Projeto sensorial atende todas as necessidades de ambientação e acolhimento das crianças do espectro autista
Reafirmando seu compromisso com a inclusão, o Galo fechou parceria com a Clínica Florescer para implementação da sala sensorial para autistas na Arena MRV.
O projeto sensorial atende todas as necessidades de ambientação e acolhimento das crianças do espectro autista, e está previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2025. O novo espaço será administrado pela Clínica Florescer, de Belo Horizonte, que tem foco no atendimento de crianças autistas, e comorbidades associadas, em parceria com o Instituto Galo. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional.
“Estádios de futebol são ambientes bastante desafiadores para autistas devido ao excesso de estímulos. Tornar esse ambiente adaptado e acolhedor, viabilizando o acesso efetivo faz com que o futebol seja verdadeiramente inclusivo”, destaca Vanessa Lobato, proprietária da Clínica Florescer, que conta com sete unidades na Grande BH: cinco na região Centro-Sul, uma no Eldorado e outra no Planalto.
“Possibilitar que uma criança autista e sua família assistam uma partida de futebol de maneira divertida, prazerosa e adaptada faz com que o evento seja também uma experiência social muito positiva e agradável”, completa.
Em maio de 2023, o Galo utilizou camisa com patch, letras e números alusivos ao mês de conscientização do Autismo.
A sala sensorial irá se somar aos diversos aspectos que tornam a Arena MRV a mais inclusiva da América Latina. Além de todo o trabalho realizado pelo Instituto Galo, que é o maior projeto social do futebol brasileiro e nasceu como uma contrapartida da obra, o estádio conta com tenda de acessibilidade para acolhimento de pessoas com necessidades especiais; consultor de acessibilidade; acesso facilitado para cadeirantes, com rampas e elevadores; cadeiras de roda à disposição de pessoas com mobilidade reduzida; assentos reservados com visibilidade total; todos os banheiros adaptados; placas em braile e piso tátil.