Sistema de iluminação interna e externa da casa do Galo será semelhante ao adotado em vários estádios europeus e competições internacionais
Com a ambição de ser a mais moderna arena da América Latina, a tecnologia adotada na iluminação externa e interna da Arena MRV será um show à parte em dias de jogos e eventos. O sistema da casa do Galo será semelhante ao adotado em vários estádios europeus e competições internacionais e foi apresentado, em primeira mão, na Confut Sudamericana, evento de negócios do futebol que está sendo realizado em São Paulo.
“Aproveitamos esse evento internacional para mostrar que a Arena MRV está realmente no caminho para se tornar um espaço relevante em nível continental, onde a tecnologia será fortemente adotada para favorecer tanto a experiência do torcedor quanto a captação de receita”, revela João Márcio Coelho Jr., gerente de Marketing da Arena MRV.
A Massa Atleticana aguarda com expectativa para ver como será a iluminação da fachada da Arena MRV. A tecnologia será composta por 50 mil unidades de LED, coloridas e interativas, controladas de forma dinâmica. O sistema de controle da iluminação oferece inúmeras possibilidades de interações e integrações, como por exemplo, o sensoriamento com o sistema de sonorização e com as mídias nos painéis de LED internos do estádio.
“Buscamos uma experiência nova, positiva! Normalmente, este tipo de iluminação é simples e estático. Teremos cores diversas, interatividade e cenários automatizados. Podemos fazer um show de luzes de acordo com o momento, integrado com a iluminação interna e a sonorização. Isso traz uma energia forte, que empolga e traz satisfação para nosso fã”, afirma o CIO do Atlético e da Arena MRV, Leandro Evangelista.
A Unilumin, empresa parceira e fornecedora da Arena MRV, é a responsável pela fabricação e fornecimento de todo o sistema de iluminação esportiva, telões e painéis de LED que compõem os ativos digitais da casa do Galo.
“Todas as nossas escolhas foram baseadas em processos muito bem estruturados e éticos, avaliamos e damos notas para quesitos técnicos, comerciais e estratégicos e escolhemos sempre o melhor para a Arena MRV e o clube”, destaca Evangelista.
A empresa contratada pela Arena MRV é uma das maiores do mundo no ramo e foi responsável, entre tantos outros, por projetos em estádios como o Etihad Stadium (Manchester City), Allianz Arena, de Berlim, arenas da Copa do Mundo da Rússia e do Catar e, também, dos jogos olímpicos de Londres e do Rio de Janeiro.
“A tecnologia e recursos essenciais fornecidos pela Unilumin têm o objetivo de trazer para o fã/espectador uma experiência única e memorável, mas também para o ecossistema de marcas e anunciantes, expandindo o leque de possibilidade e maximizando os resultados na criação de experiências”, ressalta Marcello Marques, diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Unilumin.
Iluminação interna como parte do espetáculo
Além da fachada da Arena MRV, a iluminação interna também será parte do espetáculo. O sistema de iluminação esportiva é composto por projetores em LED de altíssima qualidade e desempenho, com padrões luminotécnicos acima, por exemplo, dos que são exigidos pela Conmebol. Ele também contará com projetores LED coloridos, interligados a um completo sistema de automação e gestão, que permite criar e operar incríveis espetáculos de “show de luzes”, como estamos acostumados a ver em partidas do futebol europeu.
Tecnologia conta com painéis de LED, promete encantar a Massa e ser fonte de recursos
“O nosso propósito é oferecer a arena mais tecnológica da América Latina, entregando bem-estar, personalização, facilidade, entretenimento e encantamento, sempre gerando impacto positivo na comunidade”, ressalta o CIO do Atlético.
Os telões da Arena MRV terão 144m² e serão de alta resolução. Além dos telões tradicionais, a Unilumin fornecerá um enorme “anel de LED”, de quase 600m, que reveste toda a testeira da arquibancada inferior. Também serão instalados painéis de LED nas testeiras dos túneis de acesso ao campo e da arquibancada superior.
“Todo o projeto foi pensado e desenvolvido por nós, da Unilumin, tendo ao epicentro de requisitos este lado “comercial” como um dos principais pontos, assim como a experiência do público. A entrega final são estes “ativos digitais”, integrados e gerenciados por uma solução totalmente flexível e expansível, que vai entregar à Arena MRV infinitas possibilidades e será também um importante canalizador de projetos, criando novas e poderosas fontes de geração de receita”, ressalta Marques.