A noite desta segunda-feira foi marcada pelo lançamento do documentário “O Imortal do Gelo”, na 6ª Sessão em Preto e Branco, promovida pelo Centro Atleticano de Memória.
Centenas de Atleticanos lotaram o auditório Elias Kalil, na Sede de Lourdes, para acompanhar o filme produzido sob a perspectiva do ex-atleta Vavá e dirigido por Emmerson Maurilio, presidente do Centro Atleticano de Memória, e pelo documentarista Marcelo Reis.
Durante a sessão, também foram exibidas as taças conquistadas pelo Galo na Europa, jornais e revistas da época e além de objetos pessoais utilizados pelos jogadores alvinegros na vitoriosa excursão ao Velho Continente.
GALERIA DE FOTOS DO EVENTO
Fotos: Bruno Cantini / Atlético
Familiares dos atletas que participaram da vitoriosa jornada alvinegra fizeram doações de materiais para o Centro Atleticano de Memória.
Mércia, filha de Afonso Silva, doou o protetor de orelha. Lucas Miranda Neto cedeu documentos e o passaporte de seu avô. Ivagner Ferreira doou o meião utilizado pelo seu pai, Vaguinho. Waly Trindade cedeu recortes de jornais da década de 1950, do pai e técnico Francisco Trindade.
O presidente do Centro Atleticano de Memória, Emmerson Maurilio, comentou a produção do documentário.
“Conversando sempre com o Vavá, viemos recolhendo documentos, como jornais do Brasil e do exterior. Daí, surgiu a necessidade de resgatar esta história e chamei o Marcelo Reis (documentarista), que é um grande profissional da área. Contamos, também, com a colaboração de muitos Atleticanos. O filme traz o olhar do Vavá sobre a excursão à Europa. Agora, podemos planejar um livro e um longa, pois a história vai muito além do documentário”, disse Emmerson Maurilio.
O ex-atleta Vavá, único remanescente daquela equipe, se emocionou com a homenagem.
“A emoção é muito grande. Fico realmente emocionado porque essa é uma das melhores coisas que recebi na vida”, afirmou Vavá.
O DVD ‘Imortais do Gelo’ pode ser reservado no www.kickante.com.br.
Centro de Memória – O Centro Atleticano de Memória é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha ao lado do Clube no sentido de preservar e divulgar a memória do Galo, através da coleta, limpeza, catalogação, identificação e digitalização do acervo histórico. O principal projeto é a construção do Museu Atleticano.