• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Shopping da Massa
acessibilidade

Acessibilidade é tema fundamental na Arena MRV

A casa do Galo atenderá todas as leis de acessibilidade, mas o objetivo é ir além

12/5/2022 19:06
compartilhe

Projetada para ser a mais moderna da América Latina, a Arena MRV está com 55% da obra concluída e uma das grandes preocupações desde o início do projeto é com relação à acessibilidade.

A casa do Galo atenderá todas as leis específicas relacionadas ao tema, mas o objetivo é ir além e garantir que a acessibilidade seja universal para que todos os frequentadores tenham conforto, segurança e dignidade para acompanhar as partidas e os eventos no estádio.

A Arena MRV contará com 50 vagas de estacionamento dedicadas às pessoas com mobilidade reduzida, número superior ao que determina a legislação vigente. Das 136 catracas do estádio para entrada de público nos jogos e shows, 15 serão para acesso das pessoas com deficiência e estarão localizadas em toda arena. As áreas administrativas e os halls principais também contarão com seis acessos específicos para esse público e a Arena MRV terá, ainda, 21 elevadores.

Além dos elevadores, o acesso da torcida acontecerá por rampas desde o nível da rua. Essas rampas garantirão a possibilidade da presença das pessoas com cadeiras de roda ou mobilidade reduzida em todos os níveis do estádio. No setor 1, mais próximo ao campo, serão reservados 96 espaços para pessoas com cadeiras de rodas, 402 assentos para obesos e quatro para deficientes visuais com espaço para cão guia, uma das novidades em estádios de Belo Horizonte.

No segundo nível de arquibancada haverá 179 espaços para pessoas com deficiência e 226 assentos para obesos. E, no terceiro nível, 167 locais serão destinados para pessoas com cadeiras de rodas, 647 assentos para obesos e quatro para deficientes visuais com os cães guia.

Uma solução pensada no projeto e implementada na obra é que em todos os níveis de arquibancadas, o grande diferencial da Arena MRV é que a circulação dos torcedores acontecerá atrás dos locais destinados às cadeiras de roda, e não à frente, o que garantirá a visão do campo de jogo para as pessoas com deficiência.

Para auxiliar na locomoção dos deficientes visuais na Arena MRV, todas as placas de identidade visual do estádio terão escrita em braile e pisos táteis trarão conforto e segurança para o deslocamento nas dependências da Arena MRV.

Mais de 100 banheiros serão destinados às pessoas com deficiência, localizados sempre ao lado dos conjuntos de banheiros coletivos. Nesses espaços haverá vasos sanitários adequados, barras de apoio, além de locais para que, em caso de necessidade, o frequentador possa realizar a higiene pessoal com mais conforto. Em todos os banheiros de uso geral haverá vasos sanitários adaptados para pessoas com nanismo. As lanchonetes da Arena MRV contarão com balcões acessíveis para que as pessoas com cadeira de rodas tenham um atendimento digno. É a casa do Galo cada dia mais próxima da inauguração sendo pensada para todos os públicos.

DADOS DE ACESSIBILIDADE DA ARENA MRV

Número de vagas no estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida: 50

Número de elevadores: 21

Número de rampas de acessos (destinadas às arquibancadas): 6 principais

Número de espaços nas arquibancadas:

Arquibancada nível 1

96 espaços pessoas com cadeiras de rodas

402 assentos para obesos

4 assentos para pessoas com deficiência visual, com espaço para cão guia

Arquibancada nível 2

179 espaços pessoas com cadeiras de rodas

226 assentos para obesos

Arquibancada nível 3

162 espaços pessoas com cadeiras de rodas

647 assentos para obesos

4 assentos para pessoas com deficiência, com espaço para cão guia

Número de catracas:

Alto fluxo (acesso de torcedores):

121 unidades padrão;

15 unidades para pessoas com deficiência

Baixo fluxo (áreas administrativas e acessos aos halls principais):

21 unidades padrão;

06 unidades para pessoas com deficiência