Duelo pelo Brasileirão em Salvador, às 18h30
Vitória x Atlético – 31 de agosto (domingo) – 18h30
Fique de olho!
Escala de arbitragem:
Alex Gomes Stefano é árbitro da Federação do Rio de Janeiro. Aos 37 anos, tem cinco partidas do Atlético no currículo, duas pelo Brasileiro de 2024 – os empates fora de casa contra o Juventude (1×1) e São Paulo (2×2) – e três no Brasileirão 2025, a vitória de 1 a 0 contra o Ceará na Arena Castelão, com gol de Rony, e a derrota para o Palmeiras por 3 a 2 no Allianz Parque (dois gols de falta de Hulk), além da derrota para o Grêmio por 3 a 1 na Arena MRV (gol de Scarpa).
📊 Dados e fatos – Atlético x Vitória
O Atlético é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro e sul-americano na atualidade. Nos últimos 14 anos, conquistou 16 títulos oficiais: dois internacionais (Libertadores de 2013 e Recopa Sul-Americana de 2014), quatro nacionais (Copa do Brasil de 2014 e 2021, Brasileiro de 2021 e Supercopa do Brasil de 2022), além de 10 taças do Campeonato Mineiro.
O Galo foi campeão do Campeonato Brasileiro em três edições – 1937, 1971 e 2021. Além disso, é o terceiro clube que mais vezes terminou a competição entre os quatro melhores (21). Apenas Grêmio (22) e o Palmeiras (26) estão acima do Atlético nesse quesito.
O Atlético inicia a 22ª rodada na 12ª colocação do Brasileirão, com 24 pontos em 19 partidas. Há dois jogos em atraso – Sport e Fortaleza, ambos em casa – que ainda serão remarcados pela CBF.
Caso entre em campo, Junior Alonso irá quebrar um recorde no Atlético, se tornando o estrangeiro com mais jogos na história do Clube – 206. Ele superaria o equatoriano Juan Cazares.
O Galo será comandado pelo auxiliar técnico Lucas Gonçalves. O profissional de 43 anos faz parte da comissão técnica fixa do Atlético desde 2019, tendo tido uma passagem anterior como analista de desempenho entre 2016 e 2018. Ele tem seis jogos como treinador interino, com cinco vitórias e apenas uma derrota.
O atacante Hulk segue na contagem regressiva para alcançar a marca de 500 gols totais na carreira profissional (498). Pelo Atlético, são 130 gols marcados e a 10ª colocação da artilharia história do Clube. O camisa 7 foi revelado pelo Vitória-BA em 2004.
Após a partida diante do Vitória, haverá a pausa de jogos por conta da Data Fifa. O próximo compromisso do Atlético será no dia 11 de setembro, diante do Cruzeiro, pelo jogo decisivo das quartas de final da Copa do Brasil, no Mineirão.
Atlético na temporada 2025
🗺️🇧🇷🔺Por competições:
🐔🇧🇷Atlético no Campeonato Brasileiro
Atualmente, o Atlético tem 24 pontos somados em 19 jogos do Brasileirão 2025, iniciando a 22ª rodada em 12º lugar. A equipe alvinegra vem de derrota por 2 a 0 para o São Paulo no Morumbis no último domingo. Como visitante, o Galo tem 9 pontos em 11 jogos (27%), dono da 16ª campanha.
Resultados do Galo no Brasileiro: Grêmio (D), São Paulo (E), Vitória (E), Santos (D), Botafogo (V), Mirassol (E), Juventude (V), Fluminense (V), Cruzeiro (E), Corinthians (E), Ceará (V), Internacional (V), Bahia (D), Palmeiras (D), Flamengo (D), Bragantino (V), Vasco da Gama (E), Grêmio (D) e São Paulo (D).
Primeiro campeão da história do torneio, em 1937, o Atlético também foi vencedor das edições de 1971 e 2021. Na história do Campeonato Brasileiro, o Galo é o terceiro time que mais vezes terminou entre os quatro primeiros colocados, 21 vezes. Só fica atrás do próprio Grêmio (22) e do Palmeiras (26).
Desde 2020, quando a gestão do Atlético ganhou as presenças dos atuais acionistas da SAF, as campanhas na Série A foram: campeão em 2021, terceiro lugar em 2020 e 2023, sétimo lugar em 2022 e 12º lugar em 2024.
🟥🟨Controle de cartões no Brasileirão 2025
Ranking de pontos do Brasileirão (1937-2024)
Vezes que o Atlético chegou no G-4 do Brasileirão: 21
👀De olho no adversário
O Vitória vem de derrota por goleada de 8 a 0 para o Flamengo no Maracanã, o placar mais elástico do Brasileirão na era dos pontos corridos. O resultado fez o time baiano realizar a demissão de Fábio Carille, que será substituído por Rodrigo Chagas, ex-jogador identificado com o clube e que estava no time Sub-20. O Leão da Barra iniciou a 22ª rodada em 17º lugar (primeiro do Z4), com 19 pontos em 21 jogos. Como mandante, o Vitória tem o quinto pior aproveitamento da Série A, com 14 pontos em 10 jogos.
Para o confronto contra o Atlético, o Vitória deve ganhar os retornos do lateral Raul Cáceres, do volante Baralhas e do atacante Matheuzinho. Outro reforço é o retorno do zagueiro Camutanga.
🏋️Trabalho da semana
Após o clássico pela Copa do Brasil na quarta-feira, o Atlético realizou três dias de trabalho no CT antes da viagem para Salvador. O zagueiro Junior Alonso, além dos atacantes Hulk e Cuello cumpriram suspensão automática na rodada passada diante do São Paulo. O atacante Dudu também cumpriu a punição imposta pelo STJD (6 jogos) e está livre para a sequência no Brasileirão.
DM do Galo – o atacante Bernard (cirurgia odontológica), o zagueiro Lyanco (coxa esquerda), o lateral Saravia (perna direita), o meio-campista Patrick (coluna), e os atacantes Cadu (joelho direito) e Caio Maia (joelho direito) seguem em tratamento.
Relacionados do Galo:
Goleiros: Everson e Gabriel Delfim.
Laterais: Caio, Guilherme Arana e Natanael.
Zagueiros: Alonso, Ivan Román e Vitor Hugo
Meias: Alexsander, Fausto Vera, Alan Franco, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa, Igor Gomes, Iseppe e Reinier.
Atacantes: Biel, Tomás Cuello, Dudu, Hulk, João Marcelo, Júnior Santos e Rony.
⬆️⬇️Movimentos de mercado
Quem chegou (16): Gabriel Menino, Patrick, Natanael, Júnior Santos, Tomás Cuello, Rony, Caio, Ivan Román, João Marcelo, Vitor Hugo, Dudu, Isaac (volta de empréstimo), Biel, Alexsander, Reinier e Ruan Tressoldi.
Quem subiu (3): Robert Alves, Caio Maia e Iseppe.
Quem saiu (20): Eduardo Vargas, Alan Kardec, Mariano, Paulinho, Matheus Mendes, Maurício Lemos, Matías Zaracho, Rodrigo Battaglia, Robert, Paulo Vitor, Bruno Fuchs, Otávio, Alisson, Vitinho, Luiz Filipe, Deyverson, Brahian Palacios, Rubens, Rômulo e Igor Rabello.
Lucas Gonçalves no Galo
Natural de Porto Alegre e com 43 anos, Lucas Gonçalves será o técnico interino do Atlético na partida contra o Vitória, após o anúncio da saída de Cuca na manhã de sexta-feira. Lucas Gonçalves está na comissão técnica do Galo como auxiliar desde 2019, sendo que houve uma primeira passagem do profissional, como analista de desempenho, entre 2016 e 2019.
Como técnico interino, o gaúcho fez seis jogos no Galo, com cinco vitórias e uma derrota. O primeiro momento foi no início da temporada de 2021, com quatro vitórias no Estadual antes da chegada do técnico Cuca. Depois, foi o treinador de Atlético 1×2 Corinthians no Brasileirão (transição entre a saída de Turco Mohamed e a chegada de Felipão), e no triunfo contra o Athletico-PR na última rodada do Brasileiro de 2024, após o fim da era Gabriel Milito.
Ainda houve uma partida na qual Lucas Gonçalves dirigiu o Atlético na beira do campo – Palmeiras 2×1 Galo no Brasileiro de 2024 – entretanto, nesse jogo, ele foi apenas o substituto, ao lado do auxiliar Leandro Ávila, pois Milito cumpria suspensão por conta de expulsão.
Números do técnico pelo Galo:
📰Histórico de Atlético x Vitória
O duelo já aconteceu por 61 ocasiões ao longo da história, sendo 51 jogos pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, são 27 vitórias do Atlético, com 18 empates e 16 triunfos do Vitória. O primeiro confronto foi em 1955, amistoso na Arena Fonte Nova, com o Galo tendo vencido por 2 a 1. Os dois últimos encontros terminaram em 2 a 2, ambos em Belo Horizonte (na Arena MRV em 2024 e no Mineirão no 1º turno da Série A de 2025).
Os jogos mais emblemáticos entre Atlético foram pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1999. O Atlético eliminou o Vitória em uma série de três jogos. Venceu por 3 a 0 em BH, perdeu por 2 a 1 em Salvador e, igualmente na capital baiana, garantiu a presença na final com outra vitória de 3 a 0.
O artilheiro do confronto é Guilherme Alves, por seis gols. Por fim, o Vitória é o clube que revelou o atacante Hulk em 2004. Ele realizou duas partidas pelo Brasileiro naquele ano até ser vendido ao Japão.
Estatísticas gerais do Atlético
Artilheiros do Galo em 2025:
Garçons do Galo em 2025:
👏Mais participações diretas em gol em 2025:
Mais jogos em 2025:
Artilheiros do Galo no século XXI:
Artilheiros do Galo na história do Brasileiro:
Artilheiros do Galo nos pontos corridos
Jogadores que mais atuaram pelo Galo nos pontos corridos
Mais de 100 jogos pelo Galo (atual elenco):
Estrangeiros com mais jogos pelo Galo: