Estádio foi palco da conquista do Brasileirão de 1971
Ao entrar em campo na noite desta quarta-feira, 8, para enfrentar o Fluminense, o Galo fará o seu centésimo jogo no Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, inaugurado em 16 de junho de 1950. A partida será válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Atual campeão brasileiro, foi no Maracanã que o Galo conquistou o Brasileirão pela primeira vez, em 1971, com a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo.
Outras momentos importantes da história atleticana foram vividos no Maracanã, como a polêmica decisão do Campeonato Brasileiro de 1980; o duelo pela Copa Libertadores de 1981; e a goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians, em 1999, entre outros grandes jogos.
O adversário que o Atlético mais enfrentou no Maracanã foi o Flamengo, com 34 jogos, seguido por Fluminense (21), Vasco (17), Botafogo (15) e América-RJ (8).
Nas 99 partidas disputadas no Maraca, o Galo venceu 22 vezes, empatou 27 e perdeu 50, marcou 110 gols e sofreu 157.
O maior artilheiro do Galo no estádio é Reinaldo, com dez gols, seguido por Éder e Lôla, com quatro gols cada. Dario, Éder Luis e Lincoln balançaram três vezes cada um as redes do Maracanã.
Curiosidade – O estádio é chamado de Maracanã por ter sido construído ao lado de um rio com o mesmo nome. O nome vem do tupi-guarani maraka’nã, que significa “semelhante a um chocalho”. A região do rio Maracanã era habitada por grande quantidade de aves denominadas Maracanã-guaçu, que emitem sons semelhantes ao de um chocalho.