracy Januzzi.
Guará, como era mais conhecido, foi atacante do Galo na década de 30 e é o maior artilheiro da história do clássico mineiro, com 26 gols.