• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético

No Maranhão, Atlético projeta estreia vitoriosa na Copa do Brasil

Começa na noite desta quarta-feira, em São Luis, no Maranhão, a luta do Atlético pelo título da Copa do Brasil. O primeiro desafio será contra o IAPE, às 21h50, no estádio Nhozinho Santos.

22/2/2011 16:57
compartilhe

Foto: Bruno Cantini

Começa na noite desta quarta-feira, em São Luis, no Maranhão, a luta do Atlético pelo título da Copa do Brasil. O primeiro desafio será contra o IAPE, às 21h50, no estádio Nhozinho Santos.

Uma vitória atleticana por dois ou mais gols de diferença elimina o jogo de volta, que está previsto para o dia 2 de março, às 21h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Nas últimas cinco edições da Copa do Brasil, o Galo avançou para a segunda fase sem a necessidade do jogo de volta, vencendo o Juventus-AC por 7 a 0 (2010), o Itabaiana-SE por 5 a 0 (2009), o Palmas-TO por 5 a 0 (2008), o Colo Colo-BA por 3 a 1 (2007) e o Atlético de Ibirama-SC por 3 a 0 (2006).

O meia Renan Oliveira afirma que o Atlético precisa entrar em campo bastante concentrado para evitar surpresas.

“Na Copa do Brasil, sempre tem algumas surpresas e a gente sabe que tem que ir para campo com seriedade e muita força para não ser surpreendido e conseguir a vitória”, disse o jogador.

O confronto também é encarado com muita seriedade pelo técnico Dorival Júnior. “O Atlético vai jogar respeitando o seu adversário”, enfatizou o treinador.

Estatísticas – Em suas 21 estreias na competição nacional, O Atlético venceu 15 vezes, empatou quatro e perdeu duas, tendo marcado 57 gols e sofrido apenas 17.

A maior goleada de todas as edições da Copa do Brasil pertence ao Atlético. Em 20 de fevereiro de 1991, o Alvinegro derrotou o Caiçara-PI por 11 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

O Atlético teve o artilheiro da Copa do Brasil em duas edições. O ex-atacante Gérson foi o principal goleador do torneio nos anos de 1989 e 1991, quando marcou sete e seis gols, respectivamente.

O maior goleador atleticano em Copas do Brasil é o ex-atacante Guilherme, com 16 gols, seguido por Gérson, que marcou 14 vezes. Já os atletas que mais defenderam o Galo no torneio são: Paulo Roberto Prestes (31 jogos), Éder Lopes (28) e Guilherme (26).

Ao lado do Vitória-BA, o Atlético é a equipe que mais vezes disputou a Copa do Brasil, com 21 participações. A única ausência foi em 1993.

FICHA TÉCNICA

IAPE x ATLÉTICO
Motivo:
jogo de ida da 1ª fase da Copa do Brasil
Data: 23/2/2011
Hora: 21:50
Estádio: Nhozinho Santos
Cidade: São Luis-MA
Árbitro: Andrey Silva (PA)
Auxiliares: José costa (PI) e Francisco Gaspar (PI)
Transmissão: TV Globo Minas

Atletas relacionados (19):

Goleiros: Giovanni, Renan Ribeiro
Lateral: Leandro
Zagueiros: Leonardo Silva, Réver, Werley
Volantes: Serginho, Toró, Zé Luis
Meias: Diego Souza, Jackson, Mancini, Renan Oliveira, Ricardinho
Atacantes: Diego Tardelli, Magno Alves, Neto Berola, Ricardo Bueno, Wesley