Vale vaga na próxima fase da competição
Tocantinópolis x Atlético – 18 de fevereiro (sábado) – 18h
Fique de olho!
Escala de arbitragem:
As duas primeiras fases da Copa do Brasil não contam com a tecnologia do Árbitro de Vídeo. O juiz Marcelo de Lima Henrique, carioca que apita pela Federação Cearense, é um dos mais experientes do atual quadro de arbitragem da CBF, com 53 anos. Ele tem duas partidas do do Galo na Copa do Brasil. A primeira foi na final de 2014, quando o Atlético foi campeão ao vencer o Cruzeiro por 2 a 0 no Independência. A segunda e última foi em 2016, Internacional 1×2 Atlético no Beira-Rio.
Dados e fatos para Galo x Tocantinópolis
Atlético na temporada 2025
Galo na Copa do Brasil
Na história da competição, o Galo soma 36 participações de 37 possíveis (só não jogou em 1993). É o recordista no quesito, ao lado do Vitória. Ao todo, são 194 jogos, com 99 vitórias, 42 empates e 53 derrotas. Marcou 369 gols e sofreu 218.
O Atlético já chegou a quatro finais da competição: 2014, 2016, 2021 e 2024. É bicampeão do certame, tendo derrotado o Cruzeiro (2014) e o Athletico-PR (2021). Foi superado pelo Grêmio (2016) e pelo Flamengo (2024).
Desde 2020 que o Atlético não disputava a primeira fase da Copa do Brasil. Nas duas primeiras etapas do torneio, não há a presença do VAR. Quem passar de Tocantinópolis x Galo irá enfrentar, como mandante no jogo único da segunda fase, o vencedor de Independência/AC x Manaus/AM.
💰Premiação da Copa do Brasil:
⚽Os artilheiros do Galo na Copa do Brasil
✅Chegadas e partida
O Atlético anunciou, na sexta-feira, as contratações do lateral-esquerdo Caio Paulista e do atacante Rony, em mais uma dupla negociação com o Palmeiras. O primeiro veio por empréstimo até o fim da temporada. Já Rony foi comprado com contrato até dezembro de 2027. O Galo também acertou a transferência do zagueiro Bruno Fuchs para o próprio Palmeiras, em empréstimo com duração até dezembro deste ano.
Com Rony e Caio Paulista, o Galo chega a sete contratações oficiais. Antes deles, chegaram a Belo Horizonte os atletas Gabriel Menino, Patrick, Natanael, Júnior Santos e Tomás Cuello. Desses, apenas o meia Patrick ainda não foi utilizado. A janela de transferências está aberta até o fim de fevereiro, e o período de inscrições para o Campeonato Mineiro está encerrado.
Trabalho da semana
Após vencer o Tombense por 2 a0 (dois gols de Hulk) no sábado, pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro, o Atlético treinou no domingo e na segunda-feira, dia da viagem até Tocantins. O técnico Cuca não poderá contar com os atacantes Cadu (joelho direito), Caio Maia (joelho direito), Brahian Palacios (coxa esquerda) e Júnior Santos (panturrilha direita), todos no DM.
A delegação do Atlético viajou com 23 atletas. Outra ausência é do volante Otávio, em negociações de transferência para o Fluminense. A logística do Galo na estreia da Copa do Brasil é de viagem de avião até Imperatriz, no Maranhão, e deslocamento de ônibus até a cidade da partida, nesta terça-feira.
Relacionados do Galo:
Cuca no Galo
Alexi Stival é o técnico mais vencedor da história do Atlético, tendo conquistado três vezes o Campeonato Mineiro, além de campeão da Copa Libertadores 2013, Campeonato Brasileiro 2021 e Copa do Brasil 2021. Na Copa do Brasil, ele disputou as edições de 2012, 2013 e 2021, totalizando 16 jogos. Só fica atrás de Levir Culpi, técnico campeão de 2014, que soma 33 partidas.
Cuca soma 253 jogos pelo Atlético, com 140 vitórias, 58 empates e 55 derrotas. É o quarto na lista de mais partidas no comando da equipe profissional. Nesse início de trabalho, destaque para os números defensivos do time, apenas dois gols sofridos nos 10 primeiros jogos da temporada.
Números do técnico:
Títulos:
Desempenho por temporada:
Técnicos com mais jogos pelo Galo:
Histórico de Atlético x Estado de Tocantins
Será apenas o quarto confronto do Atlético contra equipes de Tocantins. Anteriormente, o Galo havia enfrentado o Alvorada na Copa do Brasil de 1998, em duas partidas. Na primeira, vitória de 2 a 1, quando o goleiro Hiran foi expulso e o volante Edgard precisou ser improvisado no arco. No jogo de volta, no Mineirão, o Atlético confirmou a classificação com vitória de 7 a 0. Em 2008, ano do centenário do Atlético, goleada de 7 a 0 contra o Palmas.
❌Everson – Clean Sheet de 568′
Há mais de 50 anos que o Atlético não tinha uma arrancada de ano tão boa quanto agora, em termos de gols sofridos nas 11 primeiras partidas da temporada (considerando amistosos). Até o momento, o Galo sofreu apenas dois gols, do Democrata GV e do América-MG. O goleiro Everson tem apenas um gol sofrido em oito apresentações em 2025.
São quatro jogos completos sem ser vazado, e um atual clean sheet de 568 minutos. A expressão inglesa, que na tradução quer dizer “lençol limpo”, serve para designar o goleiro que não sofreu gol em determinada partida. O recorde de Everson no Atlético é de 640 minutos seguidos sem levar gols.
121 gols de Hulk no Galo
Coloca mais dois na conta do super-herói alvinegro. Hulk chega a 121 gols e 234 jogos pelo Atlético, caminhando firme para ser o artilheiro do Campeonato Mineiro pela quarta vez seguida, o que seria um feito inédito na era profissiona do futebol de Minas Gerais (desde 1933). São sete gols no Estadual.
Além disso, Hulk está na cola de Neymar pelo posto de brasileiro em atividade com mais gols na carreira. Ele chegou a igualar o camisa 10 do Santos ao totalizar 439 gols oficiais, só que, no domingo, Neymar fez o primeiro dele no retorno ao Brasil, e tem 430. Com mais um gol, Hulk se iguala a Éder Aleixo e Jairo na lista de artilheiros da história do Atlético, ambos na 12ª colocação.
Campeões do Sul-Americano Sub-20
O goleiro Robert e o atacante Alisson foram campeões do Sul-Americano Sub-20 da Venezuela pela Seleção Brasileira da categoria. O Brasil venceu o hexagonal final ao derrotar o Chile por 3 a 0 e ver a Argentina perder para o Paraguai. O preparador físico Ricardo Seguins também esteve na campanha como membro da comissão técnica de Ramon Menezes. Os atletas fazem parte do elenco profisisonal e se reapresentam para os treinamentos nesta quinta-feira.
Artilheiros do Galo no Século XXI:
Artilheiros do Galo no Mineirão:
Mais de 100 jogos pelo Galo (atual elenco):
Estrangeiros com mais jogos pelo Galo:
Fotos: Pedro Souza, Pedro Click e Daniela Veiga/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico