Atlético fazia partida histórica com a “maior bandeira do mundo”
“O Clube Atlético Mineiro tem a maior bandeira do mundo, e uma torcida que vibra o tempo todo”
A narração típica do extinto Canal 100 apresentava as imagens de um dia histórico do Galo. Há exatos 55 anos, em 3 de setembro de 1969, o Clube vencia a Seleção Brasileira por 2 a 1, no Mineirão. Era o Atlético vestido com o uniforme da Seleção Mineira contra o time de Pelé e companhia que seria tricampeão mundial meses depois, no México.
Mais de 70 mil pagantes estavam na Pampulha quando Amauri Horta e Dadá Maravilha marcaram os gols da vitória de 2 a 1 dos comandados de Yustrich contra as “Feras de Saldanha”. O gol do Brasil foi de Pelé, em claro impedimento não assinalado pela arbitragem.
O confronto fez parte dos comemorativos da Semana da Independência e também do aniversário de quatro anos do Mineirão, inaugurado em 5 de setembro de 1965. O jogo também foi de inauguração de um novo sistema de iluminação do estádio.
A vitória do Atlético valeu o troféu Sousa Lima (prefeito de BH), que está até hoje na galeria de taças do Galo na Sede de Lourdes. Um triunfo inesquecível, de um time que manteria futuros heróis do título de 1971, e contra vários jogadores que fizeram parte da maior seleção de um país em todos os tempos da bola.
Ver essa foto no Instagram
Ficha técnica – Galo 2×1 Brasil
Data: 3 de setembro de 1969
Local: Mineirão
Público: 71.433
Gols: Amauri Horta, Pelé e Dadá Maravilha
Galo: Mussula; Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta) e Cincunegui (Vantuir); Oldair e Amauri Horta (Beto); Vaguinho, Dario, Lacy e Tião (Caldeira) – Téc: Yustrich.
Brasil: Félix, Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel e Rildo (Everaldo); Wilson Piazza e Gérson (Rivellino); Jairzinho, Tostão (Zé Maria), Pelé e Edu (Paulo César) – Téc: João Saldanha.
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico