Ex-zagueiro esteve no “Encontro com o Ídolo” em Pouso Alegre
Tradicional ação pós-jogo do Instituto Galo na Arena MRV, o “Encontro com o Ídolo” pegou a Fernão Dias rumo a Pouso Alegre no último sábado, e contou com uma participação especial. O ídolo e ex-zagueiro Grapete, campeão brasileiro de 1971, esteve entre os torcedores que conheceram os atletas do atual elenco após o jogo do Campeonato Mineiro.
José Borges do Couto marcou época no Atlético, onde foi a referência da defesa por quase 500 jogos (486 presenças), o que faz dele o sétimo jogador que mais vezes defendeu o manto alvinegro. Com o apelido do tradicional refrigerante, Grapete era sinônimo de zagueiro de forte marcação, mas sempre leal. Características valorizadas pelo próprio Rei Pelé, que foi um de seus adversários contumaz.
No Encontro com o Ídolo, Grapete pode conversar com atletas como Everson, Gustavo Scarpa, Reinier e Igor Gomes, além do técnico Jorge Sampaoli. No caso do goleiro alvinegro, ele divide com o ex-zagueiro o fato de ter sido campeão brasileiro pelo Galo.




Nascido em 1943 na cidade de Silvianópolis, na microrregião de Pouso Alegre, cidade na qual deu os primeiros passos no futebol antes de chegar ao Atlético e se profissionalizar em 1964. Ele pendurou as chuteiras no América de São José do Rio Preto pouco depois de ter deixado o Atlético, em 1975.
Durante esse período no Galo, Grapete esteve presente em outros momentos memoráveis, como a inauguração do Mineirão em setembro de 1965, fazendo parte da Seleção Mineira que venceu o River Plate por 1 a 0 (gol de Buglê, também Galo), e da vitória de 2 a 1 contra a Seleção Brasileira em 1969, pouco antes do Brasil ser tricampeão mundial no México.
𝐸𝓃𝒸𝑜𝓃𝓉𝓇𝑜 𝒸𝑜𝓂 Í𝒹𝑜𝓁𝑜 𝑒𝓂 𝒫𝑜𝓊𝓈𝑜 𝒜𝓁𝑒𝑔𝓇𝑒 🛣️
A segunda edição do Instituto Galo na Estrada ainda reservou momentos de muita risada e emoção. O Imortal Grapete, campeão brasileiro em 1971 e sétimo jogador que mais vestiu a camisa do Galo, nos deu a honra de… pic.twitter.com/gKvVZm0zWs
— Instituto Galo (@InstitutoGalo) February 2, 2026