Técnico analisa derrota da equipe no Brasileirão
Pergunta: Foi a pior atuação do Atlético sob o seu comando?
Sampaoli: “Sim, sim. Concordo. Foi uma partida na qual a nossa equipe não teve nenhuma possibilidade de ganhar o jogo. A verdade é que demos um ou dois passos atrás do que o time vinha sendo, até agora. Porque, mais além de jogar mal a partida, a equipe se desorganizou muito, animicamente, ficou devendo. E isso, realmente, ficou bem claro”.
Pergunta: Queria saber do Scarpa, porque ele foi banco no primeiro tempo sendo que ele vinha sendo um dos melhores jogadores do time…
Sampaoli: “Foi uma escolha. Estamos jogando a cada pouco tempo. Mas, depois o Scarpa entrou, e a equipe, tampouco, teve melhorias. Acho que, inclusive, no segundo tempo houve mais desordem que no primeiro tempo. No primeiro, praticamente, tirando o gol do Fluminense, não aconteceu absolutamente nada. No segundo tempo, creio que o time sentiu o golpe do gol e acredito que as mudanças não nos ajudaram muito a mudar a história (do jogo)”.
Pergunta: Nos últimos jogos contra Botafogo, Mirassol e Juventude, você optou pelo Caio na lateral esquerda. Hoje, você começou com o Arana. Qual foi a sua ideia para a mudança dessa titularidade?
Sampaoli: “Não… A ideia é que joguem os jogadores que tenham mais energia. Necessitamos de todos. Porque a rotação tem a ver com os jogadores que, talvez, não possam dar o 100% por desgate de algumas partidas. Então, o Arana vinha descansado e escolhemos o Arana”.
Pergunta: A que você atribui a queda de rendimento e postura do time, principalmente no quesito defensivo?
Sampaoli: “Creio que é anímico. Creio que, animicamente, afetou um pouco ser superado e encontrar a impotência e a desordem. E isso foi fatal. Para mim, o que mais me deixa preocupado sobre o futuro é isso, que o time perdeu convicção. Vinha de, inclusive no jogo contra o Botafogo, a equipe perdeu o jogo de outra forma. Na verdade, hoje, estou surpreso. Pois esperava outro rendimento”.
Pergunta: Você tem colocado a insatisfação da falta de gols do ataque. Hoje, você modificou, colocou quase todos os atacantes. E o Atlético não cria oportunidades. O que fazer? Você tem testado todos os atacantes, praticamente. O que você pode falar para a torcida?
Sampaoli: “É seguir buscando alternativas. Nós estamos jogando coisas importantes para o clube. Estamos dando opções, mas não há resultados. Temos que buscar outras opções. Terá de ser assim”.
Pergunta: O que fazer para mudar diante desse cenário? Você pensa em buscar outra alternativa? Pretende dar sequência em uma equipe considerada titular?
Sampaoli: “Pode ser. Na verdade, já digo, isso (resultado) me surpreendeu hoje. POrque a equipe vinha rendendo medianamente bem, do ponto de vista da ordem, porque havia três partidas que não sofríamos gols. E hoje, nos vimos vulneráveis. Hoje, temos que pensar bem, analisar bem, ver bem por que aconteceu o quye aconteceu hoje o que não vinha ocorrendo anteriormente…”
Pergunta: Queria que você fizesse uma avaliação em relação à sua primeira passagem e alguns jogadores. O Guilherme Arana, em 2020, rendia muito com você. Hoje, vive uma queda brusca de atuação. É uma questão de posicionamento ou uma deficiência momentânea do atleta…
Sampaoli: “Sinceramente, não sei. Já se passou muito tempo dessa época (2020). Os jogadores passam por bons e maus momentos. O momento do Guilherme, que eu conheci, não é 100% dele. O que eu conheci não é este que, em um momento, o levou à seleção brasileira. Temos que tratar de recuperá-lo pois, sem dúvida, a equipe precisa desse Arana. Vamos trabalhar para que isso passe”.
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico