• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético

Instituto Galo e Mário Penna promovem encontro sobre o câncer de mama na Arena MRV

13/10/2021 14:54
compartilhe

Em nova ação de apoio às causas que buscam transformar a vida das pessoas, levando a elas mais esperança e otimismo, o Instituto Galo e o Hospital Mário Penna realizaram hoje, 13, na Arena MRV, encontro com um grupo de mulheres que enfrentaram, ou ainda enfrentam, a dura batalha contra o câncer de mama. O evento, batizado de “Ares da Esperança”, teve o apoio da Solatio Energia Livre, parceira do Instituto Galo desde o início de suas atividades, e faz parte da campanha Outubro Rosa, que durante todo este mês desenvolve ações de conscientização e combate ao câncer de mama.


Crédito: Clube Atlético Mineiro/Bruno Sousa

As mulheres recebidas na Arena MRV (em torno de 20) são pacientes do Hospital Mário Penna e integram o grupo Entrelaçadas, criado na própria instituição de saúde. Elas foram recebidas pela presidente do Instituto Galo, Maria Alice Melo Coelho, e pelo seu CEO Thiago Camargo. Depois de uma pequena cerimônia de apresentações, no auditório da Arena, todas puderam conhecer com detalhes, diante de uma maquete, como será o estádio do Galo e, posteriormente, fizeram uma visita guiada aos espaços abertos à visitação. O ato final do encontro, antes de um lanche oferecido pelo Instituto Galo, se deu no deck do Centro de Experiências da Arena MRV, quando todos os presentes soltaram balões rosas com mensagens de esperança e pedidos (de paz, por exemplo) escritos pelos próprios participantes.

Esperança, por sinal, foi a palavra mais dita e ouvida no encontro. Maria Alice Coelho, por exemplo, disse que o mundo hoje pede por ares de esperança e que é justamente isso que a campanha busca oferecer. Ela destacou o apoio do Atlético e da Arena como fundamentais para o sucesso do evento, “que antes de tudo busca, também, conscientizar ao máximo as pessoas do perigo que representa o câncer de mama”.

O presidente do Mário Penna, Marco Antônio Leite, ressaltou que o papel da instituição que dirige, tanto quanto tratar, é levar esperança aos seus pacientes. “Fico muito feliz de ver o Mário Penna e o Galo com o mesmo intuito, que é o de ajudar as pessoas”, disse ele, ressaltando a importância que a instituição vê na ajuda do clube. “O Atlético e o Instituto Galo já nos ajudaram com bens materiais, como a recente doação de uma Van. Mas é muito bom ter com eles essa parceria, pois ela dá ainda mais credibilidade ao trabalho que realizamos”.

Um depoimento que emocionou os participantes do encontro foi dado pela conselheira do Instituto Galo Claudia Rossi, que já enfrentou algumas batalhas contra o câncer de mama, com metástases, no próprio Mário Penna. Claudia contou sua experiência com a doença e como o problema foi responsável por torná-la uma pessoa melhor, a enxergar a vida de outra forma e a valorizá-la ainda mais. A conselheira, que escreveu o livro “Sobrevivendo ao câncer”, criou bandanas rosas com laços (acessório superútil para quem é vítima da queda de cabelos em virtude de quimio ou radioterapia) e presenteou todas as pacientes presentes.

Pacientes como Marlete Aparecida da Silva fizeram depoimentos importantes de conscientização, que deveriam chegar a todas as mulheres. Ela contou que há pouco mais de um ano e meio, ao tomar banho, identificou um carocinho, do tamanho de um grão de arroz, pouco acima da mama. Como conhecia o risco que isso pode representar, procurou um médico. Fazer os exames demorou um mês, tempo suficiente para o caroço chegar ao tamanho de um grão de feijão. Poucos dias depois, já fazia quimio no Mário Penna, onde se curou do câncer. “Se não fosse a minha conscientização, certamente hoje não estaria aqui dando esse depoimento. E isso é o mais vale nessa campanha: conscientizar sobre a importância da prevenção. O câncer tem cura, basta entender a doença e não deixá-la sair do controle”, completou.

O CEO do Instituto Galo, Thiago Camargo, revelou que este encontro foi só mais um de vários outros já programados para este mês. “Vamos continuar nossas realizações de apoio às causas humanas. Onde pudermos ajudar estaremos presentes. Está é a nossa missão, e vamos cumpri-la sempre com a determinação que cada ação merecer.”