Duelo na Arena Castelão, às 18h30, pelo Brasileirão
Ceará x Atlético – 1º de junho (domingo) – 18h30
Fique de olho!
Escala de arbitragem:
Alex Stefano Gomes é árbitro da Federação do Rio de Janeiro. Aos 37 anos, tem apenas duas partidas do Atlético no currículo, ambas pelo Brasileiro de 2024: os empates fora de casa contra o Juventude (1×1) e São Paulo (2×2).
📊 Dados e fatos – Atlético x Ceará
O Atlético é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro e sul-americano na atualidade. Nos últimos 15 anos, conquistou 16 títulos oficiais: dois internacionais (Libertadores de 2013 e Recopa Sul-Americana de 2014), quatro nacionais (Copa do Brasil de 2014 e 2021, Brasileiro de 2021 e Supercopa do Brasil de 2022), além de 10 taças do Campeonato Mineiro.
Na história do Brasileiro, o Atlético é o terceiro clube que mais vezes terminou a competição entre os quatro melhores (21). Apenas Grêmio (22) e Palmeiras (26) estão acima do Galo nesse quesito.
Cuca é o técnico com mais partidas no comando do Galo na história do Brasileirão, com 164 partidas, tendo sido campeão em 2021 e vice em 2012. Ele superou Telê Santana (154).
O Atlético inicia a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro na 10ª colocação, com 14 pontos – são 3 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com 10 gols marcados e 10 gols sofridos.
O atacante Hulk precisa de um gol para se igualar a Nívio (126) e entrar no top-10 de maiores artilheiros do Atlético. Além disso, com 57 gols, ele já é o maior artilheiro do Atlético na era dos pontos corridos e está em terceiro lugar geral do Clube na Série A (1937-2024), só atrás de Marques (64) e Reinaldo (89).
Falta apenas um jogo para Junior Alonso se tornar o terceiro jogador estrangeiro com mais partidas na história do Atlético. O paraguaio está perto de alcançar o meio-campista argentino Matías Zaracho (191). Os líderes do ranking são o ex-lateral uruguaio Hector Cincunegui (194) e meia-atacante equatoriano Juan Cazares (205).
Na próxima vez que for acionado, o zagueiro Igor Rabello irá completar 200 jogos no Atlético. Já o meio-campista Gustavo Scarpa está na contagem regressiva pelo 100º jogo (95 partidas).
No atual elenco do Atlético, há os seguintes campeões do Brasileirão de 2021: Everson, Igor Rabello, Junior Alonso, Guilherme Arana, Alan Franco e Hulk. Além disso, o zagueiro Rômulo e o meio-campista Rubens foram relacionados para a última partida daquela campanha.
Em grande fase pelo Galo, o meio-campista Rubens completou uma sequência de 30 jogos em 2025. Ele só não participou da primeira partida da temporada, na FC Series, contra o Cruzeiro. Se enfrentar o Ceará, o camisa 44 completar 150 jogos com a camisa atleticana.
Atlético na temporada 2025
🗺️🇧🇷🔺Por competições:
🐔🇧🇷Atlético no Campeonato Brasileiro
Atualmente, o Atlético tem 14 pontos somados nas 10 rodadas do Brasileirão 2025, iniciando a 11ª rodada em 10º lugar, a uma distância de três pontos do G-6 e com um ponto a menos que o próprio Ceará.
O Galo perdeu para o Grêmio por 2 a 1 em Porto Alegre, empatou sem gols com o São Paulo e em 2 a 2 diante do Vitória, ambos no Mineirão, perdeu de 2 a 0 para o Santos na Vila Belmiro, venceu o Botafogo por 1 a 0, empatou em 2 a 2 com o Mirassol no interior de São Paulo. Venceu duas vezes – de 1 a 0, fora de casa, contra o Juventude, e 3 a 2 perante o Fluminense na retomada da Arena MRV. E vem de empate sem gols no clássico contra o Cruzeiro e perante o Corinthians.
Primeiro campeão da história do torneio, em 1937, o Atlético vai em busca do tetra! O Clube foi também foi vencedor das edições de 1971 e 2021. Na história do Campeonato Brasileiro, o Galo é o terceiro time que mais vezes terminou entre os quatro primeiros colocados, 21 vezes. Só fica atrás de Grêmio (22) e Palmeiras (26).
Desde 2020, quando a gestão do Atlético ganhou as presenças dos atuais acionistas da SAF, as campanhas na Série A foram: campeão em 2021, terceiro lugar em 2020 e 2023, sétimo lugar em 2022 e 12º lugar em 2024.
Controle de cartões no Brasileirão
Vezes que o Atlético chegou no G-4: 21
⚫⚪Estreia da nova camisa branca
O Atlético irá encarar o Ceará com o seu novo uniforme de visitante, predominantemente branco, mas com detalhes em preto e amarelo.
Curiosamente, o último duelo entre as equipes também foi de estreia de camisa para o Galo. Em outubro de 2022, o Atlético enfrentou o Vozão no Mineirão trajando com aquela camisa preta e rosa em homenagem ao Outubro Rosa.
👀De olho no adversário
O Ceará vem de derrota e eliminação para o Palmeiras na Copa do Brasil (0 a 3), mas faz uma campanha consistente neste início do Brasileirão. São quatro rodadas sem perder – empatou com São Paulo e Santos, venceu o Vitória e o Sport.
Na condição de mandante, em 2025, o Vozão só perdeu uma partida em 16 jogos, justamente o de ida da Copa do Brasil contra o Palmeiras, por 1 a 0. Excetuando esse confronto, a equipe venceu 11 vezes e empatou outras quatro.
O adversário do Atlético deste domingo é treinado por Léo Condé, mineiro, que teve uma passagem entre 2006 e 2009 pelas categorias de base do Galo. Ele era o técnico da Caldense que enfrentou o Atlético na final do Mineiro de 2015.
🏋️Trabalho da semana
Após empatar com o Cienciano na Copa Sul-Americana, por 1 a 1, e se classificar para os playoffs da competição (na quinta), o Galo teve dois dias de trabalho no CT. A delegação viajou com 23 jogadores no sábado, tendo a baixa de última hora do atacante colombiano Brahian Palacios – quadro de gastroenterite.
No treino de sábado, Rafael Menin (acionista da SAF do Atlético) esteve presente na Cidade do Galo e se reuniu com o técnico Cuca e membros da diretoria alvinegra.
Os relacionados do Galo:
DM do Galo: lateral esquerdo Guilherme Arana (coxa direita) e os atacantes Tomás Cuello (coxa direita), Cadu (joelho direito) e Caio Maia (joelho direito)
♻️Chegadas e partidas
Está aberta a janela de transferências excepcional por conta da disputa do Mundial de Clubes da FIFA. Entre 1º e 10 de junho, os clubes brasileiros poderão fazer transações de jogadores no país. Com isso, a partir desta segunda-feira, o Galo poderá inscrever o atacante Dudu para a sequência da temporada.
Vale lembrar que o próximo compromisso do Atlético é apenas no dia 12, contra o Internacional, após Data Fifa de junho. Depois esse jogo, haverá uma parada no calendário de um mês por conta do Mundial nos EUA.
Quem chegou (11): Gabriel Menino, Patrick, Natanael, Júnior Santos, Tomás Cuello, Rony, Caio, Ivan Román, João Marcelo, Vitor Hugo e Dudu.
Quem subiu (2): Robert Alves e Caio Maia.
Quem saiu (16): Eduardo Vargas, Alan Kardec, Mariano, Paulinho, Matheus Mendes, Maurício Lemos, Matías Zaracho, Rodrigo Battaglia, Robert, Paulo Vitor, Bruno Fuchs, Otávio, Alisson, Vitinho, Luiz Filipe e Deyverson.
🍀Sorteio do mata-mata
Nesta segunda-feira, o Atlético irá participar do sorteio das oitavas da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. No mata-mata nacional, o Galo está classificado para as oitavas e pode encarar qualquer um dos outros 15 clubes sobreviventes.
As equipes classificadas na Copa do Brasil: ATLÉTICO, Athletico-PR, Bahia, Botafogo, Corinthians, CRB, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, RB Bragantino, Retrô, São Paulo e Vasco.
Já na competição da Conmebol, o Atlético ficou em segundo lugar do grupo H e irá encarar o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, eliminado no posto de terceiro lugar do seu grupo da Libertadores. Quem passar, enfrenta um dos times diretamente classificados às oitavas da Sul-Americana. A Conmebol já promove o chaveamento das oitavas nesta segunda. Clique aqui e saiba mais.
✅Turma do “100%”: só Everson!
O elenco principal do Atlético realizou 31 partidas na temporada, sendo duas na FC Series dos Estados Unidos, três confrontos da Copa do Brasil, nove partidas do Campeonato Mineiro, 10 no Brasileiro e seis na Sul-Americana.
O técnico Cuca utilizou apenas um jogador em todas as partidas possíveis – o goleiro Everson. O último a sair do clube foi o lateral Natanael, poupado contra o Caracas, na Venezuela. Com 30 jogos cada, Gustavo Scarpa, Alonso e Rubens são os outros atletas de maior assiduidade, além do próprio Natanael.
Cuca no Galo
Alexi Stival é o técnico mais vencedor da história do Atlético, tendo conquistado quatro vezes o Campeonato Mineiro, além de campeão da Copa Libertadores 2013, Campeonato Brasileiro 2021 e Copa do Brasil 2021. Recentemente, foi homenageado pelo Galo pela marca de 150 vitórias no Clube.
Cuca soma 276 jogos pelo Atlético, com 150 vitórias, 67 empates e 59 derrotas. É o quarto na lista de mais partidas no comando da equipe profissional.
Ele é o treinador que mais vezes venceu no Brasileirão do atual formato (20 clubes, desde 2006), com 218 triunfos em 502 partidas. Considerando todas as edições da competição, são 603 jogos, 263 vitórias, 167 empates e 173 derrotas.
Campeão pelo Atlético em 2021 e vice em 2012, Cuca também é o treinador que mais vezes dirigiu o Clube no Brasileiro, com 166 partidas, superando o lendário Telê Santana (154), que foi o técnico do título de 1971.
Números do técnico pelo Galo:
Títulos:
Desempenho do Cuca pelo Galo por temporada:
Cuca no Brasileiro (geral):
Cuca pelo Galo no Brasileiro:
Técnicos com mais jogos pelo Galo:
Histórico de Atlético x Ceará
Esse duelo de alvinegros começou no Brasileirão de 1971. Na campanha do título, o Galo venceu o Ceará por 2 a 0 no estádio Presidente Vargas, gols de Dadá Maravilha e Oldair.
Nos oito primeiros jogos, o Galo se manteve invicto. A primeira vitória do Ceará aconteceria no Brasileiro de 1980, contra um dos mais fortes times já montados pelo Atlético (2 a 1 no Castelão para o time da casa).
Houve um hiato no confronto entre 1997 e 2004. Os clubes voltariam a medir forças na Copa do Brasil de 2005, quando o Vozão levou a melhor. Em 2006, o Galo venceu os dois jogos pela Série B, e garantiu o título da competição com um 1 a 0 no Castelão, gol de Marinho.
Os últimos confrontos entre Atlético e Ceará aconteceram no Brasileirão de 2022, dois empates de 0 a 0.
Artilheiros do Galo em 2025:
Garçons do Galo em 2025:
👏Mais participações diretas em gol em 2025:
Mais jogos em 2025:
Artilheiros do Galo no século XXI:
Artilheiros do Galo na história do Brasileiro:
Artilheiros do Galo nos pontos corridos
Jogadores que mais atuaram pelo Galo nos pontos corridos
Mais de 100 jogos pelo Galo (atual elenco):
Estrangeiros com mais jogos pelo Galo:
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico