O time juvenil do Atlético se sagrou tetracampeão do Torneio Future Champions no último sábado, ao derrotar o Nacional, do Uruguai, por 2 a 1, em Joanesburgo, na África do Sul. A nova conquista veio coroar o excelente trabalho que vem sendo realizado por essa geração vitoriosa, comandada pelo técnico Diogo Giacomini.
“Parece que é fácil ganhar quatro títulos na sequência, mais é muito difícil. Tivemos muitas dificuldades nos quatro torneios, mas fomos merecedores porque jogamos com muita qualidade, esse é nosso intuito na categoria de base do Atlético. Nosso objetivo número um é formar jogadores de qualidade para a equipe profissional. É claro que os títulos vêm para coroar esse trabalho sério que vem sendo realizado no clube, mas, sem dúvida, o que mais interessa para a gente, e que a gente fica feliz que está acontecendo, é que estamos ganhando os jogos e os campeonatos, mas jogando com muita qualidade. E, mais uma vez, na África do Sul, aconteceu dessa maneira”, disse Diogo Giacomini.
O técnico falou das particularidades e experiências que o grupo teve nessa conquista na África do Sul.
“Foi uma experiência única para os atletas. Falando da parte cultural do torneio, os meninos foram a um musical africano, aprenderam sobre a cultura do país, passearam pelo Lyon Park, tiveram contato com animais e conviveram com as outras delegações. Na parte da competição, é sempre uma experiência importante essa troca de culturas de escolas diferentes de futebol. Tivemos muitas dificuldades extracampo, primeiramente com a altitude de 1.800 metros na cidade de Joanesburgo, no aquecimento os jogadores já reclamavam da dificuldade para respirar. O gramado sintético que não é costume nos torneios do Brasil, mas os atletas souberam superar tudo e conquistaram mais um título importante para o clube”, comentou o treinador.
Diogo finalizou falando da importância da palestra que o técnico Cuca realizou para os atletas antes da viagem.
“Foi uma palestra super emocionante, ele conseguiu emocionar os atletas com a sua história de vida, contou para os jogadores como foi sua trajetória dentro do futebol. Nós agradecemos muito a ajuda da comissão técnica do profissional que mostrou o extremo profissionalismo com que eles tratam o clube, atentos a todos os setores. Tenho certeza que essa palestra foi fator impulsionador e determinante para buscarmos esse título”.