Partida de ida da semifinal na Arena MRV, às 21h30
Galo x River Plate – 22 de outubro – 21h30
Escala de arbitragem:
📺Fique de olho!
🏆Galo na Copa Libertadores
O Atlético chega à semifinal da Copa Libertadores com 100% de aproveitamento na Arena MRV. Foram cinco jogos e cinco vitórias em casa (Rosario Central, Peñarol, Caracas, San Lorenzo e Fluminense). A primeira partida da semifinal com o River Plate será em Belo Horizonte, uma vez que o Atlético fez 15 pontos na fase de grupos (segundo lugar geral), contra 16 da equipe de Marcelo Gallardo.
O Galo volta a encontrar o River Plate na Libertadores. Ao longo da história, foram quatro confrontos – dois no triangular da semifinal de 1978 e outros dois nas quartas de final de 2021. Para chegar à semifinal, o Atlético vem de vitória de 2 a 0 contra o atual campeão Fluminense, na Arena (gols de Deyverson), após perder de 1 a 0 no Maracanã.
O artilheiro do Galo na atual edição é Paulinho, com seis gols. Do lado do River, Miguel Borja também soma seis tentos. Ambos brigam pela artilharia geral da Libertadores, hoje nas mãos de Junior Santos (Botafogo), que fez 9 gols considerando também a fase antes da etapa de grupos.
🏋️Trabalho da semana
Muito pouco tempo para comemorar e descansar. Antes de enfrentar o River Plate, o Atlético empatou com o Vasco da Gama por 1 a 1, em São Januário, na partida decisiva da semifinal da Copa do Brasil. O time chegou a Belo Horizonte na madrugada de domingo (20/10), treinou pela manhã e fez o último treino preparatório contra os argentinos na tarde desta terça-feira.
Na Libertadores, Fausto Vera e Deyverson voltam a ser opções de Gabriel Milito, uma vez que ambos estão ausentes na Copa do Brasil por força do regulamento. Após enfrentar o River, o Atlético irá encarar o Internacional pelo Brasileiro, em casa, no sábado. O jogo decisivo contra os Millonarios é na terça que vem, 29/10, no Mâs Monumental (palco da final da Libertadores) no mesmo horário, às 21h30.
O técnico do Atlético irá completar 50 jogos no comando do Clube. Ele pode se tornar o primeiro da história a comandar o Galo em finais de Copa do Brasil e Libertadores na mesma temporada. Apenas Cuca, multicampeão, disputou as duas decisões, mas em anos diferentes – 2013 e 2021.
Milito já é o argentino com mais partidas à frente do Atlético, superando os 45 jogos de Jorge Sampaoli e Turco Mohamed. Além disso, com 50 jogos, se tornará o terceiro técnico mais longevo do Clube nos últimos 10 anos, só atrás de Levir Culpi (2014/15) e Cuca (2021).
Um trabalho excepcional de verdadeiros craques da arte urbana. O jogo Atlético x River irá inaugurar a nova área de recebimento das delegações visitantes da Arena MRV. É um corredor que representa o clima de pressão e festa que a Massa do Galo realiza dentro e fora das arquibancadas, simulando a Rua do Fogo e o Galo Doido, melhor mascote do Brasil.
🎙️Fala, Battaglia!
O zagueiro argentino concedeu entrevista coletiva virtual na Cidade do Galo. Battaglia destacou o grande trabalho da equipe em chegar na reta final de 2024 já finalista da Copa do Brasil e na disputa pela vaga na decisão da Copa Libertadores. O jogador também elogiou a equipe do River Plate, alertou para o alto nível de futebol que será apresentado nessa disputa da semifinal e se diz pronto para mais uma batalha com a camisa alvinegra.
“Vai ser um jogo histórico, importante. Já havia falado antes, penso que, nessa altura da competição, são só os melhores times. Não é casualidade que o Galo e o River Plate estejam na semifinal da Libertadores. E vai ser um confronto duríssimo. Sabemos que o River é um clube, historicamente, copeiro. Estamos com o desejo de ser campeão, eles também. Será um confronto muito lutado, disputado. E estamos preparados”, disse.
Confira as respostas completas de Battaglia
✉️Mensagem de Léo Silva
Mais um jogo decisivo para o Atlético na temporada. Dessa vez, Léo Silva escreveu a carta para a Massa antes do jogo contra o River Plate. O eterno campeão da Libertadores de 2013, autor do gol que levou a decisão para os pênaltis, exaltou a força do “Eu, acredito!”. Leia a mensagem completa do capitão do Galo aqui.
Por uma nova história! ✍🏼
Uma mensagem do ídolo e CAMpeão para a Massa! 🎙️🐔🔥#OGaloNuncaLutaSozinho pic.twitter.com/tbu9T6tdKH
— Atlético (@Atletico) October 22, 2024
📐Dados e estatísticas para Galo x River Plate
🌎Galo na Libertadores:
📰Histórico de Galo x River Plate
Galo x River Plate é um duelo que aconteceu outras duas edições na história da Libertadores, com o Atlético tendo eliminado os argentinos nas quartas de final de 2021, após vitória de 1 a 0 na ida, em Buenos Aires, e um verdadeiro massacre por 3 a 0 na volta, quando o Mineirão voltou a receber público após a pandemia da Covid-19. Os gols foram marcados por Nacho Fernández (ida); Zaracho (duas vezes) e Hulk, na volta.
O primeiro embate entre os clubes foi lá em 1978, quando o Galo, vice-campeão brasileiro do ano anterior, chegou às semifinais da Libertadores pela primeira vez. O formato da competição era completamente diferente, e a semifinal foi disputada por dois triangulares. De um lado – Galo, River e Boca Juniors. O Boca se deu melhor e fez a final com o Deportivo Cali, sendo bicampeão. Nesse triangular, o Atlético foi superado pelo River, fora de casa, por 1 a 0, e venceu pelo mesmo placar em casa, com gol de Marinho.
No retrospecto geral entre as equipes, são cinco jogos, com três vitórias do Galo, um empate, e o triunfo de 1978 dos Millonarios. Esse empate ocorreu no único amistoso entre os clubes, em 1985, no aniversário de 20 anos da inauguração do Mineirão – 1 a 1.
Os duelos Galo x River Plate
💰Premiação da Copa Libertadores
*Atlético venceu cinco partidas na fase de grupos
🧠Reencontro com Nacho
Um dos jogadores gringos de melhor passagem pelo Galo, o meia-atacante Nacho Fernández chegou a Belo Horizonte para a temporada de 2021 e foi protagonista com gols e assistências. Campeão mineiro, do Brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil, “Él Cérebro” acabou sendo negociado novamente com o River Plate em 2023.
Pelo Atlético, foram 19 gols e 20 assistências em 109 partidas realizadas. Ele ficou muito perto de dois “duplo-duplo” seguidos, com 10 gols e 10 assistências em 2021 (um deles no jogo de ida contra o River nas quartas da Libertadores), e 9 gols e 10 assistências em 2022. Ele é o nono jogador estrangeiro que mais vezes defendeu a camisa alvinegra.
🌎Os artilheiros do Galo na Copa Libertadores
⚽Os artilheiros do Galo no Século XXI
🐓Retrospecto do Galo em 2024
⚽Artilheiros de 2024:
LEIA MAIS! O raio-x completo dos 114 gols de Hulk pelo Galo!
🎯Garçons de 2024:
⚔️Mais jogos no ano:
🏠Arena MRV
Dados gerais:
Receitas:
Maiores públicos da Arena MRV (+ 40 mil)
Artilharia da Arena MRV:
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico