Galo já enfrentou Athletico-PR e Libertad-PAR em outras edições
Dos três adversários do Grupo G da Libertadores, o Alianza Lima, do Peru, é o único adversário que o Galo nunca enfrentou na competição. Sediado na capital Lima, o time manda seus jogos no Estádio Alejandro Villanueva, e é o segundo maior campeão nacional.
Terceiro maior vencedor do Campeonato Paraguaio, o Libertad foi adversário do Atlético na fase de grupos da edição de 2017 da Libertadores. Cada equipe venceu como mandante: Galo 2 a 0 em Belo Horizonte, no Independência, e Libertad 1 a 0 no estádio Tigo La Huerta, em Assunção, no Paraguai.
Além desses dois jogos, o Galo venceu um amistoso contra o time paraguaio em 1946, por 2 a 0, gols de Nívio e Xavier. A partida foi realizada no Estádio Antônio Carlos, em Belo Horizonte.
Já o Athletico-PR é o rival mais conhecido do grupo. Recentemente, em 2021, as equipes se encontraram na final da Copa do Brasil, conquistada pelo Galo, que venceu os dois jogos da decisão: 4 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, e 2 a 1 na Arena da Baixada, em Curitiba.
Pela Libertadores, foram duas partidas pelas oitavas de final da edição de 2000. Cada time venceu como mandante, e o Alvinegro se classificou às quartas-de-final ganhando o duelo nos pênaltis.
O retrospecto geral é favorável. São 64 jogos, com 30 vitórias do Galo, 12 empates e 23 vitórias paranaenses, 104 gols a favor e 72 contra.
O volante Otávio analisou o grupo do Galo. “ São equipes que já jogam Libertadores e começaram o ano bem. Vai ser muito difícil, e é importante começar bem jogando em casa”, concluiu o jogador.