Em busca da liderança do Campeonato Brasileiro, o Atlético enfrenta o São Paulo às 16h deste domingo, no Morumbi, pela 5ª rodada. Vice-líder, com dez pontos, o Galo busca a 4ª vitória na competição, a 3ª como visitante. (Foto: Bruno Cantini / Atlético)
Em busca da liderança do Campeonato Brasileiro, o Atlético enfrenta o São Paulo às 16h deste domingo, no Morumbi, pela 5ª rodada. Vice-líder, com dez pontos, o Galo busca a 4ª vitória na competição, sendo a 3ª como visitante.
“O São Paulo jogou com um a menos desde os 14 minutos do segundo tempo, poderia ter feito o gol antes com o Luis Fabiano, uma bola que deu na trave, uma que o goleiro pegou. Mesmo jogando com um jogador a menos jogou de maneiras a vencer pela grandeza que tem, então, se houve um desgaste, o São Paulo tem o grupo bastante homogêneo, assim como o nosso, e o que a gente espera é ter a nossa regularidade, a gente vem jogando bem mesmo fora de casa, e jogar com a nossa grandeza, buscando a vitória”, afirma o técnico Cuca.
O atacante Jô espera um jogo difícil independente da formação do adversário.
“A gente sabe que o São Paulo tem outro jogo importante na quarta-feira, mas temos que pensar no nosso campeonato. Do outro lado tem jogadores que têm família que têm que correr atrás também. Temos que pensar em nós, ganhar se possível, mas a gente sabe que vai encontrar dificuldade”, diz o jogador, que marcou nos dois últimos jogos.
Curiosidades
– A maior goleada do Galo sobre o São Paulo foi pelo placar de 5 x 2 e aconteceu em 21/9/1969, no Morumbi, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Os gols alvinegros foram marcados por Vaguinho (2), Dario, Oldair e Ronaldo.
– O primeiro confronto entre Atlético e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro foi em 1º/9/1971 e o Galo venceu por 2 x 0, no Mineirão, com gols de Dario.
– Com 15 jogos, Wanderlei Paiva é o jogador que mais vezes enfrentou o São Paulo, seguido por Vantuir, com 14 partidas, e João Leite, com 12.
– Dario é o maior artilheiro do Atlético diante do São Paulo, com 4 gols, seguido por Guilherme e Carlyle, com três gols cada.
– Atlético e São Paulo decidiram o Brasileirão em duas oportunidades. Na primeira, em 1971, o Galo foi campeão. A decisão foi em um triangular e também envolveu o Botafogo. Já em 1977, o time paulista levou a melhor na decisão por pênaltis, com o Atlético tendo terminado a competição invicto.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x ATLÉTICO
Motivo: Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Data: 17/6/2012
Hora: 16:00
Estádio: Morumbi
Cidade: São Paulo (SP)
Árbitro: Auxiliares: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Cristhian Passos Sorence (Asp. Fifa/GO)
Goleiros: Giovanni, Renan Ribeiro
Laterais: Júnior César, Carlos César
Zagueiros: Réver, Leonardo Silva, Rafael Marques
Volantes: Richarlyson, Pierre, Leandro Donizete, Serginho, Fillipe Soutto
Meias: Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Escudero
Atacantes: Danilinho, Jô, André, Juninho