Confronto é às 18h30 na Arena do Grêmio
Grêmio x Atlético – 29 de março (sábado) – 18h30
Fique de olho!
Escala de arbitragem:
Dados e fatos para Grêmio x Galo
Atlético na temporada 2025
🔺O Galo é hexa!
O Atlético chega para a estreia no Campeonato Brasileiro com o sexto título seguido do Campeonato Mineiro. É a repetição da façanha de 1978/83, quando criou a maior sequência de conquistas do Estadual de Minas na era do profissionalismo (desde 1932). O atual hexa foi conquistado entre 2020 e 2025, sendo que a sexta taça foi erguida após vencer o América na final do Mineiro, por 4 a 1 no placar agregado.
Para celebrar tal feito, a GaloTV H2bet produziu um documentário especial:
O hexa do Galo (2020-2024)
♻️Chegadas e partidas
O Atlético se reforçou para a temporada, com 10 contratações até agora. A janela de transferências de exceção está aberta até 11 de abril. A última aquisição do Galo foi o zagueiro Vitor Hugo, que chega por empréstimo até o fim da temporada vindo do Bahia. Ele foi apresentado oficialmente na terça-feira, na Arena MRV (confira aqui).
Quem chegou (10): Gabriel Menino, Patrick, Natanael, Júnior Santos, Tomás Cuello, Rony, Caio, Ivan Román, João Marcelo e Vitor Hugo.
Quem subiu (2): Robert Alves e Caio Maia
Quem saiu (16): Eduardo Vargas, Alan Kardec, Mariano, Paulinho, Matheus Mendes, Maurício Lemos, Matías Zaracho, Rodrigo Battaglia, Robert, Paulo Vitor, Bruno Fuchs, Otávio, Alisson, Vitinho, Luiz Filipe e Deyverson.
🐔🇧🇷Atlético no Campeonato Brasileiro
Primeiro campeão da história do torneio, em 1937, o Atlético vai em busca do tetra! Também foi vencedor das edições de 1971 e 2021. Na história do Campeonato Brasileiro, o Galo é o terceiro time que mais vezes terminou entre os quatro primeiros colocados.
Além disso, no ranking de pontuação geral, está em quinto lugar, só atrás de São Paulo, Internacional, Flamengo e Palmeiras. O Galo somou 2.348 pontos totais em 62 participações, levando em conta as regras de pontuação de cada época, quando a vitória valia dois pontos entre 1937 e 1993, sendo que em alguns regulamentos, vitória com dois gols ou mais de diferença dava um ponto extra. No Campeonato Brasileiro de 1988, a vitória valia 3 pontos e empates no tempo regulamentar levavam a disputa para os pênaltis, com o vencedor somando 2 pontos, contra 1 do perdedor.
No Campeonato Nacional entre 1971 e 2002 (antes dos pontos corridos), o Galo liderou o ranking geral de pontos, com 1.016, superando Internacional (998), Vasco e São Paulo (994), Corinthians e Palmeiras (972), Grêmio (962) e Flamengo (948), segundo o levantamento da Revista Placar.
Desde 2020, quando a gestão do Atlético ganhou as presenças dos atuais acionistas da SAF, as campanhas na Série A foram: campeão em 2021, terceiro lugar em 2020 e 2023, sétimo lugar em 2022 e 12º lugar em 2024.
Ranking de pontos do Brasileirão (1937-2024)
Vezes que o Atlético chegou no G-4: 21
Turma do “100%”
O elenco principal do Atlético realizou 13 partidas na temporada, sendo duas na FC Series dos Estados Unidos, dois confrontos da Copa do Brasil e nove partidas do Campeonato Mineiro. Sendo que o técnico Cuca utilizou nove jogadores em todas essas partidas possíveis. São eles: Alan Franco, Bernard, Everson, Gabriel Menino, Guilherme Arana, Gustavo Scarpa, Junior Alonso, Lyanco e Natanael.
Por falar no lateral, que chegou ao Atlético na atual temporada (assim como Gabriel Menino), ele falou sobre a expectativa de estreia no Campeonato Brasileiro, com a difícil partida de visitante diante do Grêmio. Confira aqui.
“Expectativa é a mais alta possível. Sabemos que será um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos. Todos os times se reforçaram muito bem. Mas acredito que o nosso elenco é qualificado, o Galo já tinha base boa em 2024, manteve e trouxe reforços qualificados. Certeza que vamos fazer um grande campeonato”.
Trabalho da semana
O Galo teve duas semanas cheias para trabalhar após a final do Campeonato Mineiro, por causa da parada do calendário para a Data Fifa de março. O técnico Cuca relacionou 24 jogadores para os dois próximos jogos – Grêmio, pelo Brasileiro; e Cienciano, pela Copa Sul-Americana. Os atacantes Hulk e Júnior Santos estão liberados pelo DM e viajaram com o grupo.
Ainda estão em tratamento Cadu e Caio Maia, que fizeram cirurgias no joelho direito, além de Brahian Palacios, que se contundiu na coxa esquerda. O Galo acertou as saídas de dois jogadores: Luiz Filipe assinou com o Mirassol e Deyverson foi vendido ao Fortaleza.
Relacionados do Galo:
Goleiros: Everson, Gabriel Delfim e Robert
Laterais: Caio, Guilherme Arana, Natanael e Saravia
Zagueiros: Igor Rabello, Junior Alonso, Lyanco e Vitor Hugo
Meias: Alan Franco, Bernard, Fausto Vera, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa, Igor Gomes, Patrick e Rubens
Atacantes: Hulk, João Marcelo, Júnior Santos, Rony e Tomás Cuello
Cuca no Galo
Alexi Stival é o técnico mais vencedor da história do Atlético, tendo conquistado quatro vezes o Campeonato Mineiro, além de campeão da Copa Libertadores 2013, Campeonato Brasileiro 2021 e Copa do Brasil 2021.
Cuca soma 258 jogos pelo Atlético, com 144 vitórias, 58 empates e 56 derrotas. É o quarto na lista de mais partidas no comando da equipe profissional. Nesse início de trabalho, destaque para os números defensivos do time, apenas quatro gols sofridos nos 16 primeiros jogos da temporada.
Ele é o treinador que mais vezes venceu no Brasileirão do atual formato (20 clubes, desde 2006), com 215 triunfos em 492 partidas. Ele tem 18 vitórias a mais do que o segundo colocado do ranking, que é Renato Gaúcho.
Campeão pelo Atlético em 2021, Cuca também é o treinador que mais vezes dirigiu o Clube no Brasileiro, com 156 partidas, superando o lendário Telê Santana (154), que foi o técnico do título de 1971.
Números do técnico:
Títulos:
Desempenho por temporada:
Técnicos com mais jogos pelo Galo:
Cuca no Brasileiro (geral):
Cuca pelo Galo no Brasileiro:
Histórico de Atlético x Grêmio
O duelo acontece desde 1959, quando houve o encontro inicial pela Taça Brasil. Ao longo desses quase 70 anos de história, Atlético e Grêmio se encontraram pelo Brasileiro, Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Copa Sul Minas e amistosos. São 83 jogos no total, com 28 vitórias do Atlético, 21 empates e 35 derrotas no retrospecto geral.
Grandes personagens do futebol brasileiro defenderam as duas camisas. A começar por Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores ídolos do Galo e que foi revelado pelo Grêmio em 1997. Em 1980, Galo e Grêmio fizeram uma troca marcante de atletas: Paulo Isidoro por Éder Aleixo.
O técnico Cuca, maior vencedor da história do Atlético, teve uma passagem vitoriosa como jogador do Grêmio, marcando o gol do título da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989. Telê Santana, recordista de jogos entre os treinadores do Galo, também comandou o Grêmio no fim da década de 1970.
No último duelo entre alvinegros e tricolores, vitória do Atlético por 2 a 1 na Arena MRV, gols de Hulk e Deyverson. Anteriormente, houve outro triunfo do Galo, por 3 a 2, de virada, no retorno da Arena do Grêmio após as fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no ano passado.
Série especial da Arena MRV
Está na reta final a série Arena MRV de cara nova. A GaloTV H2bet, dessa vez, foi mostrar o trabalho da retirada de cadeiras do setor Inter Sul (superior), que irá abrigar as torcidas organizadas do Atlético, além de ganhar uma pintura especial escolhida pela Massa no Super App. É também naquele setor que foram instaladas as placas de ACM que irão melhorar o sistema de acústica da Casa do Galo.
Veja o oitavo episódio da série:
Artilheiros de 2025:
Garçons de 2024:
👏Mais participações diretas em gol:
Mais jogos no ano:
Os artilheiros do Galo na história do Brasileiro:
Os artilheiros do Galo nos pontos corridos
Artilheiros do Galo no Século XXI:
Mais de 100 jogos pelo Galo (atual elenco):
Estrangeiros com mais jogos pelo Galo:
Fotos: Pedro Souza, Pedro Click e Daniela Veiga/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico