O Atlético avançou para as oitavas-de-final da Copa Sul-Americana ao vencer o Grêmio Prudente por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, em Ipatinga. Em final emocionante, Ricardinho marcou o gol da classificação.
Fotos: Bruno Cantini
O Atlético avançou para as oitavas-de-final da Copa Sul-Americana ao vencer o Grêmio Prudente por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no estádio Ipatingão, em Ipatinga-MG. Em final de jogo emocionante, Ricardinho marcou o gol da vitória aos 47 minutos do segundo tempo. No jogo de ida, em Presidente Prudente-SP, houve empate sem gols.
Na próxima fase da competição continental, o Galo enfrentará o vencedor do confronto entre Caracas (Venezuela) e o ganhador de Deportivo Lara (Venezuela) x Independiente Santa Fé (Colômbia).
Neste sábado, o adversário será o Guarani, novamente no Vale do Aço, pelo Campeonato Brasileiro.
O JOGO
O Atlético teve a primeira grande chance os nove minutos. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Diego Souza ajeitou a bola e Ricardo Bueno finalizou para a grande defesa de Giovanni. Cinco minutos depois, Diego Macedo cruzou com perigo pela direita e a zaga paulista fez o corte.
Aos 32 minutos, depois da tentativa de Serginho em chute de longa distância, o técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu a entrada de Neto Berola no lugar de Jairo Campos. Em outra boa oportunidade atleticana, Fernandinho foi à linha de fundo pela esquerda e deu ótimo passe para Diego Souza, que concluiu para fora.
Nos instantes finais do primeiro tempo, Diego Souza recebeu a bola na grande área pela direita e foi travado pelo zagueiro no momento da finalização. Depois da cobrança de escanteio, o próprio Diego Souza cabeceou e a bola saiu rente à trave.
INTERVALO
Luxemburgo substitui Fernandinho por Leandro.
SEGUNDO TEMPO
No primeiro ataque alvinegro, Ricardinho cobrou falta pela direita e Lima cabeceou para fora. Em seguida, Neto Berola deu um belo chapéu em seu marcador e tentou uma enfiada de bola, mas o goleiro Giovanni saiu do gol e interceptou o passe.
Aos 12 minutos, foi a vez de Ricardo Bueno deixar o campo para a entrada de Obina. O Galo aumentou a pressão e o goleiro paulista fez outra boa defesa em chute de Neto Berola. Logo depois, Ricardinho cobrou escanteio pelo lado direto e a zaga adversária conseguiu tirar a bola.
O Grêmio Prudente ameaçou em cruzamento pela direita e Lima foi preciso no corte após desvio de cabeça do atacante. Aos 27 minutos, Diego Macedo cruzou pela direita, Obina foi derrubado na área e o árbitro interpretou que o lance foi normal.
O Atlético seguiu dominando o jogo e levou perigo nos cruzamento de Leandro e Ricardinho, este em cobrança de falta, e nas finalizações de Lima e Neto Berola. Aos 37 minutos, Obina recebeu grande passe de Diego Souza na entrada da área e foi desarmado.
Nos minutos finais, o time alvinegro continuou pressionando. Aos 44, Diego Macedo foi à linha de fundo e cruzou com perigo para o corte da zaga. Na jogada seguinte, Fábio Costa fez grande defesa na finalização de Willian.
Já nos descontos, aos 47 minutos, o ímpeto do Atlético foi premiado. Depois do cruzamento de Neto Berola pela direita, Diego Souza ajeitou e Ricardinho chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro para fazer o gol da classificação.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 1 x 0 GRÊMIO PRUDENTE
Motivo: jogo de volta da 1ª fase da Copa Sul-Americana
Data: 11/08/2010
Estádio: Ipatingão
Cidade: Ipatinga (MG)
Gol: Ricardinho (92’)
Público: 3.658
Renda: 57.170,00
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Alessandro Rocha (Fifa-BA) e Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira, Rodrigo Mancha (Grêmio Prudente)
Atlético
Fábio Costa; Jairo Campos (Neto Berola), Lima e Werley; Diego Macedo, Serginho, João Pedro, Ricardinho e Fernandinho (Leandro); Diego Souza e Ricardo Bueno (Obina). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Grêmio Prudente
Giovanni; Paulo César, Anderson Luis, Leonardo e Marcelo Oliveira; Anderson, João Vitor, Rodrigo Mancha e Wesley (Carlos Eduardo); Rafael Martin (Deyvid Sacconi) e Wanderley (Willian). Técnico: Diego Cerri.