Em busca do tricampeonato para manter a hegemonia em Minas Gerais, o Atlético avançou para a final do Campeonato Mineiro ao empatar por 1 a 1 para o América, no segundo jogo da semifinal. (Foto: Bruno Cantini / Atlético)
Em busca do tricampeonato para manter a hegemonia em Minas Gerais, o Atlético avançou para a final do Campeonato Mineiro ao empatar por 1 a 1 para o América, no segundo jogo da semifinal.
A partida foi disputada neste domingo, na Arena Independência, em Belo Horizonte.
Carlos Renato, em lance claramente irregular no qual dominou a bola com o braço, marcou para o América aos quatro minutos de jogo. Na etapa final, aos dois minutos, Neto Berola empatou para o Galo, que havia goleado por 4 a 1 no primeiro confronto da semifinal.
A decisão do Estadual será contra o Cruzeiro e o primeiro clássico será disputado no próximo domingo, em hora e local a serem confirmados pela Federação Mineira de Futebol.
O Atlético volta a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Independiente Santa Fé, em Bogotá, na Colômbia, pela 5ª rodada do Grupo 4 da Copa Bridgestone Libertadores da América.
O jogo
Logo aos quatro minutos, Carlos Renato dominou a bola claramente com o braço e abriu o placar para o América, com a arbitragem ignorando a irregularidade.
O Galo tentou responder na finalização de Neto Berola e a bola explodiu no zagueiro. Guilherme cobrou falta da intermediária e quase encobriu o goleiro, que se recuperou e fez a defesa.
Aos 15 minutos, Alex Silva foi à linha de fundo pela direita, passou a bola entre as pernas de seu marcador e cruzou para o corte da zaga. Em seguida, Marion arrancou pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para o corte da zaga.
Aos 21 minutos, Marion fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Jô finalizar de letra e ver a bola sair rente à trave.
Na tentativa seguinte, Leandro Donizete arriscou de longa distância para a defesa do goleiro Matheus.
Guilherme cobrou escanteio pela esquerda, o argentino Otamendi desviou de cabeça e a bola saiu com perigo sobre o travessão.
O time alvinegro ainda tentou em troca de passes pelo meio, mas a defesa americana fez novo desarme.
Segundo tempo
O Atlético retornou do intervalo com a mesma formação que iniciou a partida e chegou ao empate logo aos dois minutos. No lance, Guilherme cobrou falta pela direita e Neto Berola acertou belo chute para vencer o goleiro Matheus: 1 x 1.
Em novo ataque atleticano, Jô foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou rasteiro para Neto Berola, que foi desarmado.
Aos oito minutos, Carlos Renato fez falta em Alex Silva, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Cinco minutos depois, Guilherme chutou cruzado da entrada da área e a bola desviou em Jô antes de sair pela linha de fundo.
Aos 17 minutos, Alex Silva foi derrubado por Gilson dentro da grande área, pênalti não marcado pelo árbitro. Em seguida, Dátolo recebeu bom passe de Guilherme na entrada da área e concluiu por cima do gol.
Aos 20 minutos, Neto Berola foi substituído por Carlos. Em sua primeira participação, Carlos completou de cabeça o cruzamento de Guilherme pela direita e a bola saiu por cima do gol.
O Galo pressionava e, aos 24, Jô chutou cruzado e a bola saiu rente à trave. Em seguida, foi a vez de Leandro Donizete deixar o campo para a entrada de Eduardo.
Aos 3o minutos, Obina foi expulso após falta em Alex Silva. Guilherme quase marcou em chute de fora da área, defendido por Matheus. Aos 36, André entrou no lugar de Jô.
Eduardo tentou bola enfiada para Carlos e o goleiro Matheus saiu do gol para fazer a interceptação. Aos 40 minutos, Alex Silva cruzou pela direita e a zaga fez o corte.
O jogo seguiu até o final sem novas oportunidades de gol.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 1 x 1 AMÉRICA
Motivo: Campeonato Mineiro – Semifinal – Jogo de volta
Data: 30/03/2014
Estádio: Arena Independência
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gols: Carlos Renato (4′), Neto Berola (47′)
Público pagante: 12.102
Renda: R$280.775,00
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF-MG)
Auxiliares: Pablo Almeida Costa (CBF/FMF) e Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF)
Cartões amarelos: Dátolo, Guilherme, Neto Berola, Edcarlos, Alex Silva (Atlético); Obina, Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Carlos Renato (América)
Cartões vermelhos: Carlos Renato, Obina (América)
Atlético
Victor; Alex Silva, Edcarlos, Otamendi e Dátolo; Claudinei, Leandro Donizete (Eduardo) e Guilherme; Marion, Jô e Neto Berola (Carlos). Técnico: Paulo Autuori.
América
Matheus; Elsinho, César Lucena, Lula e Gilson; Andrei Girotto (Diego), Leandro Guerreiro, Carlos Renato e Tchô (Cleiton); Ricardinho (Elvis) e Obina. Técnico: Moacir Júnior.