Com equipamentos de última geração, a Cidade do Galo oferece as melhores condições para que preparadores físicos, fisiologistas e fisioterapeutas desenvolvam o potencial dos atletas. (Foto: Bruno Cantini)
Em mais uma etapa da pré-temporada, os jogadores realizaram testes físicos nesta quinta-feira, na Cidade do Galo. Contando com equipamentos de última geração, o centro de treinamento atleticano oferece as melhores condições para que preparadores físicos, fisiologistas e fisioterapeutas desenvolvam o potencial dos atletas.
“A Cidade do Galo tem o diferencial de oferecer toda a infraestrutura necessária para que possamos avaliar as condições dos atletas e, a partir daí, traçar o planejamento adequado para cada um deles. Essa estrutura é fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido na pré-temporada”, comenta o preparador físico do Atlético e da Seleção Brasileira Carlinhos Neves.
Um dos testes realizados foi o dinamômetro isocinético, que, segundo os fisioterapeutas Rômulo Frank e Guilherme Fialho, tem como finalidade medir o equilíbrio muscular dos atletas para detectar possíveis desequilíbrios a serem corrigidos.
“O objetivo é mensurar a força muscular para que cada atleta possa ter um programa preventivo e individualizado ao longo de toda a temporada”, informa Rômulo Frank.
Acerca do teste de limiar de lactato, realizado na esteira, o fisiologista Roberto Chiari revela que a meta é determinar a resistência do atleta e encontrar o seu limite aeróbio.
“Esse teste é importante para buscar uma avaliação individual de cada jogador, seu nível de condicionamento, e fornecer informações para os preparadores físicos ajustarem a dose de treinamento para cada atleta”, observa Chiari.