Galo Feminino luta, consegue gol nos acréscimos, mas se despede da competição
As Vingadoras se despediram do Campeonato Brasileiro A2 com a participação até a semifinal da competição. Na noite de segunda-feira (18/8), o Galo Feminino perdeu para o Santos na disputa de pênaltis, por 5 a 4, na Vila Belmiro, e foi eliminado na disputa pela vaga na final.
A equipe atleticana demonstrou muita garra e resiliência, alcançando um gol nos acréscimos da partida, que terminou em 2 a 1 para o time da casa no tempo normal.
O gol no apagar das luzes das Vingadoras foi marcado pela zagueira Hingredy, uma das lideranças e símbolo do Galo.
O principal objetivo da temporada já havia sido cumprido quando as atletas alcançaram as semifinais da A2 e, consequentemente, o acesso para o Brasileiro Feminino A1 de 2026! Agora, o foco será na disputa da Copa do Brasil diante do Bahia (oitavas) e na chegada do Campeonato Mineiro em setembro.
Escalação do Galo: Maike; Bárbara Melo, Hingredy, Káren Bender (Cindy) e Tayane (Karen Cristina); Ju Pacheco, Laura Maria e Rafa Travalão (Rayla Santana, depois Thalita); Amália, Kélen Bender e Luana Índia – Técnica: Fabi Guedes
Escalação do Santos: Stefane; Leidiane, Ana Alice, Pardal e Larissa Vasconcelos; Rafa Andrade, Suzane Pires (Julia Daltoe) e Thaisinha (Natália); AnaLuyza (Evellyn), Samara (Carol Baiana) e Laryh – Técnico: Caio Couto – Técnico: Caio Couto.
⚽Gols: Suzane Pires, aos 20’/1T; Laryh, aos 6’/2T e Hingredy, aos 51’/2T
Disputa de pênaltis:
Galo: ❌Laura Maria, ❌Hingredy, ✅Karen Cristina, ✅Bárbara Melo, ✅Kélen Bender, ✅Ju Pacheco e ❌Cindy Ramos
Santos: ✅Carol Baiana, ❌Julia Daltoe, ✅Pardal, ❌Lari Vasconcelos, ✅Laryh; ✅Leidiane e ✅Natália
🏁Árbitra: Talita Ximenes de Freitas (SP)
🟨Cartões amarelos: Larissa Vasconcelos, Ana Caroline, Rafa Andrade e Caio Couto (Santos)
🚑DM das Vingadoras Galo: Raiara (zagueira), Karol Dias (lateral), Lari Sánchez (meia), Carol Arbelaez (meia), Debinha (meia) e Lilian Ribeiro (atacante)
⚔️O jogo
Com a vantagem no placar para o começo da partida, o Atlético fez um jogo mais reativo, tentando achar boas chances no contra-ataque.
O Santos tinha volume de jogo e assustava. Aos 20′ do primeiro tempo, Suzane Pires, livre de marcação no meio de campo, arriscou um belo chute de fora da área, que encobriu a goleira Maike.
No intervalo, a técnica Fabi Guedes promoveu a entrada de Karen Cristina na vaga de Tayane na lateral esquerda. Aos 5 minutos da etapa final, Hingredy cortou um cruzamento de cabeça, mas a bola sobrou para a santista Samara. Ela chutou seco, rasteiro, e a goleira Maike não conseguiu fazer a defesa firme. No rebote, a atacante Laryh ampliou o marcador.
Logo em seguida, Fabi acionou Rayla Santana na vaga de Rafa Travalão. A atacante, entretanto, só permaneceu em campo por um minuto. Em uma saída de contra-ataque, Rayla arrancou, mas sofreu uma entrada forte da zagueira Pardal, caiu de mal jeito e, com dores no ombro, precisou sair do jogo. Thalita entrou no seu lugar.
O jogo ficou bastante truncado, com o Santos, então, passando a jogar lá atrás, esperando o apito final. O Galo se lançou ao ataque e, perto dos acréscimos, já chuveirava as bolas. Aos 49′ do segundo tempo, um lançamento de Laura Maria foi mal afastado pela zaga das Sereias, e Luana Índia quase marcou de cabeça!
GOL DAS VINGADORAS! Entretanto, a emoção ficou para o último lance. Bárbara Melo pegou a bola no meio de campo e, aos 51′, deu o balão para a área do Santos. Ninguém conseguiu afastar, e Hingredy fez o desvio fatal para encobrir a goleira Stefane!
Na disputa de pênaltis, o Galo Feminino ficou atrás do placar, conseguiu virar o jogo mas, nas alternadas, o Santos venceu e se classificou para a final do Brasileiro, quando irá enfrentar o Botafogo.
Foto: Igor Garcia
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico