Partida pela segunda rodada da Série A, às 16h, no Mineirão
Atlético x São Paulo – 6 de abril (domingo) – 16h
Fique de olho!
Escala de arbitragem:
Ramon Abatti Abel é árbitro do quadro da Fifa e apita pela Federação Catarinense. Ele comandou 17 jogos do Atlético desde o Brasileiro de 2020. Sua última partida do Galo foi a goleada de 4 a 1 contra o Manaus pela Copa do Brasil. Já a última vez que esteve em Atlético x São Paulo foi no empate de 0 a 0 na Arena MRV pelas quartas de final da Copa do Brasil, quando o Galo passou de fase para enfrentar o Vasco na semi (cujo jogo decisivo em São Januário também teve Abatti Abel no apito).
Dados e fatos para Galo x São Paulo
Atlético na temporada 2025
Por competições:
🐔🇧🇷Atlético no Campeonato Brasileiro
Primeiro campeão da história do torneio, em 1937, o Atlético vai em busca do tetra! O Clube foi também foi vencedor das edições de 1971 e 2021. Na história do Campeonato Brasileiro, o Galo é o terceiro time que mais vezes terminou entre os quatro primeiros colocados, 21 vezes. Só fica atrás de Grêmio (22) e Palmeiras (26). Tal levantamento considera 1987 como o Sport Recife campeão, com isso, o Atlético, mesmo tendo chegado à semifinal do Módulo Verde, ficou fora do G-4 daquela Copa União, na decisão do STF.
Além disso, no ranking de pontuação geral, está em quinto lugar, só atrás de São Paulo, Internacional, Flamengo e Palmeiras. O Galo somou 2.349 pontos totais em 63 participações (já considerando 2025), levando em conta as regras de pontuação de cada época, quando a vitória valia dois pontos entre 1937 e 1993, sendo que em alguns regulamentos, vitória com dois gols ou mais de diferença dava um ponto extra.
No Campeonato Brasileiro de 1988, a vitória valia 3 pontos e empates no tempo regulamentar levavam a disputa para os pênaltis, com o vencedor somando 2 pontos, contra 1 do perdedor.
No Campeonato Nacional entre 1971 e 2002 (antes dos pontos corridos), o Galo liderou o ranking geral de pontos, com 1.016, superando Internacional (998), Vasco e São Paulo (994), Corinthians e Palmeiras (972), Grêmio (962) e Flamengo (948), segundo o levantamento da Revista Placar.
Desde 2020, quando a gestão do Atlético ganhou as presenças dos atuais acionistas da SAF, as campanhas na Série A foram: campeão em 2021, terceiro lugar em 2020 e 2023, sétimo lugar em 2022 e 12º lugar em 2024.
Ranking de pontos do Brasileirão (1937-2024)
Vezes que o Atlético chegou no G-4: 21
♻️Chegadas e partidas
O Atlético se reforçou para a temporada, realizando 10 contratações até agora. A janela de transferências de exceção está aberta até 11 de abril. A última aquisição do Galo foi o zagueiro Vitor Hugo, que chega por empréstimo até o fim da temporada vindo do Bahia.
Quem chegou (10): Gabriel Menino, Patrick, Natanael, Júnior Santos, Tomás Cuello, Rony, Caio, Ivan Román, João Marcelo e Vitor Hugo.
Quem subiu (2): Robert Alves e Caio Maia
Quem saiu (16): Eduardo Vargas, Alan Kardec, Mariano, Paulinho, Matheus Mendes, Maurício Lemos, Matías Zaracho, Rodrigo Battaglia, Robert, Paulo Vitor, Bruno Fuchs, Otávio, Alisson, Vitinho, Luiz Filipe e Deyverson.
Atlético no Mineirão
Enquanto o gramado da Arena MRV passa por transformação (será instalada a grama sintética), o Atlético mandará seus jogos no Mineirão. Diante do São Paulo, o Galo fará o 150º jogo como mandante no Novo Mineirão, período que compreende da reinauguração em 2013 até a final do Campeonato Mineiro de 2025, diante do América.
No Gigante da Pampulha, os retrospectos do Galo são os seguintes:
Artilheiros do Galo no Mineirão (geral):
Turma do “100%”
O elenco principal do Atlético realizou 15 partidas na temporada, sendo duas na FC Series dos Estados Unidos, dois confrontos da Copa do Brasil, nove partidas do Campeonato Mineiro, e as estreias pelo Brasileirão e Copa do Brasil. O técnico Cuca utilizou sete jogadores em todas essas partidas possíveis. São eles: Everson, Gabriel Menino, Guilherme Arana, Gustavo Scarpa, Junior Alonso, Lyanco e Natanael.
Trabalho da semana
O Atlético teve a semana de trabalho marcada pela desgastante viagem ao Peru, onde enfrentou o Cienciano na Copa Sul-Americana. A delegação retornou a BH na madrugada de quinta-feira. O elenco profissional, portanto, realizou duas sessões de treinamento na Cidade do Galo (sexta e sábado) na preparação do duelo com o São Paulo.
O meio-campista Alan Franco, que ficou fora da partida em Cusco por conta de um quadro gripal, treinou normalmente. O DM do Atlético segue com os atacantes Cadu (joelho direito), Caio Maia (joelho direito) e Brahian Palacios (coxa esquerda).
Cuca no Galo
Alexi Stival é o técnico mais vencedor da história do Atlético, tendo conquistado quatro vezes o Campeonato Mineiro, além de campeão da Copa Libertadores 2013, Campeonato Brasileiro 2021 e Copa do Brasil 2021.
Cuca soma 260 jogos pelo Atlético, com 144 vitórias, 59 empates e 57 derrotas. É o quarto na lista de mais partidas no comando da equipe profissional. Nesse início de trabalho, destaque para os números defensivos do time, apenas seis gols sofridos nos 17 primeiros jogos da temporada.
Ele é o treinador que mais vezes venceu no Brasileirão do atual formato (20 clubes, desde 2006), com 215 triunfos em 492 partidas. Cuca tem 18 vitórias a mais do que o segundo colocado do ranking, que é Renato Gaúcho, de volta ao comando do Fluminense.
Campeão pelo Atlético em 2021, Cuca também é o treinador que mais vezes dirigiu o Clube no Brasileiro, com 157 partidas, superando o lendário Telê Santana (154), que foi o técnico do título de 1971.
Números do técnico pelo Galo:
Títulos:
Desempenho do Cuca pelo Galo por temporada:
Técnicos com mais jogos pelo Galo:
Cuca no Brasileiro (geral):
Cuca pelo Galo no Brasileiro:
Histórico de Atlético x São Paulo
Um clássico do futebol brasileiro, Atlético x São Paulo acontece desde 1934, quando houve um amistoso no antigo Estádio Antônio Carlos. São 111 jogos no total, com 39 vitórias do Galo, 36 empates e 36 vitórias do Tricolor.
Foram compromissos pelas seguintes competições: Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Torneio Heleno Nunes, Torneio Campeão dos Campeões e Copa Conmebol. Os artilheiros do Galo no confronto fizeram quatro gols, cada: Dadá, Tardelli, Jô, Paulinho e Lucas Pratto.
Galo Invicto – O Atlético não perde para o São Paulo desde 16 de dezembro de 2020, quando sofreu um revés de 3 a 0 no Morumbi. De lá para cá, foram 10 jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e cinco empates.
No ano passado, houve quatro encontros, com o Atlético eliminando o São Paulo na Copa do Brasil. Nos últimos 10 anos (desde 12 de outubro de 2014), Galo e Tricolor se enfrentaram 25 vezes, e o Atlético só perdeu em cinco ocasiões – 13V, 7E e 5D.
Há outras séries positivas do Atlético pelo confronto:
Como mandante, são 9 jogos sem perder em casa – 6 vitórias e 3 empates. Sendo o último tropeço em 27 de novembro de 2016, quando perdeu de 2 a 1 na última rodada do Brasileiro, no Independência, com um time reserva. Esse jogo aconteceu entre a ida e a volta das finais da Copa do Brasil.
Desde 1991 sem perder no Mineirão – 15 jogos, com 7 vitórias e 8 empates. A última vez que o Atlético foi superado pelo São Paulo no Gigante da Pampulha foi na primeira fase do Brasileiro de 1991, sofrendo um placar de 3 a 0. Naquele campeonato, Galo x Tricolor seria a semifinal, com o Atlético empatando em 1 a 1 em casa (gol irregular do adversário), e ficando no 0 a 0 no Morumbi, sendo eliminado pelo time treinador por Telê Santana.
Desde então, as vitórias do São Paulo como visitante foram no Independência (2004 e 2016) ou na Arena do Jacaré (2010 e 2011). O jogo mais recente no Mineirão foi no 2 a 1 do Brasileiro de 2023, jogo marcado pela despedida do zagueiro Réver.
Artilheiros do Galo em 2025:
Garçons do Galo em 2024:
👏Mais participações diretas em gol:
Mais jogos no ano:
Os artilheiros do Galo na história do Brasileiro:
Os artilheiros do Galo nos pontos corridos
Artilheiros do Galo no Século XXI:
Mais de 100 jogos pelo Galo (atual elenco):
Estrangeiros com mais jogos pelo Galo:
Série especial da Arena MRV
A GaloTV H2bet segue firme na missão de mostrar o dia a dia da Arena MRV. A série especial Arena MRV de Cara Nova está no 9º episódio, que mostrou como a Esplanada da Casa do Galo se tornou um importante local de encontro, lazer, diversão e prática de esportes para os moradores do bairro Califórnia. E vem novidades por aí.
Veja o oitavo episódio da série:
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico