• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético

Fisioterapia desempenha papel importante na base

29/3/2021 20:12
compartilhe

A reestruturação das categorias de base do Atlético passa, também, por um trabalho importante na fisioterapia.

Natália Bittencourt, coordenadora do setor na base alvinegra, considera que alguns processos realizados pelo departamento são fundamentais para o desenvolvimento dos atletas.

De acordo com ela, um aspecto relevante para o desenvolvimento da fisioterapia na base foi a integração com o profissional.

“Começamos a integrar os protocolos da base e do feminino com o profissional”, disse Natália.

Segundo a fisioterapeuta, alguns protocolos internacionais foram inseridos e adaptados à realidade do Atlético, de modo a se criar o padrão Galo, com o DNA Alvinegro, em termos de reabilitação.

“Incorporamos a experiência dos profissionais que aqui estão para deixar as intervenções com a cara do Atlético”, disse.

Natália destacou da importância que a fisioterapia teve, por exemplo, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20, conquistado pelo Galinho na última temporada:

Ela afirmou que a fisioterapia trabalhou de forma muito integrada com a fisiologia, com a comissão técnica e com a preparação física, realizando um trabalho preventivo desde o início até o final da competição.

“Com esse trabalho integrado, conseguimos reduzir 50% das lesões musculares e reduzir os dias de afastamento”, afirmou.

A coordenadora de fisioterapia da base citou o caso do zagueiro Hiago Ribeiro como exemplo concreto da importante participação do departamento na conquista nacional. Segundo ela, o atleta teve uma lesão muscular dez dias antes da final:

“Conseguimos fazer uma comunicação muito efetiva com os médicos, a comissão técnica e a preparação física”, disse. “Com isso, otimizamos o tratamento e ele conseguiu jogar a decisão”.

Sobre o ótimo resultado na diminuição do tempo de afastamento dos atletas, Natália disse ter sido um processo muito intenso, com reuniões praticamente diárias entre os fisioterapeutas do departamento (Marcelo Saliba, Eugênio Araújo e Vinícius Castro), visando implementar exercícios de forma precoce, sempre com base em evidências.

“Começamos a perceber que foram reduzidos em 40% os dias de afastamento dos atletas”, informou. “Claro que isso varia de lesão para lesão, mas a média de diminuição alcançada foi excelente”, finalizou Natália Bittencourt.