Resultado histórico em Porto Alegre pelo Campeonato Brasileiro
Uma vitória que ficará marcada na memória da Massa Atleticana! O Galo venceu o Grêmio por 3 a 2, de virada, na Arena do Grêmio, na manhã de domingo (2/9), após estar perdendo por 2 a 0 até os 27 minutos do segundo tempo.
O triunfo em Porto Alegre traz algumas marcas e feitos para o Atlético. Por exemplo, foi apenas a quinta vitória do Galo na capital gaúcha em jogos contra o Grêmio, num universo de 37 jogos. A última vez havia sido por 1 a 0 no Brasileirão de 2013. Antes, havia vencido em 1982 (Copa dos Campeões), 1998 e 2012 (Brasileiro).
Fora de casa – O Galo soma 33 pontos em 23 jogos na tabela da Série A. Como visitante, o Clube tem a quarta melhor campanha, com 48% de aproveitamento – 16 pontos em 11 jogos, com 4 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Botafogo, Palmeiras e Flamengo são os únicos com aproveitamento melhor do que o Galo, em jogos fora de casa.
O último triunfo no Brasileiro, como visitante, havia sido justamente contra o outro representante de Porto Alegre, o Internacional, por 2 a 1, mas em Criciúma. O próximo jogo no torneio também será em viagem – contra o Bahia, em Salvador, no dia 15/9
Boa, Edu! – O gol da vitória na Arena do Grêmio foi de Eduardo Vargas, que marcou o 28º gol com a camisa do Atlético, terceiro maior artilheiro-estrangeiro do Clube, só atrás de Cazares (41) e Pratto (42). Vargas, no Brasileiro de 2024, anotou cinco vezes, só atrás de Paulinho (6) e Hulk (7).
Maiores artilheiros estrangeiros do Galo
É pênalti! – Antes do gol de Vargas, o Galo chegou ao empate em dois gols de pênaltis bem marcados pela arbitragem. Primeiro, Gustavo Scarpa converteu. Depois, Brahian Palacios teve sucesso na marca da cal.
O meia-atacante chegou a 9 gols pelo Atlético, com mais 10 assistências, sendo o vice-líder de participação direta a gol na temporada, se igualando a Paulinho e só atrás de Hulk (22). Já o colombiano, que colocou fogo na partida (sofreu o pênalti convertido por Scarpa) anotou o segundo gol pelo Galo.
Time da virada – o Atlético se tornou o maior dono de vitórias de virada da história do Brasileiro de pontos corridos, com 52 vezes, ao lado do Flamengo. Estatística da página “Futebol em Números”.
Na edição de 2024, o Galo já havia vencido o Bragantino por 2 a 1, de virada, em Bragança Paulista, gols de Zaracho e Paulinho.
Perto do centésimo – o lateral Rubens entrou no segundo tempo da partida e participou ativamente da virada. O Cria do Galo chegou a 99 jogos com o Clube. Na próxima vez que entrar em campo, chegará a 100 partidas no Atlético.
Foto: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico