Quase um século depois de terem se enfrentado pela primeira vez, Atlético e Villa Nova escrevem novo capítulo na história do confronto às 16h deste domingo, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, para disputar o clássico mais antigo de Minas Gerais. O Galo lidera o Campeonato Mineiro com 18 pontos e 100% de aproveitamento.. (Foto: Bruno Cantini / Atlético)
Quase um século depois de terem se enfrentado pela primeira vez, Atlético e Villa Nova escrevem novo capítulo na história do confronto às 16h deste domingo, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, para disputar o clássico mais antigo de Minas Gerais. O Galo lidera o Campeonato Mineiro com 18 pontos e 100% de aproveitamento.
Na primeira partida entre as equipes, disputada em 14 de julho de 1912, no antigo campo do Galo, onde atualmente se localiza o Minascentro, o Atlético goleou por 5 a 1. O jogo foi comemorativo ao aniversário do então governador do Estado, Bueno Brandão e marcou o primeiro duelo intermunicipal de uma equipe de futebol de Belo Horizonte.
O Atlético possui ampla vantagem no retrospecto geral do confronto. Em 231 jogos, foram 139 vitórias do Galo, 50 empates e 42 derrotas, 466 gols a favor e 241 contra.
Considerando-se apenas os confrontos em Nova Lima, a vantagem também é atleticana, com 32 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, 92 gols a favor e 60 contra.
O último encontro entre os times, em 20 de março do ano passado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, terminou com vitória do Galo por 2 a 1, gols de Ricardo Bueno e Uchôa (contra).
A última partida em Nova Lima, ocorrida em 21 de março de 2010, também foi vencida pelo Atlético, por 3 a 1, gols de Obina (2) e Renan Oliveira.
Com 17 gols, Mário de Castro é o maior artilheiro do Galo nos jogos contra o Villa Nova, seguido por Lucas e Ubaldo, com 13 gols cada.
Afonso (38 jogos) e Haroldo Lopes (33) são os atletas que mais atuaram contra o Villa.
FICHA TÉCNICA
VILLA NOVA x ATLÉTICO
Motivo: Campeonato Mineiro – 7ª rodada
Data: 18/3/2012
Hora: 16:00
Estádio: Castor Cifuentes
Cidade: Nova Lima (MG)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Frederico Soares Vilarinho