Partida às 16h30 no estádio Castor Cifuentes
Villa Nova x Atlético – 1º de fevereiro (sábado) – 16h30
📺Fique de olho!
Escala de arbitragem:
Aos 37 anos, o árbitro Vinícius Gomes do Amaral apita pelo Campeonato Mineiro desde de 2022 e tem quatro jogos do Atlético no currículo. Esteve no comando de Galo 3×0 Patrocinense e Democrata GV 0x1 Galo no Mineiro de 2022, no ano seguinte, apitou Galo 1×1 América e Athletic 0x2 Galo.
Dados e fatos para Galo x Villa Nova
🐔Atlético na temporada 2025
🔺Galo no Campeonato Mineiro
São quatro empates nas quatro primeiras rodadas da fase classificatória do Mineiro 2025. O Atlético enfrentou Aymorés, Democrata GV e Pouso Alegre com uma equipe composta em sua maioria por atletas do sub-20. Mais recentemente, com o elenco principal, empatou em 1 a 1 com o América, no Mineirão.
O grupo do Galo ainda conta com Betim, Uberlândia e Tombense. Na fórmula de disputa do Estadual, os três líderes de grupo, além do melhor segundo colocado, avançam para o mata-mata, no qual são jogos de ida e volta, com o empate no agregado levando para pênaltis.
✋Em busca do hexa
O Atlético é o primeiro, último e maior vencedor da história do Campeonato Mineiro. Foi o campeão da edição inaugural, em 1915. Em 110 anos de história, o Estadual teve o Galo como vencedor em 49 vezes. A maior sequência de títulos da era profissional também pertence ao Atlético, quando venceu o Mineiro de 1978 a 1983, se sagrando hexacampeão. É repetir essa façanha que será a missão no Estadual de 2025, uma vez que o Clube é o campeão do torneio, de forma sequencial, desde 2020.
O penta do Galo (2020-2024)
Taça do Campeonato Mineiro – Foto: Cris Mattos/FMF
Trabalho da semana
Após empatar com o América em 1 a 1 na quarta-feira, o elenco profissional do Atlético fez dois trabalhos no CT, na quinta à tarde e na sexta-feira de manhã. O técnico Cuca já pode contar com o argentino Tomás Cuello nas duas sessões de trabalho. Ele está regularizado na CBF.
No departamento médico do Atlético seguem os atacantes Caio Maia e Cadu, ambos com lesões no joelho. O primeiro aguarda marcação de cirurgia, algo que Cadu já realizou no ano passado e está desde outubro em recuperação do contusão.
🤝Reforços apresentados
Na tarde de sexta-feira, na sala de imprensa da Arena MRV, o diretor de futebol Victor Bagy fez a apresentação oficial dos cinco reforços que o Atlético já contratou para 2025. São eles: Patrick, Gabriel Menino, Natanael, Junior Santos e Tomás Cuello. Cada atleta fez uma rápida introdução da chegada ao Galo e, em sequência, deram entrevistas na zona mista para os profissionais de imprensa.
Todos eles já estão inscritos no BID da CBF e com condições legais de jogo. Menino, Natanael e Junior Santos enfrentaram o América-MG na quarta-feira.
📋Cuca no Galo
Alexi Stival retorna ao Galo para o quarto trabalho. É o técnico mais vencedor da história do Clube, tendo conquistado três vezes o Campeonato Mineiro, além de campeão da Copa Libertadores 2013, Campeonato Brasileiro 2021 e Copa do Brasil 2021. Cuca soma 248 jogos pelo Atlético, com 135 vitórias, 58 empates e 55 derrotas. É o quarto na lista de mais partidas no comando da equipe profissional.
Números do técnico:
Títulos:
Desempenho por temporada:
Técnicos com mais jogos pelo Galo:
📰Histórico de Atlético x Villa Nova
É o duelo mais antigo do futebol de Minas Gerais, com o primeiro embate tendo sido realizado em 1912, no antigo campo do Atlético, na avenida Augusto de Lima (à época, Av. Paraopeba). Os dois clubes foram fundados em 1908. O artilheiro do confronto é o ex-atacante Lucas Miranda, que fez incríveis 23 gols no Leão do Bonfim.
Na história do Campeonato Mineiro, Atlético e Villa Nova disputaram diretamente o título em sete ocasiões, com o Galo sendo campeão em quadro delas e vice para o Villa em outras três oportunidades.
Na transição da era amadora para o profissionalismo em Minas Gerais, o Villa Nova teve uma fase de hegemonia, sendo tetracampeão estadual (1932, 33, 34 e 35). Daquele time, dois jogadores iriam se transferir para o Atlético e fariam parte do elenco campeão brasileiro de 1937: Zezé Procópio e Alfredo Bernardino.
Curiosamente, em 1971, no que fora considerado a primeira edição do Brasileirão, Atlético foi campeão da Série A e o Villa, da Série B. O último duelo Galo x Villa aconteceu em 2022, na estreia do técnico Turco Mohamed, empate de 1 a 1 em Nova Lima, com Dylan Borrero marcando o tento da igualdade para o Alvinegro.
Artilheiros do Galo no Século XXI:
⚔️Mais de 100 jogos pelo Galo (atual elenco):
🇵🇾Estrangeiros com mais jogos pelo Galo:
Fotos: Pedro Souza, Pedro Click e Daniela Veiga/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico