CEO Bruno Muzzi e representante do CIGA acessam trabalhos de clubes europeus
O Atlético segue atento às melhoras práticas do futebol mundial, com diretrizes profissionais de gestão e execução no departamento de futebol. Ao longo da semana passada, o Galo foi recebido em visitas a clubes de Portugal e na Inglaterra. O CEO Bruno Muzzi e Rodrigo Picchioni, coordenador de Analytics do CIGA (Centro de Informações do Galo), tiveram contato com os trabalhos desenvolvidos no SL Benfica, no Sporting CP, de Lisboa, e no Tottenham e Arsenal, de Londres.
A missão das viagens foi traçar um parâmetro entre o trabalho desenvolvido no CIGA, em termos de categorias de base e scouting/análises, e o que é desenvolvido nos clubes internacionais.
“A partir das visitas que fizemos, já desenvolvemos um material com detalhamento técnico dos trabalhos realizados por esses clubes. Há um entendimento de como é importante o investimento na infraestrutura, tanto de equipamentos quanto de pessoas e tecnologia”, disse Bruno Muzzi.
Em Portugal, foi observado o trabalho de captação de Benfica e Sporting, bem como o processo de formação dos atletas – incluindo os diálogos entre a parte esportiva e o lado educacional – o tipo de alimentação, as competições disputadas, além da estrutura do próprio CT, e como é a integração das categorias de base com o time profissional.
O roteiro da viagem seguiu para a Inglaterra. As primeiras visitas foram no CT e no estádio do Tottenham. Os representantes do Galo tiveram acesso ao trabalho desenvolvido pelos Spurs em busca do resultado esportivo e da sustentabilidade financeira, tendo um orçamento 1,5 vezes menor do que o atual campeão inglês, Manchester City.
Para finalizar, o CT do Arsenal. Por lá, acesso ao trabalho de scout e análise dos Gunners, e o diálogo das diferentes áreas de análise de dados e desempenho do clube, que é o atual líder da Premier League.
OptaForum e TransferRoom
Em Londres, as visitas do Galo tiveram o reforço do analista de dados do CIGA, Léo Martins. Ele estava na cidade para participar do OptaForum, evento anual que seleciona propostas de projetos de pesquisa do futebol. O trabalho de Léo Santos propõe uma nova métrica, chamada “Threat to Goal”, cujo objetivo é avaliar quão eficaz uma equipe se torna ao utilizar as ações com a bola para gerar oportunidades de gol de alta qualidade. O Galo foi o único clube da América do Sul com representante no fórum.
Enquanto aconteciam as visitas em Portugal e na Inglaterra, o CIGA também estava presente no tradicional TransferRoom, por meio do coordenador de Operações de Scouting, Fernando Ziskind. A edição que reúne clubes do mundo todo para criar conexões sobre transferências de jogadores aconteceu em Roma, na Itália.
O roteiro da viagem:
🇵🇹19/3 CT do SL Benfica
🇵🇹20/3 CT do Sporting CP
🏴21/3 CT e estádio do Tottenham
🏴22/3 CT do Arsenal
A composição do CIGA: