Duelo sem gols no Mineirão pela 9ª rodada da Série A
O Atlético ficou no empate de 0 a 0 com o Cruzeiro no clássico mineiro deste domingo, 18 de maio, no Mineirão. A partida foi válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Uma grande partida do sistema defensivo do Galo, que conseguiu neutralizar as tentativas de ataque do adversário, principalmente no segundo tempo.
Com o resultado, o Atlético soma mais um ponto no Brasileirão, chegando a 13 no total em nove jogos, ocupando, nesse momento, a 9ª colocação. O atacante Tomás Cuello cumpriu suspensão e foi uma importante ausência no time de Cuca.
Foi o quinto clássico seguido em que o Atlético não sofreu gol do rival. Além disso, o Galo ampliou outra marca: não perde para o Cruzeiro, como visitante no Brasileirão, desde 2013.
Escalação do Galo: Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso (Vitor Hugo) e Guilherme Arana (Gabriel Menino, depois Fausto Vera); Alan Franco, Rubens, Igor Gomes (Patrick) e Gustavo Scarpa (Júnior Santos); Rony e Hulk – Técnico: Cuca.
Escalação do Cruzeiro: Cássio; Fágner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian, Wanderson e Kaio Jorge – Técnico: Leonardo Jardim.
🟨Cartões amarelos: Matheus Pereira (CEC); Rony, Lyanco e Junior Alonso, Fausto Vera, Júnior Santos (CAM)
🚑DM do Galo: Cadu (joelho direito) e Caio Maia (joelho direito).
O jogo
Um clássico muito pegado, com o Atlético tendo mais posse de bola, mas o Cruzeiro chegou com mais perigo e bateu no bom sistema defensivo do Alvinegro. No primeiro tempo, o time adversário chegou a colocar uma bola no travessão de Everson, em chute desviado de Lucas Silva. O Galo apostava na velocidade de Rony, que teve duas boas oportunidades de chutes cruzados, assustando o goleiro Cássio.
Nos 20 minutos finais do jogo, o Atlético conseguiu equilibrar o número de chances criadas, chegando com mais presença no campo ofensivo, ainda na busca por uma chance clara de gol.
Retornando de lesões, o lateral Guilherme Arana e o meio-campista Gabriel Menino foram relacionados para a partida. Arana foi titular, mas acabou sentindo e foi substituído pelo próprio Menino ainda no começo do clássico. O volante acabaria sendo sacado na reta final do jogo, por Fausto Vera, após uma partida de muita entrega.
Aos 46′ do segundo tempo, o zagueiro Lyanco (que fez outra atuação de alto nível no clássico) arrancou da zaga até a entrada da área, chegou a perder o controle da bola, mas, na raça, conseguiu que a bola fosse para Júnior Santos, que finalizou com perigo por cima do gol de Cássio. Quase o gol do Galo no fim!
🎙️ Fala, Cuca!
“Em um dia que as coisas não foram tão boas para nós, saímos com um ponto e temos que valorizar. Apesar de a gente não ter tido um desempenho bom (hoje), fizemos 11 pontos nos últimos 15 disputados no Brasileirão”.
🎙️ Fala, Hulk!
“Ficamos felizes de dar continuidade em um futebol tão competitivo que exige muito da parte física, muitos jogos e viagens, fico feliz de performar em alto nível. Me cuido bastante para poder representar bem e entregar um bom resultado. Queríamos sair aqui com a vitória. Se o empate foi bom? Pelo menos em termos de números, não fizemos por merecer (vitória), apesar de termos plantel para isso”.
🗓️Agenda do Galo
O Atlético volta a campo nesta quarta-feira, às 21h30, pela Copa do Brasil. O duelo será com o Maringá, na Arena MRV, e vale vaga nas oitavas de final da competição. No jogo de ida, um empate de 2 a 2 no interior do Paraná. No outro fim de semana, haverá o confronto contra o Corinthians, sábado, também na Arena MRV, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico