Duelo pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, às 16h, no Mineirão
Cruzeiro x Atlético – 9 de fevereiro (domingo) – 16h
📺Fique de olho!
Escala de arbitragem:
Felipe Fernandes de Lima é árbitro de Minas Gerais, com 37 anos. Ele apita jogos do Atlético no Módulo I do Mineiro desde 2016. Será a quarta vez que irá comandar um Galo x Cruzeiro. O primeiro clássico foi em 7 de março de 2020, quando o Galo venceu por 2 a 1, gols de Igor Rabello e Otero (última partida antes do fechamento dos portões por conta da Covid-19).
Depois, foi o árbitro da final do Campeonato Mineiro de 2022, quando o Atlético venceu o rival por 3 a 1, dois gols de Hulk na final de partida única do Mineirão. O último clássico de Felipe Fernandes foi o da ida da final de 2024, em 30 de março, na Arena MRV. Empate de 2 a 2 na estreia de Gabriel Milito no Atlético.
Dados e fatos para Galo x Cruzeiro
🐔Atlético na temporada 2025
🔺Galo no Campeonato Mineiro
São quatro empates e duas vitórias do Galo nessa fase classificatória do Mineiro 2025. O Atlético enfrentou Aymorés, Democrata GV e Pouso Alegre com uma equipe composta em sua maioria por atletas do sub-20. Mais recentemente, com o elenco principal, venceu o Villa Nova e o Athletic, ambos por 1 a 0 com gol do Hulk. Antes, havia empatado em 1 a 1 com o América no Mineirão, gol de Bernard.
O Atlético, portanto, soma 10 pontos e está em terceiro lugar no Grupo A, atrás de Betim (12) e Tombense (13). Se vencer o Cruzeiro, o Galo pula para a vice-liderança, com a mesma pontuação da equipe de Tombos, mas teria uma vitória a menos (4 a 3). Por outro lado, terminaria a rodada como o melhor segundo colocado, superando o América-MG, que tem saldo melhor que o Betim.
Na fórmula de disputa do Estadual, os três líderes de grupo, além do melhor segundo colocado, avançam para o mata-mata, no qual são jogos de ida e volta, com o empate no agregado levando para pênaltis.
Na última rodada de classificação, o Galo encara o Itabirito, também no Mineirão, às 19h45, com venda de ingressos já disponível.
Trabalho da semana
O técnico Cuca teve quatro dias de trabalho preparatório para o clássico, após a vitória diante do Athletic. No DM, seguem Cadu e Caio Maia, ambos com lesões nos joelhos direitos. O atacante Tomás Cuello, que sofreu entorse no tornozelo esquerdo na última partida, faz tratamento na fisioterapia.
O Atlético não poderá contar com Junior Santos, que foi expulso no fim do jogo diante do Athletic e cumpre suspensão automática. O zagueiro Lyanco e o meia Gabriel Menino estão pendurados com dois cartões amarelos, cada. Na sexta-feira, Igor Gomes, Renzo Saravia e Cuca receberam homenagens do Atlético por marca de jogos alcançadas. No caso dos dois jogadores, foram 100 partidas para cada. Já o técnico Cuca completou 250 compromissos pelo Clube, e conversou com a GaloTV:
🥰Raros em Campo
Pelo segundo ano consecutivo, o Atlético abraça a campanha Raros em Campo, promovida pela FMF. O Galo usará o patch especial da iniciativa, que visa dar evidência aos desafios diários dos doentes raros e de seus familiares nos cuidados.
Antes da partida, doentes raros inscritos previamente terão a oportunidade de entrar em campo com os jogadores e se unir às torcidas para pedir o fim do preconceito contra os raros, mais qualidade de vida, acesso a tratamento e inclusão.
📋Cuca no Galo
Alexi Stival está no quarto trabalho pelo Galo e alcançou a marca de 250 jogos no Clube. É o técnico mais vencedor da história do Atlético, tendo conquistado três vezes o Campeonato Mineiro, além de campeão da Copa Libertadores 2013, Campeonato Brasileiro 2021 e Copa do Brasil 2021.
Cuca soma 250 jogos pelo Atlético, com 137 vitórias, 58 empates e 55 derrotas. É o quarto na lista de mais partidas no comando da equipe profissional. Ele esteve à frente do Galo em 12 clássicos diante do Cruzeiro, nos anos de 2011, 2012, 2013, 2021 e 2025.
Números do técnico:
Títulos:
Desempenho por temporada:
Técnicos com mais jogos pelo Galo:
🎥Arana, 5 anos de Galo
Um dos maiores laterais da história do Atlético, Guilherme Arana completou cinco anos de Clube. Ele estreou no dia 6 de fevereiro de 2020, diante do Unión Santa Fe na Argentina, pela Copa Sul-Americana. Para registrar a data comemorativa, a GaloTV preparou um documentário sobre a trajetória já histórica do camisa 13 pelo Atlético, com títulos, gols, a superação de grava lesão de 2022, e muita identificação com a Massa
Arana tem 21 gols em 227 jogos pelo Atlético, ficando só atrás de Everson e Hulk em números de partidas, considerando os jogadores do atual elenco. Ele foi cinco vezes campeão mineiro, e ergueu os troféus da Copa do Brasil e Brasileiro em 2021, além da Supercopa do Brasil de 2022.
📰Histórico de Atlético x Cruzeiro
O clássico mineiro acontece desde 1921, quando houve um amistoso no extinto estádio do Prado Mineiro. Ao longo de quase 104 anos de história, foram 526 jogos disputados entre Atlético e Cruzeiro, com vantagem para o Galo: 212 vitórias, 141 empates e 173 derrotas.
A maior goleada aplicada no clássico foi do Galo, vitória de 9 a 2 em 27 de novembro de 1927. O maior artilheiro do clássico é Guará, o Perigo Louro, que anotou 26 vezes contra o Palestra Itália/Cruzeiro. Guará foi campeão brasileiro de 1937, e teve a carreira interrompida precocemente após uma pancada na cabeça ocasionada por disputa de bola contra um zagueiro do Palestra.
O Atlético acumula cinco jogos seguidos de invencibilidade diante do rival, com duas vitórias e três empates. Os triunfos foram de 3 a 1 na final do Campeonato Mineiro de 2024, que garantiu o título mineiro pela quinta vez consecutiva, e, dias depois, houve um sonoro 3 a 0 na Arena MRV, pelo primeiro turno do Brasileirão.
O último encontro aconteceu nos Estados Unidos, quando a temporada 2025 do Atlético foi inaugurada com um clássico que terminou em 0 a 0 pela FC Series, série de amistosos em Orlando/EUA. Foi o segundo clássico realizado fora do Brasil, depois daquele do Torneio de Verão de 2009, no Uruguai.
💪116 gols de Hulk no Galo
O atacante Hulk marcou os dois últimos gols do Atlético, que deram as vitórias contra Villa Nova e Athletic. No clássico diante do Cruzeiro, ele soma sete gols e duas assistências (9 participações diretas em gol) em 11 duelos contra o rival. Na final do Campeonato Mineiro de 2024, foi um gol dele, de pênalti, que fez o Galo virar o jogo para 2 a 1 no Mineirão. A partida terminaria em 3 a 1.
O Site do Galo fez um levantamento, atualizado a cada gol marcado, com um raio-x de todos os gols de Hulk com a camisa alvinegra. São 32 gols que decretaram o placar de vitória ao Atlético. Também são 32 gols totais no Campeonato Mineiro, sendo o único jogador do Galo em todos os tempos a conquistar a artilharia do Estadual em três edições seguidas (2022, 2023 e 2024).
🎯Gustavo Scarpa – 14 assistências
As duas vitórias do Atlético no Campeonato Mineiro (e na temporada 2025) foi por 1 a 0, gols de Hulk com passes de Gustavo Scarpa. O meia-atacante, que assumiu a camisa 10 nesta temporada, soma um total de 14 assistências com a camisa do Atlético. São elas:
Temporada 2024:
20/4 – Galo 3×0 Cruzeiro no Brasileiro
Passe para o gol de Matías Zaracho
20/4 – Galo 3×0 Cruzeiro no Brasileiro
Passe para o gol de Guilherme Arana
30/4 – Galo 2×0 Sport na Copa do Brasil
Passe para o gol de Guilherme Arana
28/5 – Galo 4×0 Caracas na Libertadores
Passe para o gol de Pedrinho
28/5 – Galo 4×0 Caracas na Libertadores
Passe para o gol de Alisson
26/6 – Internacional 1×2 Galo no Brasileiro
Passe para o gol de Cadu
3/7 – Galo 2×4 Flamengo no Brasileiro
Passe para o gol de Hulk
21/7 – Galo 2×0 Vasco da Gama no Brasileiro
Passe para o gol de Hulk
20/8 – Galo 1×0 San Lorenzo na Libertadores
Passe para o gol de Battaglia
28/8 – São Paulo 0x1 Galo na Copa do Brasil
Passe para o gol de Battaglia
25/9 – Galo 2×0 Fluminense na Copa Libertadores
Passe para o 1º gol de Deyverson
19/10 – Vasco 1×1 Galo na Copa do Brasil
Passe para o gol de Hulk
Temporada 2025:
1/2 – Villa Nova 0x1 Galo no Mineiro
Passe para gol de Hulk
5/2 – Galo 1×0 Athletic no Mineiro
Passe para gol de Hulk
🤠Alonso rumo ao Top-5
Na terceira passagem pelo Atlético, Junior Alonso tem uma meta ao seu alcance: se tornar o jogador estrangeiro que mais vezes defendeu o Atlético. O paraguaio soma 165 jogos e está perto de ultrapassar as 167 apresentações do chileno Eduardo Vargas. O líder da lista é o equatoriano Juan Cazares, que entrou em campo 205 vezes pelo Galo.
Entre a posição de Alonso e o topo, além de Vargas, há os seguintes nomes: o ítalo-brasileiro, nascido em Roma, Benito Fantoni (ex-zagueiro), o argentino Matías Zaracho, que foi vendido ao Racing Club, e o ex-lateral uruguaio Cincunegui, campeão brasileiro de 1971.
Artilheiros do Galo no Século XXI:
⚔️Mais de 100 jogos pelo Galo (atual elenco):
🇵🇾Estrangeiros com mais jogos pelo Galo:
Fotos: Pedro Souza, Pedro Click e Daniela Veiga/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico